Triumph lança no Brasil a Thunderbird Commander

Modelo com estilo mais clássico teve diversas alterações em relação a versão Thunderbird Storm

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A Triumph acaba de anunciar a chegada da Thunderbird Commander no mercado brasileiro e amplia sua linha no mercado cruiser. O modelo apresentado mundialmente em 2013 chega através de importação pelo preço de R$ 53.900 e já está disponível nas concessionárias da marca.

Em comparação com a Thunderbird Storm, o modelo traz diversas alterações e inovações. Já no visual é possível notar os traços mais clássicos com diversos elementos cromados e também com novo banco, conjunto de escapamento, rodas e pneus.

A nova Thunderbird Commander priorizou um maior conforto para o piloto e para isso teve que mudar praticamente a moto toda, restando apenas o motor e poucas peças da versão Storm. O chassi foi reprojetado para ficar mais baixo e deixar mais espaço para o novo banco, agora com o dobro de espuma e suporte lombar. Com isso, não houve alteração na altura da motocicleta.

Com a nova estrutura do quadro a Triumph teve que readaptar a caixa de filtro de ar e também par de tubos coletores amplos que sai dos cilindros. E apesar de utilizar o mesmo motor da Storm, a montadora teve que reconfigurar o mapeamento do motor devido a estas mudanças, o que gerou uma perda de 4,2 cv de potência.

Este propulsor possui dois cilindros paralelos equipado com um par de pistões forjados, duplo comando, oito válvulas e 270° graus de intervalo de ignição, e gera potência máxima de 93,8 cv e 15,4 kg de torque.

Outros detalhes também contribuíram para esta pequena diferença de potência como o seu maior peso, agora com 9 quilos a mais devido a todas as mudanças, inclusive com os novos pneus mais largos. No entanto, a marca inglesa reprojetou o conjunto de suspensões para manter o conforto e suportar seus 348 kg em ordem de marcha.

Na dianteira o conjunto de garfos Showa de 47 mm recebeu uma nova estrutura central de tubos de aço, assim como os amortecedores traseiros, também da Showa, que possui pré-carga ajustável em cinco posições e molas de elasticidade dupla.

O sistema de frenagem conta com pinças de freio Nissin com quatro pistões e discos duplos flutuantes de 310 mm na dianteira, com pinça de freio Brembo de dois pistões e disco fixo de 310 mm na traseira. O sistema ABS é item de série.

Primeiras impressões

Durante o lançamento do modelo tivemos a oportunidade de rodar na estrada cerca de 30 quilômetros para conhecer melhor a nova Thunderbird Commander. Logo ao sentar na moto podemos comprovar o conforto que a marca priorizou na versão Commander com uma posição de pilotagem mais prazerosa e com um banco muito mais macio.

Saindo para a estrada a moto continua respondendo muito bem em baixas rotações, apesar de perder um pouco de sua potência. Seu torque contribui muito para as arrancadas e as trocas de marchas quase não são precisas.

Quando pegamos a rodovia, o seu “habitat”, ela mostrou todo o seu potencial. O conjunto de suspensões continua muito rigoroso e eficiente, mesmo em altas velocidades a moto se mantém estável com fácil controle e condução, principalmente nas curvas.

A posição de pilotagem está muito confortável com o seu guidão mais recuado e suas novas pedaleiras, feitas em alumínio. Os novos pneus mais largos contribuíram para uma direção mais leve e suave.

Com isso a Triumph espera aumentar sua participação no segmento cruiser e coloca no mercado mais uma opção atraente para os motociclistas deste segmento.

Confira o vídeo da nova Thunderbierd Commander

 

O Jornalista utilizou no teste capacete LS2, jaqueta, luvas e botas Race Tech.

Ficha técnica

Motor e transmissão
tipo: Refrigeração líquida, DOHC, dois cilindros em linha, 270° de intervalo de ignição.
cilindrada: 1699cc
potência Máx: 94CV @ 5400
torque Máx.: 151 NM @ 3550
diâmetro: 107.1mm
curso: 94.3mm
alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
exaustão: Dutos com dupla camada de aço inoxidável cromado, catalisadores de grande volume e silenciadores cromados.
transmissão final: Correia dentada
embreagem: Hidraúlica, multiplaca
caixa de câmbio: 6 marchas
capacidade de óleo: 4.2L
Sistema de transmissão e painéis do chassi
quadro: Aço tubular, berço duplo
braço oscilante: Bilateral, de aço
Roda dianteira: Liga de alumínio fundido, 5 rais, 17 x 3,5 polegadas
Roda traseira: Liga de alumínio funfido, 5 raios, 17 x 6 polegadas
Pneu dianteiro: 140/75 ZR17
Pneu traseiro: 200/50 ZR17
Suspensão dianteira: Garfos 47mm Showa com 120mm de curso.
Suspensão traseira: Amortecedores duplos com molas Showa com pré carga ajustável em 5 posições, curso de roda traseiro 109 mm.
freio dianteiro: Discos duplos flutuantes de 310 mm, com pinças fixas Nissin de quatro pistões, com sistema ABS.
freio traseiro: Disco único fixo de 310 mm, pinça flutuante Brembo de 2 pistões, com sistema ABS.
painel de instrumentos e funções: Velocímetro analógico com contador de giros integrado, botão de rolagem no guidão, computador de bordo em tela LCD, medidor de combustível e relógio.
Dimensões e capacidades
comprimento: 2442 mm
largura: 990 mm
altura sem espelho: 1225 mm
altura do Assento: 700 mm
distância entre eixos: 1665 mm
inclinação: 30.1º
trail: 135 mm
capacidade do tanque: 22l
peso líquido: 348 kilo
peso seco: 317 kilo

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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