Teste com a nova Yamaha XT 660Z Ténéré

Destaque no Salão Duas Rodas 2011, Ténéré 660 chega para completar a família aventureira no Brasil

Por Aladim Lopes Gonçalves

Andre Jordão

Grande novidade no estande da Yamaha no Salão Duas Rodas 2011, a recém lançada XT 660Z Ténéré chama a atenção dos visitantes. Os fãs das motos trail e saudosos da famosa Ténéré da década de 90 querem saber como ela se comporta. Como é a posição de pilotagem? É confortável? Muito diferente da XT 660R?

Com a estreia da trail de média cilindrada, o Brasil passa a ser o único País do mundo a disponibilizar os três modelos — XT 1200Z Super Ténéré, XTZ 250 Ténéré e a nova XT 660Z Ténéré — da linha aventureira da Yamaha, que seguem o mesmo padrão estético dos grafismos e adotaram a cor azul, em suas versões 2012.

E, para esclarecer todas as dúvidas, estivemos no lançamento da nova Ténéré 660 na pista do ECPA, em Piracicaba. Mesmo cientes de que não era o ambiente ideal para testar uma motocicleta com proposta aventureira, rodamos no asfalto e na terra, tudo para elucidar as questões sobre este modelo que desperta paixões.

Proposta touring
A grande diferença entre a XT 660R e a nova XT 660Z começa na proposta. Na versão R o piloto ficava a vontade para trafegar em meios aos carros, mas já a bordo da nova 660 Ténéré o condutor sentirá confiança para encarar a estrada.

Isso se traduz na prática: a nova Ténéré 660 conta com guidão mais largo que a XT: a largura total acaba sendo 2 cm maior. Além de um banco maior e com mais espuma e pára-brisa, que desvia o vento frontal. A posição de pilotagem mais relaxada é outra qualidade, e conforto, para percorrer trajetos mais longos. Vale dizer que o banco da nova 660 é 4 centímetros mais alto do que na XT 660R.

Famoso propulsor
A nova Ténéré 660 compartilha o famoso motor que equipa a XT 660R. Leve e compacto, o monocilíndrico equipado com sistema de injeção eletrônica e arrefecimento líquido, é capaz de gerar 48 cv de potência máxima a 6000 rpm e torque máximo de 5,95 kgf.m a 5.500 rpm.

Na prática, o motor impressiona pela resposta rápida desde as baixas rotações e também por sua força, seja para retomadas de velocidade em saídas de curvas, ou para uma ultrapassagem segura. Confiável, mas barulhento, diga-se de passagem.

Aliás, este propulsor foi otimizado para oferecer mais torque em baixas e médias rotações, o que favorece a tocada no fora de estrada. E um detalhe faz toda a diferença: as pedaleiras mais largas da Yamaha Ténéré 600 são ideais para se pilotar em pé, facilitando e muito acelerar na terra.

Ciclística
Uma das diferenças entre a Ténéré 660 e a XT 660R é o peso. A nova 660Z pesa 186 quilos, contra 165 da versão R. Lembrando que a Ténéré 660 ainda oferece uma vasta gama de acessórios, que a encarecem e podem deixá-la mais pesada.

Já no eficiente conjunto de suspensões, semelhança com a irmã R. Garfos telescópicos tradicionais com 210 mm de curso na roda dianteira. E braço oscilante fabricado em alumínio e suspensão monocross, com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições, na traseira.

Os freios também contribuem para a ciclística acertada na nova Ténéré. Embora carentes de ABS, os dois discos de 298 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão na dianteira e o disco simples de 245 mm de diâmetro na traseira, garantem a segurança do piloto tanto no asfalto, como na terra.

Família XT
A família XT, que começou na década de 70 com as XT 500, sempre teve como proposta um modelo para os motociclistas que querem ir a qualquer lugar e não dispensam a imagem forte e robusta que essas motos transmitem. Com a XT 660Z não foi diferente. Somados os atributos da família XT com a mítica linha Ténéré, a XT 660Z tem tudo para esquentar o segmento trail de média cilindrada com proposta de turismo.

Em função de sua versatilidade, motor confiável e ciclística acertada, a XT 660Z transmite a sensação que é capaz de encarar qualquer tipo de aventura. Equipada com um grande tanque de combustível (23 litros contra apenas 15 na 660R) – com a mesma capacidade que a XT 1200Z Super Ténéré —, a XT 660Z Ténéré será vendida na cor azul e seu preço sugerido é de R$ 30.500.

FICHA TÉCNICA
Motor
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração líquida,
Cilindrada 660cc
Diâmetro x curso 100 x 84 mm
Taxa de compressão 10.0:1
Potência máxima 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 5,95 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de combustível Injeção de eletrônica
Tipo de embreagem multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição Elétrica
Sistema de transmissão Permanentemente engrenada, 5 velocidades
Transmissão final Corrente
Chassis Tipo Diamante, em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 210 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor, ajustável para pré-carga e retorno e 200 mm de curso
Freio dianteiro Discos duplos de acionamento hidráulico e de 298 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco simples de 245 mm
Pneu dianteiro 90/90R 21M/C 54S
Pneu traseiro 130/80R17M/C 65S
Comprimento total 2.246 mm
Largura total 865 mm
Altura total 1.477 mm
Altura do assento Ajustável 896 mm
Distância entre eixos 1.500 mm
Distância mínima do solo 260 mm
Peso total (a seco) 186 kg
Capacidade do tanque de comb. 23 litros
Quantidade de óleo 2,9 litros
Cor Azul
Preço R$ 30.500

Fotos: Mario Villaescusa


Fonte:
Agência Infomoto

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