Scooter Sundown Future 125

Com visual mais moderno, versão 2008 oferece conforto e agilidade para enfrentar o trânsito.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

O modelo 2008 do scooter Future 125, da Sundown, passou por um completo “face-lift”. Apesar de manter a mesma mecânica, sua parte estética foi totalmente reformulada.

As principais mudanças ficam por conta do novo pára-lama (menor) e da carenagem frontal, mais afilada, porém com o mesmo duplo farol, com lente lisa. As tampas laterais ganharam ângulos retos. Já a parte traseira é completamente nova. A lanterna agora é maior e tem lente lisa e piscas integrados.

Para completar as alterações, o Sundown Future 125 conta com outros itens de conforto, entre eles: completo painel de instrumentos, com conta-giros, nível de combustível e sensor de celular. Traz bagageiro para transportar pequenos objetos, porta-capacete sob o banco com maior capacidade volumétrica, porta-luvas frontal e gancho para sacolas, além de pisca-alerta e trava no contato.

Na parte mecânica, pequenas alterações. O filtro de ar mudou para a parte externa — ficou mais perto do sistema de transmissão continuamente variável (CVT) —, melhorando, assim, a admissão e reduzindo o barulho. Além disso, apesar da capacidade cúbica ter sido mantida, a alteração proporcionou uma melhora de cerca de 5% no rendimento do motor.

Com 1.630 unidades comercializadas nos primeiros sete meses do ano, a Future é bastante confortável e ágil no trânsito carregado dos grandes centros. Em função do uso da transmissão automática CVT, com correia em "V", o modelo ganha velocidade gradativamente e de forma suave, sem os tradicionais trancos e as cansativas trocas de marchas.

Para dar o “start”, é preciso que o piloto acione um dos manetes de freio. Não esqueça: não há pedal de freio. O manete do lado esquerdo, onde fica a embreagem em uma moto, aciona o freio traseiro.  Depois é acelerar.

O scooter da Sundown está equipado com motor quatro tempos, de 10,3 cv de potência máxima e torque de 0,83 kgf.m a 6000 rpm. Mesmo com sua limitação cúbica, o modelo poderia ter mais torque em baixas e médias rotações. Mas a grande vantagem deste veículo é sua facilidade de condução e, principalmente, criar atalhos entre os automóveis.

Neste primeiro contato com o produto, o conjunto de suspensão se mostrou em perfeita sintonia com a proposta urbana do Future. O freio a disco, combinado com o garfo telescópico, cumpre bem o seu papel, porém as fortes ondulações do piso são um risco para modelos de scooters com aro 13”. No modelo testado, o freio traseiro estava bastante “nervoso”, já que com o acionamento mais brusco chegou a travar a roda. A tradicional suspensão bichoque dá conta do recado.

Em resumo, o scooter de 125 cm³ da Sundown está mais bonito, potente e o preço sugerido pela montadora é de R$ 6.047,50. Tantas modificações são, com certeza, para que a Future 125 conquiste uma maior parcela no crescente mercado de scooters, dominado atualmente pela Suzuki Burgman 125.

Ficha Técnica

Motor: OHC, quatro tempos, um cilindro, refrigerado a ar
Capacidade cúbica: 124 cm³
Potência máxima: 10,3 cv a 7500 rpm
Torque máximo: 0,83 kgf.m a 6000 rpm
Transmissão: Automática - correia e polia variável
Partida: Elétrica e a pedal
Chassi: Tubular de aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico hidráulico
Suspensão traseira: Bichoque
Freio dianteiro: Disco de 220 mm
Freio traseiro: A Tambor, de 130 mm
Pneu dianteiro: 130/60-13
Pneu traseiro: 130/60-13
Comprimento: 1950 mm
Largura: 870 mm
Altura: 1240 mm
Altura do assento: 750 mm
Distância entre-eixos: 1380 mm
Peso seco: 118 kg
Tanque de combustível: 6 litros
Capacidade máxima de carga: 145 kg (piloto, passageiro e carga)
Cores: Prata-star e Preto-ônix
Preço: R$ 6.047,50

Fotos: Renato Duraes.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br