Royal Enfield Classic 500 proporciona pilotagem retrô prazerosa

A primeira impressão que fica ao montar na Royal Enfield Classic 500, dar a partida e engatar a primeira marcha é de que é uma motocicleta divertida e prazerosa

Por Alexandre Ciszewski

A primeira impressão que fica ao montar na Royal Enfield Classic 500, dar a partida e engatar a primeira marcha é de que é uma motocicleta divertida e prazerosa de pilotar. O estilo clássico com certeza é o principal destaque, atraindo olhares por onde passa. Seu motor, um monocilíndrico de 499 cilindradas, refrigerado a ar, entrega um torque máximo de 4,2 quilos a 4.000 rpm e 27,2 cavalos de potência a 5.250 giros.
 
Em viagem com essa motocicleta clássica, a velocidade máxima fica na casa dos 135 km/h, porém, nesta velocidade a vibração excessiva incomoda os pés e as mãos, a motocicleta fica mais instável e sofre um pouco com a ação do vento. Ou seja, para rodar com conforto, é preciso ser paciente e ficar nos 100 km/h mesmo. O som grave do motor Royal Enfield monocilíndrico se deve ainda aos robustos dutos de óleo que ajudam a resfriar o motor e evitam que o piloto sinta o calor do motor nas pernas.

 
As suspensões, configuradas para as esburacadas estradas indianas, funcionam bem aqui no Brasil e surpreendem. Confortáveis, vão bem no asfalto ruim, atuando com amortecimento bastante progressivo. O disco dianteiro de 280mm com pinça de 2 pistões não tem uma “mordida” instantânea, mas para com eficácia os 195 kg em ordem de marcha da Classic. Na traseira, porém, o freio é a tambor.
 
No teste de consumo realizado na cidade, a Classic 500 não se sai muito bem, devido aos altos giros do motor nas trocas de marcha ficando na casa dos 16 km/l. Já na estrada, a média é muito boa por conta das marchas altas e giros baixos, chegando a percorrer até 35 quilômetros com um litro de gasolina
 
 
É uma boa opção para o uso diário, já que é póssível passar com tranquilidade entre os carros no trânsito intenso, sendo uma moto prazerosa e divertida também para viagens curtas ou que não exijam pressa para chegar ao destino.

Veja os vídeos:



Ficha Técnica: Royal Enfield Classic 500

Motor Monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a ar 
Capacidade 499 cm³
Diâmetro x curso 84mm x 90mm 
Taxa de compressão 8.5:1
Sistema de alimentação Injeção eletrônica de combustível
Potência máxima 27.5 cv a 5250 rpm 
Torque máximo 4,2 kgf.m a 4000 rpm 
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Câmbio 5 marchas 
Lubrificação Carter úmido 
Quadro Quadro com estrutura única, com o motor fazendo parte da estrutura
Suspensão dianteira Garfo Telescópico de 35 mm de diâmetro e 130 mm de curso
Suspensão traseira Dois amortecedores a gás, com 5 ajustes na pré-carga da mola e 80 mm de curso 
Pneus 90/90-19 (dianteira) / 110/80-18 (traseira)
Freio dianteiro Disco único de 280mm com pinça de 2 pistões
Freio traseiro Tambor único de 153 mm 
DIMENSÕES 
Comprim. x Larg. x Alt. 2140 mm x 800 mm x 1080 mm 
Distância entre-eixos 1360 mm 
Distância do solo 140 mm 
Altura do assento não divulgado
Peso em ordem de marcha 195 Kg 
Capacidade do tanque 13,5 litros 
Preço A partir de R$ 19.900



Texto: Alexandre Ciszewski
Fotos e vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br