Triumph Street Cup é nova moto clássica da marca inglesa

Modelo da centenária fabricante britânica desponta com motorização de 900cc e potência de 55 cavalos

Por Aladim Lopes Gonçalves

A centenária fabricante inglesa Triumph Motorcycles quer repetir no mercado brasileiro o sucesso que suas clássicas modernas atingiram no exterior – hoje os modelos são responsáveis por cerca de 50% das vendas mundiais, afirma o gerente geral da marca no Brasil, Waldyr Ferreira.

Para isso vai ampliar o line-up com três novos modelos. A primeira delas é a Street Cup, que chega às concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 41.990 já com freios ABS e controle de tração de série. À essa nova opção cafe racer irão se juntar a estilosa Bobber e a Street Scrambler – a serem lançadas ainda neste primeiro semestre.

A nova Street Cup ostenta um pequeno para-brisa e a capa arredondada sobre o banco da garupa que caracteriza as cafe racers. Pintura em dois tons e os espelhos fixados nas extremidades dos guidões completam o estilo típico das motos inglesas dos anos de 1950 e 60, que hoje voltou à moda pelas mãos dos customizadores.

O motor é o mesmo da Street Twin, modelo de entrada da linha de clássicas da Triumph vendido a R$ 38.900. O bicilíndrico de 900 cc com refrigeração líquida produz 55 cavalos de potência máxima a 5.900 giros, mas se destaca pelo torque de 8,16 kgfm já disponível a 3.250 giros.

A ciclística, porém, ganhou algumas “gotas” de café. O ângulo de cáster foi reduzido e a suspensão traseira, elevada. O objetivo foi tornar a Street Cup mais ágil e precisa nas curvas.

Diversão garantida
A nova Street Cup agrada quem curte o visual retrô e também diverte quem gosta de pilotar uma moto. Apesar do guidão estilo “ace”, curvado para baixo, a posição não é incômoda para passeios curtos e nem mesmo para o dia-a-dia. No lançamento, rodamos cerca de 130 km no trânsito urbano de São Paulo (SP) e em rodovias – com direito a uma sessão de 15 minutos na pista de um kartódromo. A posição não sobrecarrega os pulsos e nem cansa as pernas e a Street Cup roda surpreendentemente bem entre os carros, mas os espelhos retrovisores exigem cuidado.

O motor bicilíndrico tipicamente inglês contribui para a diversão. Com torque de sobra, permite rodar tranquilamente, mas responde com vontade já a partir de 3.000 rpm. Para controlar essa “força” a Street Cup vem com controle de tração, que pode ser desligado.

Embora não impressione, a potência de 55 cv é mais que suficiente para ultrapassar a velocidade máxima das rodovias, caso descuide do acelerador. A embreagem deslizante com acionamento macio e o suave câmbio de cinco marchas tornam o passeio com a Street Cup ainda mais agradável.

A nova geometria do quadro e a posição de pilotagem projetada à frente aumentam a confiança para deitar nas curvas – não tanto a ponto de ralar as pedaleiras na pista, mas o bastante para fazer o motociclista curtir uma rodovia sinuosa. Os freios – com uma nova pinça deslizante Nissin no único disco dianteiro – cumprem seu papel, mas a “mordida” podia ser mais instantânea. O ABS permanente nas duas rodas garante a segurança.

Café mais acessível
A Street Cup pretende ser uma opção mais acessível do que a Thruxton R, modelo top da linha de clássicas da Triumph no Brasil, que é vendida a R$ 55.500. Além do preço mais em conta, R$ 41.990, a recém-lançada cafe racer de 900cc é mais controlável e seu assento é mais baixo: está a apenas 780 mm do solo. O consumo em torno de 21 km/litro faz dela também uma estilosa moto para os deslocamentos diários.

O preço, embora elevado, está no mesmo patamar de concorrentes como a Ducati Scrambler Full Throttle (R$ 41.900) e a Harley-Davidson Iron 883 (R$ 40.500). Entretanto o valor coloca a Street Cup acima de outros modelos da própria marca inglesa, como a Tiger 800 XR, cotada a R$ 38.590. Notoriamente mais versátil, a bigtrail “rouba” alguns clientes das clássicas inglesas, mas não oferece o mesmo charme da Street Cup.

Ficha Técnica
Triumph Street Cup
Motor bicilíndrico, SOHC, oito válvulas, arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 900 cm³
Potência máxima (declarada) 55 cv a 5.900 rpm
Torque máximo (declarado) 8,16 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Berço de aço tubular
Suspensão dianteira Garfos telescópicos Kayaba de 41 mm de diâmetro com 120 mm de curso
Suspensão traseira Duplo amortecedor Kayaba com 120 mm de curso e ajuste da pré-carga de mola
Freio dianteiro Disco simples de 310 mm de diâmetro, pinça flutuante Nissin de dois pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 255 mm de diâmetro, pinça flutuante de dois pistões
Pneus 100/90-18 / 150/70-17
Comprimento 2.090 mm
Largura 790 mm
Altura 1.105 mm
Distância entre-eixos 1.435 mm
Distância do solo Não disponível
Altura do assento 780 mm
Peso a seco 200 kg
Tanque de combustível 12 litros
Cores Amarelo/Prata e Preta/Prata
Preço sugerido R$ 41.990

Fotos: Triumph/Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

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