V-Rod Muscle: Uma moto com músculos e inteligência

Custom da Harley-Davidson possui estilo e força na medida certa para rodar na cidade e na estrada

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

Quando você pensa em uma motocicleta com visual chopper, logo vem à cabeça uma moto de grande porte com design invocado e arrojado, mas que nem sempre oferece uma boa relação de potência e conforto. Agora se começarmos a conversa falando da Harley-Davidson V-Rod Muscle a situação muda de figura.

A V-Rod Muscle não é simplesmente mais um modelo da Harley-Davidson. Trata-se de uma custom com linhas modernas que reúne as algumas das melhores características de dois mundos, ou seja, tem uma pegada estradeira sem ser necessariamente uma moto touring e tem apelo para andar na cidade, sem fazer parte da família Sportster. Para entender mais sobre essa moto é preciso conhecer sua origem.

A série V-Rod tem 10 anos e foi concebida para a família VRSC (V-Twin Racing Street Custom) que ostenta uma contundente pegada esportiva em função do motor Revolution, desenvolvido a partir de uma parceria com a Porsche, lendária marca alemã de carros de alta performance.

Com visual invocado e o ronco diferente do motor Revolution de 1.247 cm³ com potência de 122 cavalos a 7.750 rpm e torque 11,9 kgf.m a 6.500 rpm, uma das melhores especificações da marca americana de Milwaukee. Com os cilindros posicionados em um ângulo de 60º este V2 não vibra tanto e funciona com um silêncio surpreendente.

O projeto inovador do esportivo motor Revolution nessa custom realmente faz toda a diferença. O preço sugerido para ter uma Harley-Davidson assim tão diferente na garagem de casa é de R$ R$ 48.100 na cor Vivid Black, mesma versão deste teste.

A V-Rod Muscle até pode não ser o modelo da Harley-Davidson mais confortável e nem é o mais indicado para fazer curvas mais iradas, mas com certeza é um dos modelos com mais vitalidade e disposição para acelerar.

Um dos grandes prazeres de rodar com a V-Rod Muscle em ambiente urbano ou rodoviário é sentir o solavanco na hora das arrancadas e aceleradas mais “gordas”. Outro grande atrativo e diferencial desta moto é o sistema de partida, dotado de sensor de presença. Basta estar com  chave no bolso sair andando. A pilotagem não chega a ser cansativa em função da posição do piloto, que precisa flexionar a perna um pouco mais apenas nas trocas de marchas.

Com estilo moderno e arrojado a V-Rod Muscle, se não pode mostrar todo o seu poder de fogo nas vias de grandes cidades, pelo menos anda com imponência e se faz notada onde quer que ela vá. O curso reduzido das suspensões não faz desta Harley-Davidson a mais suave de todas, sobretudo ao se deparar com irregularidades de piso, como lombadas, valetas e buracos.

Se não é possível atingir o apogeu com a V-Rod andando na cidade, a coisa muda de figura ao encarar o terreno plano e asfalto liso. Nesse tipo de ambiente essa custom aparenta estar finalmente em casa e apresenta o comportamento de uma legítima locomotiva a vapor. O torque cavalar do motor Revolution faz a moto disparar nas ultrapassagens e revela muita vitalidade para acelerar.

As curvas não chegam a ser um problema apesar do seu porte avantajado, mas “dosar” a moto em termos de velocidade e equilíbrio nas manobras é sempre importante. O largo pneu traseiro ajuda bastante na estabilidade. Os freios a discos com ABS e pinças Brembro também dão sua contribuição para deixar a V-Rod mais segura e confiável.

Evidentemente que o consumo não é uma das principais qualidades dessa verdadeira muscle Harley-Davidson. A moto conseguiu registrar médias na faixa de 15 km por litro no ciclo rodoviário e uma média de 10 km/litro no ambiente urbano. Considerando que não se trata de uma legítima touring, os números até que podem ser considerados razoáveis.

Após um pouco de reflexão fica evidente que a V-Rod Muscle é uma moto extremamente interessante para o motociclista de espírito jovem que deseja entrar no mundo Harley-Davidson, mas que não quer ganhar dos amigos o rótulo de “tiozinho”. Se o objetivo é andar pelas ruas e estradas com uma lenda do mundo das duas rodas esbanjando estilo e exclusividade a V-Rod tem tudo para ser sua essa moto.

GOSTAMOS
Motor
Design
Freios
Partida sem chave

NÃO GOSTAMOS
Painel de instrumentos
Posição do bocal de combustível
Assento do garupa

O jornalista usou nos testes capacete, jaqueta, calça e luvas Joe Rocket e botas Tutto Moto, que podem ser encontrados nas lojas Nacar Motorcycles e no site www.nacar.com.br

SERVIÇOS

Kit de peças
Filtro de óleo: R$ 32,11
Filtro de ar: R$ 159,10
Pastilha dianteira: R$ 152,63
Pastilha traseira: R$ 166,56
Lâmpada do farol: R$ 45,96
Pneu dianteiro original: R$ 748
Pneu traseiro original: R$ 1.096,13
Kit relação: R$ 647,07 (coroa), R$ 294,83 (pinhão) e R$ 513,60 (correia)

Cotação de Seguro (*)
Cobertura R$ 2.031,86 (à vista)
Franquia R$ 3.045,42

(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).
 
Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Ficha Técnica
Motor: Revolution, 1.247 cm³, dois cilindros em V, a 60º, refrigerado a água
Transmissão: Câmbio de cinco velocidades com transmissão final por correia dentada
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Partida elétrica
Potência: 122 cv a 7.750 rpm
Torque: 11,9 kgf.m a 6.500 rpm
Diâmetro e curso: 105 mm x 72 mm
Taxa de compressão: 11,5:1
Suspensão: Telescópica invertida de 43 mm, na dianteira; Duplo conjunto de amortecedores com regulagem de pré-carga, na traseira
Freios: Disco duplo de 300 mm com quatro pistões (dianteiro) e disco simples de 300 mm (traseiro)
Rodas e pneus: Liga-leve de cinco raios, 120/70-19 na dianteira e 240/40-18 na traseira
Chassi: Duplo berço em aço
Dimensões: 2.410 mm de comprimento, entre-eixos de 1.700 mm, 105 mm de altura para o solo e 640 mm de altura do assento ao solo
Tanque: 18,9 litros
Peso: 292 kg (a seco) e 307 kg (ordem de marcha)
Cores: Preta e amarela
Preço: R$ 48.100 (Vivid Black)

Fotos: Paulo Souza


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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