Super Ténéré: Magia japonesa para rodar bem na estrada

Big Trail da Yamaha resgata a tradição da marca Ténéré com disposição de sobra para encarar longas jornadas

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

Com a chegada da XT 1200Z Super Ténéré o Brasil finalmente entrou em uma nova era no mercado das big trail. A protuberante moto da Yamaha chega com disposição para enfrentar concorrentes de peso como Ducati Multistrada, BMW R1200 GS e KTM 990 Adventure. Buscando satisfazer um consumidor exigente e carente de opções nesse segmento, a marca dos três diapasões aposta alto e espera vender cerca de 600 unidades do modelo por ano.

Esse é um grande desafio para a marca japonesa, que busca recuperar a confiança do consumidor, enfraquecida devido a uma linha de produtos antiga e uma rede grande, mas deficiente na prestação de serviços para o motociclista e sua moto. Apesar de ser importada, a Super Ténéré é uma boa atualização do line-up da Yamaha no país.

O preço sugerido para a big trail de R$ 59,8 mil e a possibilidade de equipar e personalizar a moto com vários acessórios podem dar praticamente tudo que o motociclista sempre quis: um bom equipamento e status.

Ciclística
Para quem procura por uma big trail que proporcione mais do que simplesmente o porte avantajado, saiba que a Super Ténéré também oferece, além das suas grandes dimensões, alto nível de desempenho e conforto para o motociclista. Essas características ficam evidentes quando se roda com a moto na terra ou no asfalto, pois o seu comportamento é estável e cômodo nas duas situações.

A pilotagem é suave, pouco importando as irregularidades do terreno graças à suspensão bem acertada e ao longo curso dos amortecedores. A suspensão traseira também dá sua contribuição, pois permite fazer uma regulagem da pré-carga da mola manualmente. Um acerto importante na hora de um levar garupa ou carga.

A posição de pilotagem da Super Ténéré é natural e mais confortável do outras big-trail mais tradicionais. O motociclista fica posicionado bem ereto com os braços abertos e as pernas flexionadas, uma postura menos cansativa para aguentar longas jornadas. Aliás, esse foi um ponto destacado por pilotos ouvidos pela reportagem do MOTO.com.br e que fizeram grandes viagens com a XT 1200Z.

No caso de Roberto Lima, que já rodou milhares de quilômetros com a Super Ténéré, a Yamaha bem que poderia equipar a moto com indicador de marcha no painel e um sistema de controle de tração que permitisse fazer a mudança com a moto em movimento.

Para o idealizador do site Pisteiros.com.br, Evando Dalben, que andou com Super Ténéré em estradas e trilhas na região da Cordilheira dos Andes, a estabilidade é o ponto forte da big trail da Yamaha, mas o peso  elevado e as dimensões avantajadas às vezes atrapalham um pouco.

A posição demasiadamente elevada do piloto também poderia ser mais um complicador na XT 1200Z, mas, felizmente, para os mais baixos, o assento possui dois níveis de ajuste de altura (870 mm e 845 mm). Assim mesmo, o motociclista precisa “dosar” a força do motor 1.199 cm³ de 110 cavalos.

No modo Touring do controle de regulagem da curva de potência do motor é possível andar em segunda marcha na estrada ou no ambiente urbano controlando a velocidade com a embreagem, sem trancos e aceleradas bruscas. A moto se torna mais arisca apenas no modo Sport, que se destaca pela troca de marchas com giro mais alto.

Autonomia
O tanque da Super Ténéré tem capacidade para até 23 litros, que diante de um consumo médio nos ciclos cidade/estrada de 18 km/litro pode render uma autonomia de cerca de 400 quilômetros. As rodas com preparação para usar pneus sem câmaras também ressaltam a sua capacidade de encarar longas jornadas.

O único detalhe, um pouco mais preocupante para o motociclista, é o sistema de arrefecimento da moto com o radiador posicionado na lateral, aspecto que em uma queda pode causar a quebra da carenagem e provocar algum vazamento na colméia, o que pode comprometer toda uma viagem.

Tecnologia
Entre outras novidades, a nova big trail da Yamaha vem equipada com controle de tração, freios ABS lineares com variação de carga e controle de frenagem unificado (combined) e o sistema YCCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que regula as respostas do acelerador.

Uma linha de acessórios específica para o modelo também faz parte do lançamento da big trail da Yamaha. A Super Ténéré pode sair da concessionária com bauleto, protetor de farol, protetor de cárter, protetor de motor, para-brisa, bolsa de tanque, malas laterais, manopla com aquecimento, entre outros itens.

A Yamaha diz que até o final de 2011 deve colocar no mercado nacional a Ténéré XT 660Z, uma boa notícia com a reunião de toda a família Ténéré no país.

Confira o vídeo com apresentação da Super Ténéré XT 1200Z!

Serviço

Cotação de Seguro (*)
R$ 1.987,53 (à vista)
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).

Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
Fone: (11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br

Nesse teste a reportagem do MOTO.com.br usou jaqueta Alpinestars Ransom Waterproof, calça Alpinestars P1 Sport Touring Drystar e luvas Alpinestars Arctic Drystar

Ficha técnica
MOTOR
Dois cilindros paralelos, DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
CAPACIDADE 1.199 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA 110 cv a 7.250 rpm
TORQUE MÁXIMO 11,6 kgf.m a 6.000 rpm
CÂMBIO 6 marchas
QUADRO Tipo espinha dorsal em tubos de aço
TRANSMISSÃO FINAL Eixo cardã
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico invertido, com 190 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoamortecida, com 190 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Dois discos em forma de margarida com 310 mm de diâmetro
FREIO TRASEIRO Disco simples margarida de 282 mm de diâmetro
PNEUS 110/80-19 (diant.)/ 150/70-17 (tras.)
COMPRIMENTO 2.250 mm
LARGURA 980 mm
ALTURA 1.410 mm
ALTURA DO ASSENTO 845-870 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.540 mm
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 23 litros
PESO EM ORDEM DE MARCHA 261 kg
COR Azul
PREÇO R$ 59,8 mil


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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