Leandro Alvares
Que ela ficou belíssima com as linhas mais refinadas, modernas e agressivas todo mundo sabe. Que seu espírito esportivo incorporado do Mundial de Motovelocidade a deixou mais ágil e precisa para acelerar nas pistas também é algo já conhecido. Só falta saber como é pilotar a nova Honda CB 600 F Hornet pelas ruas agitadas de uma grande metrópole, como São Paulo. Por isso, fomos a campo para tirar as conclusões.
A primeira constatação ao desfilar com essa naked de 600 cilindradas pela cidade é a de seu incrível charme. Pelo fato de ainda ser uma novidade — foi lançado em março no Brasil —, o modelo chama a atenção de todos por onde passa. Pedestres, motociclistas, motoristas... Para quem gosta de se aparecer, esta é a moto certa.
No trânsito, chega a ser necessário controlar a empolgação para não infringir os limites de velocidade, já que o propulsor de quatro cilindros em linha, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas e arrefecido a líquido oferece muita força, além de ser esperto e macio.
Com a aceleração certa, fazer curvas se torna uma verdadeira brincadeira a bordo desta moto, cuja faixa de torque varia de 10.500 a 13.000 rpm. Sua potência máxima, de acordo com a fabricante, é de 102 cv a 12.000 rpm. Um canhão!
Na parte ciclística, a motocicleta responde com muita agilidade e competência a seus comandos. Em corredores é ligeira, esguia e muito leve para desvios repentinos. Vale lembrar que o modelo foi projetado com base no conceito de centralização de massas. Assim, há uma concentração do peso próximo do centro de gravidade da moto associada à redução de massa nas extremidades.
A nova Hornet é mais leve que sua predecessora. Seu peso total foi reduzido em 8 kg — está com 173 kg a seco. Para chegar a esse resultado, os tubos de aço do chassi foram substituídos por uma estrutura de alumínio mais compacta e rígida, proporcionando maneabilidade. Além disso, o motor atual é 8% mais leve.
Para segurar a motocicleta nas ruas, o freio dianteiro — disco duplo flutuante, com cáliper de pistão duplo e diâmetro de 296 mm — pára o equipamento em poucos metros. Quando acionado repentinamente, segura a moto no chão. O traseiro — disco simples de 240 mm e acionado por cáliper de pistão simples — também é impecável. Em frenagens fortes, garante a estabilidade da máquina de duas rodas.
Em estradas, ruas e avenidas com asfalto bom, as suspensões possibilitam uma aventura tranqüila e macia. A dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down), com 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Já a traseira é monoamortecida e proporciona respostas progressivas e conforto para o piloto e garupa.
Mas em ruas de bairro, onde prevalecem os remendados, a moto chega a lembrar um touro mecânico. Todo e qualquer desnível no asfalto é sentido nos braços e costas do condutor. Isso porque a suspensão traseira é presa diretamente na balança flexível.
As imperfeições do solo também refletem negativamente no conjunto quando se está em alta velocidade. Acima de 120km/h a moto “shima” demais; parece que ela quer ir para qualquer lugar, menos para frente. Para resolver isso, um amortecedor de direção cairia muito bem, assim como um link entre a balança flexível e a suspensão.
Quanto ao consumo, pode-se dizer que a naked japonesa está muito bem para a sua categoria. Rodou na cidade uma média de 18,8 quilômetros por litro. A versão antiga, para se ter idéia, faz 16 km/h.
A CB 600F Hornet é equipada com pneus largos e de perfil baixo para garantir estabilidade, tração e aderência. O pneu dianteiro é do tipo 120/70–ZR17 e o traseiro com configuração 180/55–ZR 17. As rodas de alumínio de cinco raios são de aro- 17’’.
Como as irmãs de alta cilindrada, a moto conta com o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), sistema imobilizador de proteção contra furto que permite somente a chave original acionar o motor.
No painel de instrumentos, o display digital multifunção traz todas as informações e itens necessários para o motociclista: conta-giros eletrônico e mostrador analógico, hodômetro total e parciais, indicador da velocidade, nível de combustível, horas, temperatura do líquido de arrefecimento e luzes indicadoras de direção, neutro, farol alto, injeção eletrônica, pressão do óleo, H.I.S.S. (Honda Ignition Security System) e ABS/CBS na versão com este sistema.
Disponível nas cores preta e vermelha metálica, a nova Hornet é vendida nas concessionárias Honda ao preço público sugerido de R$ 30.837,00 (versão Standard) e R$ 33.137,00 (versão ABS/CBS Opcional). Os valores não incluem despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Ficha Técnica
Motor: Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido
Potência máxima: 102 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Diâmetro x curso: 67,0 x 42,5 mm
Alimentação: Injeção Eletrônica de combustível – PGM – FI
Taxa de compressão: 12,0 : 1
Sistema de partida: Elétrica
Capacidade do tanque: 19 litros
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: Corrente com anéis de vedação
Suspensão dianteira: Telescópica invertida, 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecida, 128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola
Freio dianteiro: Discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de dois pistões
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples
Pneu dianteiro: 120/70 – ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro: 180/55 – ZR17 M/C (73W)
Altura do assento: 804 mm
Altura mínima do solo: 135 mm
Quadro: Mono trave superior fundido em alumínio
Dimensões (c x l x a): 2.085 x 760 x 1.090 mm
Entre-eixos: 1.435 mm
Peso seco: 173 kg (versão Standard) 177 kg (versão ABS / CBS)
Cores: Vermelha Metálica e Preta
Preço sugerido: R$ 30.837,00 (versão Standard) e R$ 33.137,00 (versão ABS e CBS) – base estado de São Paulo, sem frete, óleo e seguro.
Fotos: Lourdes Casalinho.
Piloto de teste: Leonardo Casalinho.
Equipe MOTO.com.br
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