Suzuki Bandit 650: Uma naked na medida certa!
Com pequenas alterações e um renovado "face-lift" esta 4 cilindros já faz sucesso há mais de uma década
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Leandro Lodo
Apresentada no Salão de Milão de 2008, a última geração da Suzuki Bandit 650 recebeu um renovado “face-lift” e perdeu aquela cara de motocicleta retrô com farol arredondado, retrovisores cromados e painel com mostradores redondos. Embora seu novo painel seja digital, as modificações apresentadas são basicamente estéticas, mas nada que impossibilite esta naked de entrar na disputa das 4 cilindros de 600cc.
De acordo com as novas tendências do mercado, a Bandit 650 ganhou um novo farol com formato oval; as setas e os espelhos retrovisores também seguem está mesma linha; a lanterna traseira ficou menor e mais afilada, assim como sua rabeta e o para-lama dianteiro; a ponteira do escapamento foi remodelada e as aletas decorativas não apresentam mais entradas de ar e agora são inteiriças. Apesar destas mudanças, seu propulsor e ciclística são as mesmas já conhecidas do modelo anterior.
Conforto
No dia-a-dia de um grande centro urbano, principalmente de maior fluxo de veículos, normalmente precisamos realizar muitas trocas de marcha, mas com a Bandit 650 você tem conforto na medida certa. Podemos estar a 120 km/h em sexta marcha, reduzirmos para míseros 20 km/h e retomarmos a velocidade sem a necessidade de trocar de marcha.
Modismo das nakeds fabricadas atualmente é tirar o conforto do garupa, o que não ocorre na Suzuki Bandit 650 com seu avantajado e largo banco em dois níveis, porém se você estiver acompanhado do garupa, reduza a velocidade ao passar em lombadas ou você poderá acabar raspando o cavalete central da motocicleta – acessório desnecessário em uma naked deste porte e de difícil uso.
Outro diferencial da Suzuki Bandit 650 é a capacidade do seu tanque de combustível, são 19 litros que garantem uma boa autonomia e ressalta o lado aventureiro desta naked de 4 cilindros que também se apresenta como uma ótima companheira de viagem.
No Páreo
Mesmo com alterações basicamente visuais, a Bandit 650 continua no páreo das motocicletas de 650cc de 4 cilindros. Seu preço público sugerido de R$ 28.900 está na média de suas concorrentes, a Yamaha XJ6 N com o preço de R$ 27.850 e a Honda CB 600F Hornet com o preço de R$ 30.800 (Standard). Apesar das adversárias apresentarem projetos mais recentes, não é somente o preço que faz a Bandit 650 se manter na concorrência.
Seu completo painel de instrumentos possui conta-giros analógico e um display em LCD com velocímetro digital, medidor de combustível, relógio, luzes espias e indicador de marcha, item pouco visto em motocicletas deste porte e ausente até mesmo em máquinas maiores, como uma Kawasaki Z1000.
A suspensão dianteira é telescópica, com curso de 130 mm e pré-carga ajustável, assim como suspensão traseira que é do tipo pró-link e também possui ajustes de pré-carga, além de ajustes da força de retorno e da força de compressão, que em conjunto, acompanham as irregularidades da pista com bastante suavidade.
O guidão, também pode ser ajustado em duas posições, variando 10 mm na altura, e seu assento em 20 mm. Os manetes de freio e embreagem também estão entre os itens que podem ser ajustados, estes em até quatro posições.
Clássica Receita
Seu motor DOHC de 656 cm3 com 4 cilindros e refrigeração líquida tem torque máximo de 6,27 kgf.m a 8.900 rpm, capaz de produzir 85 cavalos a 10.500 rpm comprovados em um teste de dinamômetro da marca Dynomet, de rolo, com medições feitas na roda, como pode ser observado no gráfico abaixo.
A transmissão de 6 velocidades da Bandit 650 é equipada com embreagem de acionamento hidráulico, garantindo facilidade e suavidade no acionamento. O freio dianteiro é composto por disco duplo flutuante de 310 mm de diâmetro e pinça de quatro pistões opostos. O traseiro possui disco simples de 240 mm de diâmetro e pinça deslizante de um pistão, que em conjunto fazem parte da clássica receita sem sistema de freios ABS.
De fácil pilotagem, até mesmo para seus 240 kg de peso em ordem de marcha, sua ciclística bem equilibrada continua a mesma. Além disso, esta naked bem balanceada é a escolha, há mais de uma década, de muitos motociclistas que buscam na Suzuki Bandit 650 uma moto confortável para o dia-a-dia e versátil para as viagens.
O jornalista usou nos testes capacete, calça e luvas Joe Rocket e botas e jaqueta Tutto Moto, que podem ser encontrados nas lojas Nacar Motorcycles e no site www.nacar.com.br
Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista R$ 5.687,90
Franquia R$ 4.873,00
(*) Perfil médio: Homen, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
Drop Bikes
(11) 5041-2003
www.dropbikes.com.br
Ficha Técnica
Motor Quatro cilindros em linha, refrigeração liquida, DOHC, 16 válvulas
Capacidade 656 cm³
Câmbio 6 velocidades
Potência máxima 85 cv a 10.500 rpm
Torque máximo 6,27 kgf.m a 8.900 rpm
Quadro Berço duplo em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico tradicional com ajuste na pré-carga da mola com curso de 130 mm
Suspensão traseira Balança oscilante com monoamortecedor com ajuste na pré-carga da mola e retorno com curso de 128 mm
Freio dianteiro Disco duplo flutuante de 310 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões opostos
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 160/60 ZR17
Comprimento total 2145 mm
Largura 780 mm
Altura 1095 mm
Entre-eixos 1470 mm
Altura do assento 790 / 810 mm, regulável em duas posições
Altura mínima do solo 135 mm
Peso (em ordem de marcha) 240 kg
Tanque de combustível 19 litros
Cores Azul, prata, preta
Preço R$ 28.900,00
Fotos: Paulo Souza
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