Teste completo da Triumph Street Triple 765 RS
Igor Pinfildi realizou um tste completo com a Triumph Street Triple 765 RS, na pista e na cidade. Confira!
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
E foi assim que terminei o ano de 2023, aquele último convite, a última chance de trazer para vocês meus queridos, um pouco do que senti.
E foi possível fazer o teste de uma moto que eu já havia testado para o moto.com.br na mesma versão, porém o pessoal da Triumph conseguiu melhorar o que já estava incrível. Para quem quiser ler a matéria anterior, clique aqui.
Dessa vez, decidi levar a moto para a pista para testarmos em um ambiente extremo. E assim como na primeira matéria o questionamento inicial era. Mas é uma moto para pista?
Partindo do pressuposto que a Triumph hoje fornece os motores da categoria Moto 2 o motor 765cc a base dessa moto é a mesma. Temos um motor de 130cv, muita eletrônica, conjunto de suspensões e freios tops e para fechar de uma vez por todas um mapa de pilotagem chamado Track, para mim é o suficiente e lá fui eu.
Vou resumir em bullets as coisas que faço em todos os testes:
O teste consistiu em:
Na cidade a moto é muito versátil e confortável o esterço para andar em meio ao trânsito é razoavelmente bom, massssss todos sabem que não sou adepto desse tipo de uso, no máximo pequenos trechos entre cidades.
Na estrada já temos um cenário bem mais favorável, a moto tem um conforto excelente que possibilita viagens longas, o motor tem um fôlego excelente para ultrapassagens. O painel não sofreu alterações (TFT 5 polegadas), segue super completo e fácil de localizar as infos. Sem falar da possibilidade de customizá-lo (layout e cores) e a mesma educação pois a moto dá até bom dia!
Mesmo o escapamento mais curto, não interfere no conforto com relação ao barulho durante uma viagem mais longa.
Algo que chama a atenção, é que a moto não vem de fábrica com um amortecedor de direção, mas por incrível que pareça, não senti falta de um, seria apenas uma segurança extra.
Na estrada dei uma esticada mais forte e mesmo em velocidades um pouco mais alta não senti nenhum desconforto.
Acredito que pela estrutura da matéria conseguem perceber como quero chegar no ponto da pista, lá vai.
Na pista foi uma grande surpresa, nunca tinha passado tanto tempo em cima dessa moto na pista, podendo assim, testar inúmeras variáveis de configurações incluindo posicionamento.
Na minha primeira entrada, deixei a moto em um mapa bem tranquilo, pois queria sentir a diferença e como é administrada a eletrônica.
Mesmo no mapa mais tranquilo, a moto mostra a sua força e mostra que ela está no lugar certo.
Ainda bem que a Triumph não economiza e a moto já vem um um par de pneus Super Corsa que fecha o pacote do "rolê" seguro.
Conforme fui ganhando confiança fui mudando o mapa até o tão esperado mapa "track". Revisei a calibragem dos pneus e fui, na cara e na coragem. QUE MOTO delicia, nussss e o PQ* decisivo foi no final da reta o freio dianteiro é simplesmente absurdo é muitooooo freio, haja visto a bomba que além de Brembo é do modelo MCS, impecável.
Usei muito a segunda e terceira marcha e se não ficar atento ela engole os giros e rapidamente vai estar cortando pois o shift light é do próprio conta giros do painel. Aquela levantada é natural. Time, a moto é muito legal, passa confiança, a é só diversão!
Algo que achei muito legal que a Triumph já fazia com o ABS da Daytona 675R é o cuidado com certas configurações visando a nossa segurança. Na Triumph 765 RS se eu colocar a moto no modo "Track" quando eu desligar a moto, ela automaticamente coloca em um mapa mais "tranquilo" evitando que eu ou outra pessoa ao sair com a moto não seja surpreendido pelas configurações do mapa track.
Voltei para casa bem feliz e assumo que deu vontade de ter um brinquedo desse para outros tipos de situação.
Valeu time e até o próximo teste!
Tipo Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada: 765 cc
Diâmetro: 77,99 mm
Curso: 53,4 mm
Compressão: 12,54:1
Potencia: 123 cv a 11.750 rpm
Torque: 79 Nm a 9.350 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível sequencial multiponto com SAI (Injeção de Ar secundária). Controle eletrônico da aceleração
Exaustão: Sistema de escapamento 3 em 1 de aço inoxidável, silenciador lateral em aço inoxidável.
Transmissão Final: Corrente X Ring
Embreagem: Embreagem úmida com vários discos e slip-assist
Caixa de Cambio: 6 velocidades com o Auxílio de Troca de Marchas da Triumph
Quadro: Dianteiro - Viga de alumínio com perfil duplo. Traseira - 2 peças fundidas de alta pressão
Braço Oscilante: Dupla face, liga de alumínio fundido
Roda Dianteira: Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 3,5 pol
Roda Traseira: Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 5,5 pol
Pneu Dianteiro: 120/70 ZR17
Pneu Traseiro: 180/55 ZR17
Suspensão Dianteira: Garfo de pistão grande de 41 mm invertido (BPF), amortecimento, retorno e pré-carga ajustáveis
Suspensão Traseira: RSU Ohlins STX40 com reservatório piggyback totalmente ajustável
Freio Dianteiro: Discos flutuantes duplos de 310 mm, pinças monobloco radiais de 4 pistões M50 Brembo
Freio Traseiro: Disco único 220 mm, pinça monobloco de um pistão Brembo, ABS acionável
Painel de instrumentos e funções: Painel de instrumentos colorido TFT de 5" com 4 estilos de visualização e opções de alto/baixo contraste
Largura: 775mm
Altura sem espelho: 1085mm
Altura com espelho: 825mm
Distancia entre eixos: 1405mm
Inclinação: 23.9 º
Trail: 100mm
Peso seco: 166kg
Capacidade do tanque: 17,4l
Intervalo de manutenção: Intervalo de manutenção de 10 mil quilometros/12 meses
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