Primeiras impressões da Nova Triumph Tiger 1200 2024

A nova Triumph Tiger 1200 2024 chega ao Brasil com preços competitivos e uma versão exclusiva para o país. Confira nossas primeiras impressões!

Por Thiago Dantas

Na última sexta-feira (22), a Triumph Motorcycles promoveu o lançamento oficial da nova Tiger 1200 2024 no autódromo Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo. O evento marcou a chegada da renovada big trail ao mercado brasileiro, com destaque para uma versão exclusiva para o país e preços competitivos que prometem desafiar a liderança da BMW R 1300 GS no segmento.

 
Lançamento Triumph Tiger 1200 2024 - Foto: Chris Castanho

 

Versão Rally Black Edition

A grande novidade da Tiger 1200 2024 para o Brasil é a versão Rally Black Edition. Com preço inicial de R$ 88.990, ela oferece um excelente custo-benefício ao combinar um pacote tecnológico completo com um preço competitivo. Entre os destaques da versão estão o painel TFT de 7 polegadas com conectividade, sete modos de pilotagem, rodas raiadas com pneus sem câmara, quickshifter e muito mais. A versão abre mão de alguns acessórios presentes em outras configurações, como aquecedor de manoplas e bancos, protetor de motor e milhas.

 


Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition - Foto: Divulgação

 

Como pode-se perceber, a Triumph diminui o número de acessórios - e alguns deles, como o aquecedor de banco, não é muito utilizado em um país quente como o nosso. Além do mais, caso queira depois o comprador pode instalar e customizar a moto ao seu gosto. Com isso, a Triumph conseguiu um preço excelente: R$ 88.990. Claramente, a Triumph está com uma estratégia agressiva para conquistar mais clientes neste segmento. 

 

Mudou pouco, mas evoluiu bastante!

Embora o visual da Tiger 1200 2024 não tenha passado por alterações, a moto recebeu diversas melhorias importantes em termos de mecânica e tecnologia. 

O motor tricilíndrico de 1.200cc foi aprimorado com novos: virabrequim, rotor do alternador e eixo do balanceador, privilegiando o aumento da inércia do motor. 

 


Triumph Tiger Rally Explorer 1200 - Foto: Chris Castanho

 

Em conjunto com a nova calibração do motor, a moto está com uma entrega de potência mais suave e precisa - principalmente em baixas rotações, freio do motor mais linear e com menos vibração.  A potência de 150 cv a 9.000 rpm e o torque de 120 Nm a 7.000 rpm, não sofreram alterações. 

Outra grande novidade é a suspensão Showa Semi-ativa, em todas as versões é possível reduzir em até 20 mm a altura do assento quando a estiver parando a moto. Para isso, é necessário apertar o botão home por 3 segundos até aparecer o símbolo do amortecedor no painel. 

 


Botões retroiluminados - Foto: Chris Castanho

 

Primeiras impressões na pista

Durante o evento, tivemos a oportunidade de testar três versões da Tiger 1200 2024: GT Pro, Rally Pro e Rally Explorer. 

A primeira a ser testada foi a GT Pro, que vem equipada com rodas aro 19 na dianteira e pedaleiras reposicionadas. Ela se destacou pela ergonomia aprimorada, posição de pilotagem confortável e fácil maneabilidade. 


Triumph Tiger GT Pro - Foto: Chris Castanho

 

O novo motor proporcionou uma entrega de potência bem linear, permitindo acelerar com mais segurança e sem sustos. 

A Tiger 1200 Rally Pro, por sua vez, mostrou-se versátil ao se sair bem tanto no asfalto quanto na terra. Apesar dos pneus de uso misto e da roda aro 21, a moto se comportou de forma segura e ágil nas curvas, transmitindo confiança ao piloto. 

 

Versões Rally Explorer e GT Explorer conta com Radar de ponto cego - Foto: Chris Castanho

Já a Rally Explorer, com seu tanque de 30 litros, suspensão de curso longo e pneus off-road, se mostrou imbatível em terrenos acidentados, testamos ela em uma pista leve de off-road. 

 


Equipamento Jaqueta Verano da HLX- Foto: Chris Castanho

 

Para esse teste colocamos o modo de pilotagem off-road Pro, que deixa a moto no seu modo mais raiz - desabilitando o ABS da roda traseira. Apesar da pista de terra ser curta, foi possível passar por pequenas poças de lama e pular algnus “bumps”. 

Os joelhos ficaram bem fixados no tanque, permitindo excelente controle na pilotagem de pé, enquanto a suspensão absorvia com maestria os obstáculos do caminho. 

 
Painel TFT de 7" - Foto: Chris Castanho

 

Conclusão

A nova Tiger 1200 2024 chega ao Brasil com um conjunto de atributos que a colocam como forte concorrente no segmento das big trails. Com preços competitivos, uma versão exclusiva para o país e diversas melhorias em termos de desempenho, tecnologia e segurança, a moto tem tudo para desafiar a liderança da BMW R 1300 GS. Para saber o que vem em cada versão, preço e muito mais, leia nossa matéria completa de lançamento, clique aqui.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br