Nova estrela da linha custom da Yamaha
Com visual moderno e equipada com um motor V2 de 53,6 cv, a XVS 950 Midnight Star, promete.
Por André Jordão
Por André Jordão
Aldo Tizzani
No diversificado mercado brasileiro de motos custom, com modelos que vão de 150 a 2.300 cm³, a Yamaha lança a XVS 950 Midnight Star, estradeira de quase 1000 cc que foi uma das grandes atrações da marca nipônica no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, que aconteceu no final de 2008.
O novo modelo, projetado para cativar um público mais jovem – e com uma polpuda conta bancária – vai substituir a Drag Star 650 (carburada, que não atendia à terceira fase do Promot). A Midnight Star impressiona pelo porte, visual, conforto e tecnologia de ponta, além de um robusto motor de dois cilindros em “V”. A produção mensal da XVS 950, no Pólo Industrial de Manaus (AM), será de 400 unidades e o preço a partir de R$ 34.600,00. Agora a Midnight Star é a única custom comercializada pela Yamaha no Brasil.
Seguindo a tradição custom, a marca adotou um propulsor “V2” a 60 graus, porém com pistões forjados e com tratamento cerâmico nos cilindros – tecnologia já utilizada em modelos mais esportivos da marca. Com 942 cm³ de capacidade, o motor da XVS 950 conta com alimentação por injeção eletrônica e arrefecimento a ar. O propulsor gera 53,6 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 7,83 kgf.m a 3.000 rpm.
Na prática, o V2 da Midnight Star oferece força desde as baixas rotações. Trabalha de forma linear, entregando força e potência gradativamente, sem trancos ou sustos para o motociclista. Agora, se o piloto girar o acelerador com vontade, as respostas serão rápidas e precisas. Ao guidão da XVS 950, o piloto terá a nítida impressão que está no comando de uma custom de média cilindrada.
Outro destaque é o câmbio de cinco velocidades, com engates precisos e suaves, que foi projetado para acentuar as características do novo propulsor. A quinta marcha da XVS 950 não é exatamente uma over-drive, porém foi projetada pela engenharia da Yamaha para oferecer mais conforto em uma velocidade de cruzeiro (120 km/h).
Para transferir a potência do motor para a roda traseira, a Yamaha convocou uma velha conhecida dos proprietários de Harley-Davidson, a correia dentada reforçada com kevlar e fibra de carbono, que tem maior vida útil e menor manutenção se comparada à tradicional corrente.
Ciclística
A nova custom da Yamaha tem quadro berço duplo, que conseguiu um bom equilíbrio entre agilidade e facilidade para manobras. Além de grande rigidez longitudinal, o que representa mais conforto em uma longa viagem. Para os pilotos de baixa estatura o assento da Midnight Star está a apenas 67,5 centímetros do chão, o que reflete em maior segurança, já que as manobras em baixas velocidades podem ser realizadas com maior desenvoltura.
A moto tem uma distância entre-eixos de 1.685 milímetros, o que permite uma posição de pilotagem bem relaxada, com os pés e mãos posicionadas à frente, sem exageros. O guidão aberto e os bancos individuais também proporcionam uma dose a mais de conforto. Para aumentar a sensação de bem-estar, o piloto apóia seus pés em generosas plataformas e conta com um pedal próximo do calcanhar esquerdo para auxiliar nas reduções de marcha. Porém se a curva for muito fechada, certamente a pedaleira irá ralar no asfalto.
No conjunto de suspensões da marca Kayaba a receita é simples: Garfo telescópico na dianteira (41 mm de diâmetro e 135 mm de curso) e monoamortecimento na traseira (110 mm de curso). No sistema de freios o básico: disco simples em ambas as rodas. Na dianteira de 320 mm e na traseira 298 mm. A estradeira da Yamaha está calçada com largos pneus 130/70 x 18, na roda dianteira, e 170/70 x 16, na traseira.
No primeiro contato com a Midnight Star fica clara a preocupação da marca dos três diapasões com o conforto e com a segurança, principalmente na estrada. As suspensões copiam bem as imperfeições do asfalto. Já os freios estão de acordo com sua proposta touring e respondem com eficiência quando acionados.
Estilo clássico, porém moderno
Seguindo o estilo “low and long” (baixa e longa), o desenho da Midnight Star pode ser definido como escola norte-americana, com traços requintados do design italiano. Um bom exemplo deste refinamento de formas é o tanque de combustível – aparentemente pequeno e compacto -, que tem capacidade para 17 litros de combustível.
A Midnight Star traz ainda piscas com capa transparente, rodas de liga-leve em tons prata e preto e cromados em várias partes da moto compõem o visual da nova estradeira da Yamaha. Já na saída de escape, uma única ponteira cromada saindo pela lateral direita da moto, que conta com catalisador.
O painel sobre o tanque traz informações básicas: velocímetro e luzes espia. A pequena tela de LCD, com regulagem de brilho, oferece ao motociclista um hodômetro total, dois parciais, fuel trip e relógio. Detalhe: o ajuste da iluminação é operado por um interruptor no punho do lado esquerdo, permitindo que o piloto aumentar ou diminuir o brilho da exposição do LCD.
A ignição da XVS 950 fica logo a frente do guidão, sobre o corpo do farol que está pintado da cor da moto, em vez do miolo da chave estar na lateral da coluna de direção ou ao lado do motor, como em outros modelos custom. A Yamaha informa ainda que já estuda a fabricação de uma linha de acessórios para sua nova estrela.
Concorrência
Analisando mercadologicamente o lançamento da Yamaha, a Midnight Star (R$ 34.600,00) está posicionada exatamente entre a Suzuki Boulevard M800 (R$ 32.900,00) e a Harley-Davidson Dyna (R$ 39.900,00). Comparações à parte, quem sai ganhando é o motociclista brasileiro que tem mais um bom produto para curtir uma viagem com todo conforto, segurança e no melhor estilo estradeiro.
FICHA TÉCNICA:
Motor: Dois cilindros em “V”, a 60º, quatro tempos, refrigerado a ar
Potência Máxima: 53,6 cv a 6.000 rpm
Torque Máximo: 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm
Diâmetro X Curso: 85 mm x 83 mm
Capacidade Cúbica: 942 cm³
Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica de Combustível
Taxa de Compressão: 9.0:1
Sistema de Partida: Elétrica
Câmbio: Cinco Velocidades
Transmissão Final: Correia dentada
Capacidade Do Tanque: 17 litros
Chassi: Berço duplo de aço
Suspensão Dianteira: Garfo Telescópico, com 41 mm de diâmetro e 135 mm de curso
Suspensão Traseira: Monoamortecedor com 110 mm de curso
Freio Dianteiro: Disco simples de 320 mm
Freio Traseiro: Disco simples de 298 mm
Pneu Dianteiro: 130/70 x 18 M/C 63H
Pneu Traseiro: 170/70B x 16 M/C 75H
Dimensões (C X L X A): 2435 mmX1.000 mmX1.080 mm
Distância Entre-Eixos: 1685 mm
Altura do Assento: 675 mm
Altura do Solo: 145 mm
Peso Seco: 261 Kg
Cores: Preta e Vermelha com gráficos estilizados
Preço: R$ 34.600,00 (preta) e R$ 34.900,00 (vermelha)
Fotos: Gustavo Epifanio
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