Kawasaki Ninja ZX-14: Potente e confortável
Com mais de 200 cavalos de potência máxima, esportiva japonesa pode ser dócil ou bestial.
Por André Jordão
Por André Jordão
Arthur Caldeira
Antes de montar na Kawasaki Ninja ZX-14 até mesmo os motociclistas mais experientes ficam receosos. Afinal, a ficha técnica indica 203 cavalos de potência máxima a 9.500 rpm, 2,17 metros de comprimento e 261 kg de peso. Especificações que impõe respeito. Porém, bastam algumas curvas e retas para perceber que a esportiva mais potente da fábrica japonesa é, até certo ponto, fácil de domar.
Importada, a Kawasaki ZX-14 desembarcou no Brasil em julho passado. Nesta sua última versão, lançada no exterior em 2008, o modelo recebeu melhorias em sua ciclística e mais potência em seu motor de quatro cilindros em linha de 1.352 cm³ de capacidade. Os ajustes no chassi em alumínio e na geometria da motocicleta garantiram estabilidade (mais que necessária) nas retas e maneabilidade para contornar curvas com facilidade, apesar do porte avantajado.
Dois motores
De início, o acelerador da Kawasaki ZX-14 pede cautela. Mas impressionantemente os mais de 200 cavalos do motor começam a “galopar” de forma suave. Sem grandes sustos. Graças ao sistema de injeção eletrônica que comanda os corpos de acelerador Mikuni de 44 mm e também as válvulas de aceleração secundárias. Garantindo dessa forma um funcionamento bastante linear do propulsor de quatro cilindros, 16 válvulas, e comando duplo no cabeçote.
Projetado para ser amigável em baixas rotações e bestial em altos giros, o motor oferece tanto torque (15,7 kgf.m a 7.500 rpm) que parece ser possível arrancar em qualquer marcha. Mas a sua personalidade dócil acaba aos 6.000 giros. A partir daí, a usina de força de 203 cavalos de potência máxima entra em ação e as árvores e a sinalização da pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (em Piracicaba, interior de São Paulo) transformam-se em simples borrões.
A personalidade mais esportiva da fábrica japonesa aparece em sua melhor forma nesta ZX-14. O motor cresce de giros e parece não ter fim, demonstrando fôlego até 10.000 rpm, mas infelizmente a pista acabara.
Ciclística
A curta reta da pista não é suficiente para chegar perto do que seria a velocidade máxima da Kawasaki ZX-14. Pois, apesar de marcar 280 km/h, pode-se prever mais de 300 km/h. Entretanto, a pista foi o ambiente ideal para testar as melhorias ciclísticas dessa sport-touring.
A começar pelos freios. Na dianteira, dois discos em forma de pétala com 310 mm de diâmetro e pinças de fixação radial com quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 250 mm com pinça de dois pistões. E a Kawasaki do Brasil acertadamente optou por importar apenas a versão com freios ABS, o que ajuda a garantir frenagens mais seguras. Ao final da reta era só apertar os freios com vontade para que a Ninja de 1400cc parasse, sem demonstrar instabilidade.
O quadro perimetral em alumínio também foi redesenhado para oferecer a rigidez necessária a uma moto com tamanha potência. Amarrado a um garfo telescópico invertido (upside-down), na dianteira; e a uma balança traseira monoamortecida, na traseira; resulta em um conjunto bastante equilibrado. Em curvas de alta a ZX-14 é extremamente estável e transmite confiança para girar o acelerador mesmo com a moto inclinada.
Com um ângulo de cáster de 23° e uma distância entre-eixos de 1.460 mm, a Ninja ZX-14 demonstra certa agilidade em curvas fechadas, levando-se em conta seu “corpinho” avantajado.
Confortável
Se por um lado o porte da Kawasaki ZX-14 impressiona, por outro traz alguns benefícios para o piloto. A começar pelo generoso banco e sua ergonomia – melhor que muitas outras superesportivas compactas da atualidade.
No generoso espaço, o motociclista esconde-se facilmente atrás da enorme carenagem. Equipada com quatro faróis, a Ninja também mostra sua vocação para o turismo. Boa proteção aerodinâmica, iluminação e conforto, além de um tanque de 22 litros.
Confortável o piloto tem a sua frente dois mostradores analógicos com a velocidade e giros do motor. Conta ainda com uma pequena tela de cristal líquido com as informações de praxe: hodômetros total e parciais, nível de combustível, relógio e um útil indicador de marcha engatada.
Mercado
Não é preciso pensar muito para saber que a principal concorrente da Kawasaki Ninja ZX-14 é a Suzuki Hayabusa GSX 1300R. Ambas têm motores potentes (197 cv na Hayabusa e 203 cv na ZX-14), porte avantajado e dupla personalidade: apostam em esportividade, mas sem deixar de lado a proposta touring. Cada uma tem suas qualidades, enquanto a Suzuki traz seletor eletrônico do modo de pilotagem para domar seu motor, a Kawa traz freios ABS.
Disponível apenas na versão com freios ABS e na cor preta, a Kawasaki Ninja ZX-14 tem preço sugerido de R$ 61.990,00, sem frete e seguro. Já a Suzuki Hayabusa é vendida em quatro opções de cores e sai por R$ 56.000, também sem frete e seguro.
Ficha técnica:
Motor: quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Diâmetro x Curso: 84,0 X 61,0 mm
Capacidade: 1.352 cm³
Potência Máxima: 203 cv a 9.500 rpm
Torque Máximo: 15,7 kgf.m a 7.500 rpm
Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica
Taxa de Compressão: 12,0 : 1
Partida: Elétrica
Câmbio: 6 velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Transmissão final: corrente
Suspensão:
Dianteira Garfo telescópico invertido com 117 mm de curso e totalmente ajustável
Traseira Balança monoamortecida com amortecedor a gás e 122 mm de curso
Freios:
Dianteiro Disco duplo de 310 mm em forma de pétala, pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos (ABS)
Traseiro Disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com 2 pistões opostos
Pneus:
Dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Traseiro 190/50ZR17M/C (73W)
Chassi: Monocoque em alumínio
Altura do Assento: 800 mm
Distância Mínima do Solo: 125 mm
Dimensões (C x L x A): 2.170 mm x 760 mm x 1.170 mm
Distância entre-eixos: 1.460 mm
Tanque de Combustível: 22 litros
Peso em ordem de marcha: 261 kg
Cores: Preta metálica
Preço: R$ 61.990,00
FOTOS: Gustavo Epifanio
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