Scooter elétrico: Motor-Z V500

Ecologicamente correto, modelo de design retrô chega a 45 Km/h e custa R$ 3.995,00.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

O assunto redução de emissão de poluentes na atmosfera é o foco principal das discussões sobre aquecimento global. Os grandes vilões do efeito estufa são as indústrias e os automóveis.

Para os veículos já existem algumas opções de combustíveis alternativos como, por exemplo, célula de hidrogênio, cuja tecnologia ainda é muito cara, além da energia elétrica.

No mercado de duas rodas, a linha de scooters elétricos da Motor-Z desembarcou em março no Brasil para a alegria dos motociclistas ecologicamente corretos. O V500 conta com motor de 500 watts, design retrô e custa R$ 3.995,00.

Além do desenho diferenciado que lembra as Lambrettas da década de 1950, este scooter foi feito para quem não tem a mínima pressa para chegar ao seu destino, já que a velocidade máxima atingida foi de 45 Km/h — na ladeira, é claro!

Sua autonomia fica perto dos 40 km. Outra coisa engraçada é que em vez de parar no posto e encher o tanque, o piloto carregada a bateria de 48 Volts em uma tomada comum de 110v ou 220v. A operação dura, no mínimo, duas horas.

Ideal para pequenos trajetos, como, por exemplo, circular dentro de condomínios, rodar pelo bairro ou ir ao clube, o V500 é um veículo “limpo”, já que a emissão de poluentes é zero. Porém, os pilotos acostumados com modelos de até 100 cm³ e motores à combustão irão sentir muito a falta de torque, pois o veículo da Motor-Z gera apenas 0,7 Kgf.m a 450 rpm.

A “força” do propulsor elétrico de 500 Watts é transferida diretamente para o eixo da roda traseira. É por este motivo que o V500 dispensa alavancas e pedais de câmbio. Basta girar a chave no contato e acelerar. Em terrenos planos, até que o scooter vai relativamente bem, mas qualquer ladeira o faz perder rendimento e, conseqüentemente, velocidade. Na hora você pensa “ai como era bom o pedal da Mobillete”. Nas vias de trânsito intenso, o scooter será, literalmente, “atropelado” pelos outros veículos. Por isso, a recomendação é usá-lo em locais fechados ou em ruas com pouquíssimo trânsito.

Apesar do motor fraco, o V500 oferece gratas surpresas no que diz respeito à parte ciclística. Para sua dimensão e uso, as suspensões — braço oscilante na dianteira e duplo amortecedor na traseira — cumprem bem o seu papel, principalmente se rodar em pisos lisos, sem ondulações.

Os freios estão muito bem dimensionados. De tão “nervoso”, neste teste o freio traseiro chegou a travar. Detalhe: ele é acionado pelo manete que fica no punho esquerdo. Além disso, o V500 está equipado com rodas de 10 polegadas.

Design e ergonomia

Este pequeno scooter elétrico, no melhor estilo retrô, chama muita atenção por onde passa. Na parte dianteira, farol redondo com aro cromado. Já o conjunto de piscas lembra um pouco os carros antigos. Em função de suas linhas, o pára-lama nos dá referência à antiga Indian ou a Honda Shadow 750. O painel de instrumentos conta com as informações básicas: velocímetro e hodômetro, luzes espia e marcador de carga da bateria.

Sob o banco, o V500 tem bom espaço para transportar pequenos objetos, além, é claro, do carregador de bateria. Na parte traseira, há ainda um pequeno bagageiro para acomodar volumes menores. O scooter conta ainda com cavalete central e trava no guidão.

Um piloto com mais de 1,80 m se sentirá um pouco apertado a bordo do V 500. Além disso, o banco deveria ter uma espuma mais densa (firme). Assim, o motociclista ficaria mais confortável. O scooter oferece bom ângulo de esterço e boa inclinação nas curvas, mas, para os motociclistas tradicionalista, falta o ronco do motor à combustão, o cheiro da gasolina e as trocas de marcha constantes.

Mas este veículo traz algumas vantagens sobre os modelos tradicionais: não são necessárias trocas de óleo e nem revisões periódicas, muito menos esticar a corrente, limpar o filtro de ar e verificar o nível de óleo. Como o veículo é muito silencioso, usar a buzina constantemente é fator de segurança.

Agora um lembrete: para rodar, o scooter elétrico da Motor-Z precisa estar emplacado e seu condutor devidamente habilitado (CHN, categoria A, que é a permissão para pilotar motos).


Ficha Técnica

Motor: Elétrico de Corrente Contínua
Potência máxima: 500 W
Torque máximo: 0,7 Kgf.m a 450 rpm
Câmbio: Cinco velocidades
Partida: Sem assistência – Chaveamento Liga / Desliga
Transmissão final: Motor aplicado diretamente na roda traseira
Bateria: 48Vdc x 20AH – Tipo Selada – Chumbo / Ácido
Suspensão dianteira: Braço Oscilante – 85 mm
Suspensão traseira: Duplo amortecedor - 185 mm.
Freio dianteiro/traseiro: Tambor
Pneu dianteiro/ traseiro: 3” x 10”
Autonomia: 40 Km
Velocidade Máxima: 45 Km /h
Capacidade de carga:  90 Kg
Comprimento total: 1,700
Largura total: 700
Altura total: 1,100
Altura do assento: 830 mm
Peso seco: 80 Kg
Carregador: 110 ou 220 Vac
Tempo para Recarga: 2 a 6 horas
Cores: Vermelho metálico com branco, azul royal com branco, preto e branco, amarelo sólido com branco e verde metálico com branco.
Preço: R$ 3.995,00

Fotos: Caio Mattos.

Fonte:
Agência Infomoto

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