Teste: BMW F 800 GS, boa companhia na estrada
Moto da marca alemã montada no Brasil encara bem as dificuldades das rodovias com desempenho e conforto
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
André Prado
A marca alemã BMW vem dando o merecido reconhecimento para o mercado brasileiro, tanto que iniciou a produção local da trail F 800 GS, terceiro modelo montado em regime CKD no país, na fábrica da Dafra, em Manaus (AM). Com preço mais competitivo em relação à versão importada, na faixa inicial de R$ 43 mil, a moto da BMW tem tudo para deslanchar de vez e conquistar novos consumidores, sedentos de produtos que oferecem um perfil aventureiro e motor de alta cilindrada.
Para comprovar as pretensões da nova F 800 GS, como modelo nacional, nada melhor do que botar a moto na estrada. E foi isso que a reportagem do MOTO.com.br fez, realizando uma viagem de São Paulo até Santa Catarina. Um roteiro que não chega a ser novidade, mas que se presta bem para conferir o comportamento rodoviário dessa trail de origem alemã.
Logo de cara essa BMW te ganha pelo design arrojado e que aparenta boa disposição e preparação para encarar qualquer tipo de terreno. A roda 21 polegadas na dianteira e as dimensões protuberantes da moto podem dar a sensação da F 800 GS ser um tanto arisca, mas não é isso o que acontece.
Quem estava rodando junto nessa empreitada, alguns colegas com DR 800, DR 650, BMW X-Moto 650 e KTM Duke, simplesmente não acreditam no que estavam vendo. Isso porque a cada 50 km rodando com a BMW F 800 GS tínhamos que ficar esperando entre 10 e 15 minutos para esse pessoal chegar, é mole?
A aceleração nessa trail alemã é precisa e sem trancos. Quando você precisa acelerar, ela vai sem trauma nenhum. Tem uma ótima retomada e muitas vezes nem é necessário reduzir pra retomar a aceleração, ou seja, basta “enrolar” o cabo que ela responde forte, mas com suavidade.
É claro que com um motor valente desses, são 85 cavalos de potência e 8,47 kgfm de torque, também é preciso de um sistema de freios à altura. A versão Premium que pegamos da F 800 GS tem eficiência e a conveniência do ABS (antitravamento). Tudo funciona muito bem e com boa margem de segurança. Quando você precisa frear, o ABS está lá à sua disposição.
No entanto, fica a impressão que a F 800 GS tem o freio dianteiro bem mais forte e às vezes dá uma derrapadinha. Tem que ficar esperto e usar um pouco mais do freio traseiro mesmo, que é menos arisco!
Resumo da ópera: Quando você precisa acelerar nas retomadas a F 800 GS vai com força e tranqüilidade, quando você aciona, ela breca fácil e quando você precisa fazer uma curva ela também contorna suavemente e sem susto.
Foram praticamente 12 horas em cima da F 800 GS sem sentir nenhum desconforto maior. Aliás, ela é muito confortável. Bem própria mesmo para viagens de média e longa duração. Roda sem vibrar quase nada, mesmo em alto giro.
Apesar de oferecer tantas qualidades e virtudes a F 800 GS apresentou nessa viagem um mau funcionamento na manopla do lado direito, que não estava esquentando direito. Uma pena, pois isso ajudaria a encarar o frio do sul. No mais, essa trail alemã que fala português é simplesmente sensacional e não fica devendo para ninguém.
- Confira o vídeo de apresentação da BMW F 800 GS
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