Teste: BMW F 700 GS é uma máquina surpreendente
Nova big trail da fabricante alemã no país oferece estilo e performance para agradar os motociclistas aventureiros
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Gonçalves
A fabricante alemã BMW Motorrad iniciou o processo produtivo da sua nova fábrica, em Manaus (AM), no final de outubro, com o novo modelo F 700 GS, que foi apresentado no mês seguinte no salão do automóvel de São Paulo e ainda contou com uma eficiente campanha de pré-vendas na internet, antes de chegar, finalmente, às concessionárias da marca.
Com um preço sugerido de R$ 39.950, nas opções de cores laranja e cinza, e um pacote de equipamentos premium, a nova big trail da BMW promete agradar os motociclistas que procuram uma moto com pegada aventureira e que também pode circular com desenvoltura no trânsito carregado das grandes cidades.
Durante o evento de apresentação da nova F 700 GS para a imprensa especializada, com uma expedição de mais de 600 km da cidade de São Paulo a Brotas (ida e volta), no interior do Estado, a reportagem do MOTO.com.br pôde conhecer em detalhes a novidade da BMW e conferir suas principais características em termos de desempenho e demais atributos.
- Confira o vídeo com a expedição de lançamento da BMW F 700 GS
No ambiente urbano, a F 700 GS se mostrou uma boa companhia para o motociclista que precisa andar no trânsito carregado nas grandes cidades. Com uma pilotagem confortável, em função do guidão bem posicionado, da regulagem baixa do assento (para um piloto de 1,73 m de altura, que é o nosso caso, permite amparar os dois pés no chão) e pela aceleração bastante linear, sem sobressaltos, o novo modelo da BMW oferece muito controle para transitar entre os carros.
Na estrada de tapete asfaltado, a F 700 GS pode mostra sua disposição para encarar longas viagens, graças ao motor bicilíndrico que apresenta bom equilíbrio de potência e torque para acelerar forte e atingir altos giros, respondendo prontamente aos comandos do acelerador. A motorização dois cilindros e oito válvulas com duplo comando (DOHC) é a mesma da linha 800, só que amaciada com menos 10 cavalos.
Em termos de consumo de combustível, a F 700 GS revelou uma performance satisfatória na faixa de 22 km por litro no ambiente rodoviário, mantendo uma velocidade média de acordo com os limites indicados na estrada. No overdrive (sexta marcha), com uma velocidade de 120 km/h, a rotação do motor chegou a 4.500 rpm, evidenciando que o motor funciona bem, mesmo com pouco esforço. Levando em conta essa estimativa, é possível rodar até 350 km com um tanque (16 litros).
Durante o deslocamento na expedição de apresentação da F 700 GS ainda pudemos passar por alguns trechos Off Road com variações de terreno (terra batida, areia e pedregulhos, por exemplo) que exigiram um pouco mais da moto, e também dos pilotos. Nesse caso, foi desligado os sistema eletrônicos de controle de tração (ASC) e freios ABS. Assim mesmo foi uma tarefa árdua domar a moto nos pontos mais difíceis. Para esse tipo de situação, os pneus de uso misto não eram os mais indicados. Na volta, com a pressão dos pneus reduzida, a tarefa ficou um pouco mais fácil. O painel traz informações do controle de pneus (RDC) e o cavalete central também ajuda nas manutenções.
Com a chegada da nova F 700 GS aos concessionários da marca alemã em todo o país, a BMW espera expandir e diversificar sua linha de motocicletas aventureiras, apostando no forte apelo de custo benefício da novíssima linha 700, que vem equipada com motor de 800 e com preço pouco acima da linha 650, além de vir equipada com um bom pacote tecnológico. Outro atrativo da BMW que chega junto com a linha 700 é a campanha de pós vendas BMW + Motorrad com vários serviços e trocas de óleo e filtro a partir de R$ 380.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário