Street Scrambler 1200 XE chega ao Brasil por R$59.990

Testamos junto à Triumph o modelo, que é equipado com o motor da Bonneville 1200cc de Alto Torque.

Por Marcel Ahless

*Texto: Marcio Viana – Diretor MOTO.com.br

Desde que vi uma moto clássica com tendência off-road sempre curti muito, e depois de assistir a filmes com motos pilotadas por Steve Mcqueen, fiquei fã do estilo.

Não espere mais para ter sua Scrambler e curtir a aventura que você precisa. 

Foi na década de 1950 que surgiu o estilo, na Inglaterra, com os motociclistas transformando suas motos de rua.

Para enfrentar estradas sem pavimento e irregulares, alteraram as máquinas suspendendo o escapamento e para-lamas, para atravessar rios e enfrentar todo tipo de terreno.

 

Foto: Divulgação

Street Scrambler 1200 XE é produto de facetas de mercado da Triumph

A Triumph conquista um público a cada lançamento. Há estilos para tudo e todas as tribos na montadora. 

A Scrambler 1200 XE trouxe novidades para os amantes das clássicas e big trail, que gostam de fazer longas viagens em todos os terrenos com muita tecnologia. A moto é a 1ª no mundo a oferecer navegação GPS, além de controle da GoPro e Smartphone em um painel bem estiloso.

Tive o prazer de ser convidado pela Triumph do Brasil para o lançamento da Scrambler 1200 XE, em Ribeirão Preto. Foi uma bela experiência!

A apresentação foi na FBF Collezione, que dispensa comentários. Nunca entrei em um museu de carros e motos com tantas raridades bem cuidadas.

Foto: Divulgação

Estive entre máquinas legendárias, assim como a única Ferrari F40 do país. As Motos, várias premiadas pelo mundo.

Em uma área grande estavam as 26 unidades da Triumph, que integraram o ambiente.

Uma apresentação foi feita pelo Waldir (diretor geral ), André Molnar (Gerente de MKT ) e Claudio Peruche (Gerente pós-vendas), onde passaram o objetivo de vendas do modelo, as estratégias de marketing e conteúdo técnico da moto.

Na manhã seguinte foi dia de pilotar a máquina. Era o momento mais aguardado por mim e colegas dos veículos de comunicação.

A Street Scrambler tem 6 módulos de pilotagem:

  • Road;

  • Rain;

  • Off-road;

  • Sport;

  • Configurável pelo piloto – este ajusta o controle de tração, aceleração e freios ABS, de acordo com o piloto;

  • Off-road Pro – mais agressivo, desativando o controle de tração e freios ABS.

 

Foto: Divulgação

Percorremos mais de 100 km de asfalto, no qual contornamos a cidade de Ribeirão Preto, depois mais 80 km de com vários caminhos diferentes de terra.

Passamos o dia fazendo vários testes com a Street Scrambler 1200 XE, e no final do dia fomos recebidos em uma fazenda do Grupo, para passar as considerações.

Minha dúvida, a princípio rodeava a respeito da altura, pois com a suspensão nova, a moto está mais alta. Mas, para minha surpresa, os meus altos 1,72m foram suficientes para colocar os pés no chão, o que me passou mais confiança na pilotagem.

 

Triumph Street Scrambler 1200 XE: especificações

A moto chega ao mercado com dupla finalidade: On e Off-road. O motor que equipa a Street Scrambler é líder da categoria quando falamos em torque.

Para deixar mais claro, o modelo tem motor da Bonneville 1200cc de Alto Torque, tornando-a agressiva o suficiente para vencer qualquer terreno.

O motor desenvolve 90 cavalos de potência a 7.400 rpm. Ele é 12,5% mais potente do que a Bonneville T120 e 38% mais potente do que a Street Scrambler 900.

Foto: Divulgação

Entre as motos da categoria, nunca vi mais tecnologia embarcada. Seu painel faz parte da segunda geração de instrumentos TFT, com layout preparado para personalizar informações e com boa legibilidade.

Foto: Divulgação

O freio ABS é outro diferencial, no qual a tecnologia é desenvolvida para acionamento em curvas, mantendo desempenho de frenagem não importando o ângulo de inclinação. 

Um detalhe que chama a atenção é o sistema de ignição sem chave (Key Less), do qual reconhece a aproximação por sensor e ativa o botão de partida. 

Foto: Divulgação

Comuns em big trail, nesta não pôde ficar de fora, são as manoplas aquecidas em dois modos de funcionamento. 

Agradeço pelos momentos que tive com uma unidade Street Scrambler 1200 XE da Triumph. Em breve teremos ela aqui no MOTO.com.br para testes de consumo e pilotagem mais detalhados. 

 

Assista ao teaser do teste ride do qual participei

 

Ficha técnica Street Scrambler 1200 XE

✅MOTOR E TRANSMISSÃO

Tipo------------------------------------------------------------Resfriamento líquido, 8 válvulas, SOHC, ângulo de 270° da manivela com 02 cilindros paralelos TWIN

Cilindrada------------------------------------------------------1200cc

Diâmetro-------------------------------------------------------97,6 mm

Curso-----------------------------------------------------------80 mm

Compressão---------------------------------------------------11:1

Potência Máx--------------------------------------------------90CV @7,400rpm

Torque Máx----------------------------------------------------110 Nm @ 3950 rpm

Alimentação---------------------------------------------------Injeção eletronica multi ponto sequencial

Exaustão------------------------------------------------------Escapamento 2 em 2 escovado

Transmissão final---------------------------------------------Corrente

Embreagem---------------------------------------------------Discos múltiplos, banhada a óleo

Caixa de câmbio----------------------------------------------6 Marchas

 


✅CHASSI

Quadro---------------------------------------------------------Berço de aço tubular

Braço oscilante------------------------------------------------bi lateral em aluminio

Roda dianteira-------------------------------------------------Aros de aço com raios, 21 x 2,15 polegadas

Roda traseira--------------------------------------------------Aros de aço com raios, 17 x 4,25 polegadas

Pneu dianteiro-------------------------------------------------90/90-21

Pneu traseiro--------------------------------------------------150/70 R17

Suspensão dianteira-------------------------------------------Garfo de 45mm com regulagens, curso de 250mm

Suspensão traseira--------------------------------------------Amortecedores duplos Ohlins ajustaveis, 250 mm de curso

Freio dianteiro-------------------------------------------------Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças Brembo M50, radial monobloco de 4 pistões.

Freio traseiro--------------------------------------------------Disco único de 255 mm, pinça flutuante Brembo de 2 pistões, ABS

Painel de instrumentos e funções----------------------------"Painel de instrumentos TFT, velocímetro digital, odômetro, conta-giros digital, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia e relógio."

 


✅DIMENSÕES E PESOS

Largura---------------------------------------------------------905 mm

Altura sem espelho--------------------------------------------1250 mm

Altura do Assento----------------------------------------------870 mm

Distância entre eixos------------------------------------------1570 mm

Inclinação------------------------------------------------------26.9 º

Trail-------------------------------------------------------------129.2 mm

Peso seco-------------------------------------------------------207 kg

Capacidade do tanque-----------------------------------------16 L

 


✅CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Consumo de combustível---------------------------------------Norma EURO 4. 113g/km mpg

CO2 Figures-----------------------------------------------------**O consumo de combustível e o CO2 são medidos de acordo com a regulamentação 168/2013/EC. Os valores relativos ao consumo de combustível são derivados de condições de teste específicas e são apenas para fins comparativos. Eles podem não refletir os resultados reais durante a condução. g/km


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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