Suzuki GSR150i chega às concessionárias por R$ 6.879

Com injeção eletrônica e câmbio de seis marchas, nova street entra na briga pelo segmento mais concorrido do mercado

Por Aladim Lopes Gonçalves

André Jordão

A J.Toledo/Suzuki anunciou no mês passado em seu site a chegada de uma nova motocicleta. Depois de algumas especulações do mercado, o modelo foi apresentado e o consumidor brasileiro conheceu a nova GSR150i. Certa frustração tomou conta da opinião pública, já que o novo modelo ficou muito parecido com o projeto antigo, a EN 125 Yes, que continua sendo vendida em todas as concessionárias da marca.

Todavia, a nova GSR150i chega ao mercado com injeção eletrônica de combustível, um novo motor de 150 cm³ e câmbio com seis marchas. A pergunta que fica no ar é: esse novo pacote é capaz de incomodar as líderes do segmento?

Para saber se a GSR150i tem qualidades para fazer o motociclista brasileiro mudar de marca, fomos até Jundiaí, interior de São Paulo, realizar o teste desta nova Suzuki. Sem deixar a cidade, realizamos as primeiras impressões de pilotagem, tudo para conhecer melhor o modelo que chega para disputar o segmento mais acirrado do mercado brasileiro de duas rodas.

Propulsor redimensionado
O grande diferencial da nova street da Suzuki é seu propulsor. Agora com 150 cm³, este motor tem injeção eletrônica de combustível e câmbio com seis velocidades. A injeção, representada pela letra “i” no nome da moto, deixou a aceleração mais linear, além de fazer com que a GSR150i atenda a todas as normas de emissão de poluentes (Promot 3).

Já o acréscimo de mais uma marcha no câmbio de uma moto “pequena”, em minha opinião, é desnecessário. O piloto precisa trocar mais vezes as marchas na pilotagem urbana, o que não faz muito sentido. Entretanto, a sexta marcha é bem vinda quando a GSR150i roda na estrada, já que o motor tem relações mais longas e pode rodar na mesma velocidade com o motor "girando" menos.

Como tivemos pouco tempo para circular com a moto, não pudemos precisar o seu consumo. Mas ao menos na teoria, a injeção eletrônica fará esta nova motocicleta consumir igual ou menos gasolina que a antecessora Yes — a Suzuki EN 125 chegou a fazer 40 km/l em teste realizado anteriormente pela Infomoto. Provavelmente o consumo deve permanecer o mesmo, já que a potência máxima (12 cv a 8.000 rpm) e o torque (1,08 kgfm a 6.000) não foram alterados no novo motor.

Mesmo visual
Talvez a maior parte das reclamações que recebemos na redação sobre a GSR150i seja sobre seu visual. Chegamos a apostar que a nova street da fábrica de Hamamatsu seguiria tendências mundiais como, por exemplo, equipar a nova motocicleta com uma carenagem sobre o farol – inclusive acreditávamos que a nova 150cc da Suzuki poderia ser semelhante a GS150R vendida na Índia. Ou, quem sabe, desenhá-la com linhas mais modernas, mais esportivas, a fim de realmente oferecer ao consumidor brasileiro algum diferencial, que fizesse o possível interessado mudar de marca.

Mas não. A Suzuki se manteve discreta e deixou a GSR150i muito parecida com a Yes. Parecida, mas não igual, pois a tampa do cabeçote agora é cromada, assim como os novos retrovisores. O bagageiro também é novo, agora em alumínio. Não posso deixar de citar a tampa de combustível e as pedaleiras do piloto, ambas articuladas na GSR150i. Convenhamos, muito pouco.

O que está diferente na nova motocicleta da Suzuki é o painel. Na GSR150i o painel de instrumentos traz display em LCD digital que indica hodômetro total e parcial e indicador de marcha, permitindo fácil leitura ao piloto. Luz indicadora de falha no sistema de injeção de combustível também foi integrada ao painel.

Ciclística
O conjunto ciclístico da GSR150i não apresenta nenhuma grande novidade. Os freios, disco na dianteira e tambor atrás, não comprometem a pilotagem e freiam os 132 quilos em ordem de marcha com tranquilidade.
 
Para absorver os impactos que cada dia estão piores nos grandes centros urbanos, a Suzuki equipou a GSR150i com o tradicional garfo telescópico na suspensão dianteira. Nenhuma surpresa. No entanto, a marca japonesa inovou ao usar amortecimento traseiro pressurizado a gás na suspensão bichoque. Dispositivo muito parecido ao utilizado pela indiana TVS Apache RTR 150 — comercializado no Brasil pela Dafra e com preço sugerido de R$ 6.790. O sistema ajuda e muito o piloto a não chegar ao fim do curso e sentir aquele tranco na coluna ao passar por um buraco.

Os amortecedores traseiros ainda são equipados com sistema de ajuste rápido de précarga da mola, com a facilidade e praticidade do acionamento manual, sem a utilização de ferramentas.

Segmento representa 88% do mercado
A nova GSR150i chega para disputar um segmento que representa 88% do mercado de duas rodas — o de motos até 150 cilindradas, segundo dados da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas. Com preço sugerido de R$ 6.829, a GSR150i tem uma missão muito difícil: desbancar as líderes do segmento street.

Para ser ter uma ideia, a Honda CG 150 (R$ 6.590, versão FAN ESDi) já vendeu 271.175 unidades em 2011. Seguida de perto pela irmã menor, a CG 125 (R$ 5.696, versão FAN ES) que comercializou 245.410 unidades até agora. Em terceiro vem a Yamaha YBR 125 Factor (R$ 6.851, versão ED), com 72.891 unidades vendidas este ano. A Suzuki EN 125 Yes aparece na quarta colocação em número de emplacamentos, com 12.274 emplacadas até aqui — lembrando que o modelo de 125cc da Suzuki continua a ser vendida por R$ 5.758. Tudo embasado nos números de emplacamento, divulgados pelo Denatran.

Os números mostram o quão acirrado é este segmento street, que representa quase 90% do mercado de motocicletas. E será neste nicho que a GSR150i terá que atacar para, além de desbancar outras marcas, conseguir pelo menos ultrapassar os números de emplacamentos de sua “irmã” mais simples, a Yes 125.
 
Ficha Técnica
Motor Quatro tempos, monocilíndrico, 2 válvulas, OHC, refrigeração a ar e sistema de eixo balanceador
Potência Máxima 12 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo 1,08 kgfm a 6.000 rpm
Cilindrada 149,5 cm³
Diâmetro x Curso 57,0 X 58,6 mm
Taxa de Compressão 9,1 : 1
Transmissão 6 velocidades
Sist. de Transmissão Corrente
Sistema de Lubrificação Cárter Úmido
Alimentação Injeção Eletrônica
Partida Elétrica
Comprimento Total 2.055 mm
Largura Total 730 mm
Altura Total 1.090 mm
Entre-eixos 1.270 mm
Distância do Solo 165 mm
Altura do Assento 730 mm
Peso 132 Kg (por ordem de marcha)
Suspensão
Dianteira Telescópica de amortecimento hidráulico, mola helicoidal
Traseira Balança articulada, com amortecedores hidráulicos/pressurizados a gás, molas helicoidais, com ajustes de pré-carga das molas
Freio
Dianteiro Disco
Traseiro Tambor
Pneu
Dianteiro 2.75-18 M/C 42P, sem câmara
Traseiro 90/90-18 M/C 57P, sem câmara
Tanque 14 litros
Óleo do Motor 1.100 ml (com troca de filtro)
Cores Amarela, vermelha e preta
Preço R$ 6.829

Fotos: Doni Castilho


Fonte:
Agência Infomoto

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