Kawasaki lança versões 2018 dos modelos Ninja 650 ABS e Ninja 1000

Fabricante japonesa acaba de disponibilizar no mercado nacional dois novos lançamentos que passam a integrar a linha Sport 2018

Por Alexandre Ciszewski

A Kawasaki do Brasil anunciou nesta terça-feira (13/06), o lançamento de dois novos modelos para o mercado nacional, que passam a integrar a linha Sport 2018 da marca japonesa por aqui. A consagrada Ninja 650 ABS retorna às concessionárias com diversas atualizações. De acordo com a fabricante de Akashi, o novo modelo ficou mais leve, econômico, e, principalmente, priorizou o desempenho nas médias e baixas rotações. A outra novidade fica por conta da reformulação da Ninja 1000. O modelo de alta cilindrada chega à terceira geração com um visual ainda mais esportivo e com a eletrônica totalmente renovada. 

As novas máquinas chegam aos concessionários da marca japonesa no país com preços sugeridos de R$ 33.990 para Ninja 650 ABS, na cor preta (Metallic Spark Black), e de R$ 34.990 para a Ninja 650 ABS SE, na cor verde (Lime Green KRT Edition), e de R$ 56.990 para a Ninja 1000 ABS, na cor preta (Metallic Spark Black), e de R$ 59.990 para a Ninja 1000 Tourer ABS, na cor verde (Candy Lime Green).

Os desenvolvedores japoneses optaram por deixar a nova Ninja 650 ABS 2018 com aspecto mais agressivo e inspirada nas versões SuperSport da marca. Então o lançamento recebeu nova carenagem frontal, uma rabeta ainda mais compacta e lançada para cima e uma modificação no formato do farol. Já a lanterna traseira ganhou lâmpadas de LED que formam a letra X e dão um aspecto bastante esportivo à motocicleta.

Equipamento utilizado durante o teste: Capacete Bell Helmets Star Pace Black Red, Protetor de Coluna Alpinestars Nucleon KR-1 Macacão Alpinestars Motegi V2, Luva Alpinestars SP-8 V2 e Botas Alpinestars SMX-6 V2

Seu painel de instrumentos é moderno e conta com display em LCD, velocímetro e indicador de marchas digitais. Além das funções tradicionais, como hodômetros total e parcial, média do consumo de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e relógio, a nova Ninja 650 ABS traz também uma luz que sugere o momento mais indicado para a realização da troca das marchas baseado na rotação do motor.

Seguindo a Kawasaki Z 650, apresentada no mês passado no Brasil, o modelo bicilíndrico de 649cc ganhou ainda mais performance nas médias e baixas rotações. O intuito da marca japonesa foi priorizar a pilotagem diária. Assim, a Ninja 650 ABS 2018 entrega uma potência suave abaixo das 3.000 rotações (rpm), fato que permite ao piloto ter maior confiança para explorar o acelerador nas rotações mais altas.

Outro destaque da nova Ninja 650 ABS é a relação entre peso e economia. O modelo enxugou 15 quilos em relação à versão anterior e com isso baixou, em média, 6,8% seu consumo de combustível. Diversos fatores contribuíram para isso. Entre eles estão a utilização de novas tecnologias, como cilindros do tipo open-deck e mudanças no design da balança traseira e do quadro, que ficaram mais leves.

A Ninja 650 ABS 2018 traz ainda nova alavanca de câmbio do tipo Link, a tecnologia de embreagem Assistida & Deslizante – desenvolvida especialmente para as pistas pela equipe Kawasaki Racing Team – e os freios no formato margarida com diâmetro de 300 mm na frente e 220 mm na traseira.

- Confira o vídeo das novas Kawasaki Ninja 650 ABS e Ninja 1000:



Já o segundo lançamento da Kawasaki é a Ninja 1000 ABS 2018. A motocicleta de 1.043 cm³ de cilindrada chega ao mercado brasileiro com um visual renovado e com a parte eletrônica totalmente modernizada. A superesportiva de quatro cilindros e potência máxima de 142 cavalos recebeu a última versão do software de modelagem avançada da Kawasaki para o desenvolvimento de um quadro com curvas suaves e um mínimo de soldas, garantindo um nível de tensões extremamente baixo.

 

O KCMF (Kawasaki Cornering Management Function) gerencia os diversos parâmetros de motor e chassi e ajusta a intensidade de frenagem, através do KIBS e a potência ideal (Controle de tração KTRC), para uma transição suave entre aceleração e retomada ao percorrer curvas.

Sobre os freios, a Ninja 1000 ABS 2018 está equipada com um sistema de gerenciamento de alta precisão, o KIBS - Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System. Por meio de sensores de velocidade nas duas rodas, o sistema monitora a pressão hidráulica da pinça dianteira e coleta diversas informações da ECU (Unidade de Controle Eletrônico) do motor. Com isso, o KIBS evita uma possível perda de performance nos momentos de frenagem.

A superesportiva ganhou um design mais agressivo, com novas linhas e uma carenagem frontal semelhante às utilizadas nas motociclistas de competição. Assim como nos lançamentos mais recentes da Kawasaki, a Ninja 1000 ABS 2018 traz ainda iluminação em LED em seu farol duplo, o que aumenta a intensidade e o alcance da luz.

Visando mais conforto, o para-brisa com bolha dupla da Ninja 1000 ABS foi modificado e agora está 15mm mais alto no centro, o que ajuda evitar turbulências e reduz o impacto do vento. O equipamento ainda traz três regulagens de altura. Por fim, o painel de instrumentos recebeu um novo layout. Entre as novidades estão uma tela de LCD com velocímetro digital, indicador de posição de marchas e de temperatura externa. 

Além da versão Standard na cor preta, a Ninja 1000 estará disponível na versão Tourer na tradicional cor verde, com um completo pacote de acessórios de série como slider, protetor de motor, tank pad e knee pad. Outros diferenciais da versão Tourer são a bolha fumê, que confere à motocicleta um visual ainda mais atraente, e uma tomada de 12V para maior comodidade.

Primeiras impressões
A grande novidade dos modelos, além do design mais agressivo, fica por conta da tecnologia de embreagem assistida e deslizante. Durante o test ride, realizado com trechos de piso molhado e escorregadio no interior de São Paulo, na região de Morungaba (SP), foi possível notar a agilidade e a leveza da nova Kawasaki Ninja 650. Assim como aconteceu com a Z650, o grande destaque fica por conta da suavidade na pilotagem. Já ao pilotar a nova Kawasaki Ninja 1000 ABS, tanto a versão standard como a versão Tourer, ficou evidente o conforto aliado ao forte desempenho do motor tetracilíndrico. Destaque ainda para o seu peso, que em ordem de marcha é de 235 kg, porém, ao acelerar, a motocicleta desliza pelo asfalto e parece ainda mais leve. Os freios funcionam de maneira extremamente precisa e segura, parando as motocicletas perfeitamente quando exigidos, até mesmo em situações mais extremas, com o asfalto molhado e com detritos.

FICHAS TÉCNICAS
 
Kawasaki Ninja 650 ABS
Motor Refrigeração líquida, 4 tempos, bicilíndrico
Cilindrada 649 cm³
Potência 50,2 kW (68 cv) a 8.000 rpm
Torque 5,7 Nm (6,7 kgfm) a 6.500 rpm
Diâmetro x curso 83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão 10,8 : 1
Sistema de válvulas DOHC, 8 válvulas
Sistema de combustível Injeção de combustível: 36 mm x 2 válvulas de aceleração
Ignição Digital
Partida Elétrica
Lubrificação Forçada, cárter semi-seco
Transmissão 6 marchas
Transmissão final Corrente
Embreagem Manual, discos múltiplos em banho de óleo
Chassis Treliça, aço de alta tensão
Rodas/Pneus dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Rodas/Pneus traseiro 160/60ZR17M/C (69W)
Suspensão dianteira Garfo telescópico de 41 mm
Suspensão traseira Amortecedor horizontal do tipo Back-link com ajuste de pré-carga
Freio dianteiro Discos duplos semi flutuantes em formato de margarida com 300 mm pistões duplos
Freio traseiro Disco em formato de margarida com 220 mm pistão simples
Comprimento total 2.055 mm
Largura total 740 mm
Altura total 1.135 mm
Entre eixos 1.410 mm
Distância ao solo 130 mm
Altura do assento 790 mm
Peso em ordem de marcha 193 kg
Tanque de combustível 15 litros
 
 
Kawasaki Ninja 1000 ABS
Motor Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 cilindros
Potência 104,5 kW (142 cv) a 10.000 rpm
Torque 111,0 Nm (11,3 kgfm) a 7.300 rpm
Cilindrada 1.043 cm³
Diâmetro x curso 77,0 x 56,0 mm
Taxa de compressão 11,8 : 1
Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível Injeção de combustível: 38 mm x 4 com aceleradores secundários ovais
Ignição Digital
Partida Elétrica
Lubrificação Forçada, cárter úmido
Transmissão 6 marchas, retorno
Transmissão final Corrente
Embreagem Manual, discos múltiplos em banho de óleo
Rodas/Pneus dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Rodas/Pneus traseiro 190/50ZR17M/C (73W)
Suspensão dianteira Garfo invertido de 41 mm com amortecimento de compressão e retorno e ajuste da pré-carga da mola
Suspensão traseira Horizontal do tipo Back-link, amortecedor com gás com amortecimento de retorno e ajuste da pré-carga da mola
Freio dianteiro Discos duplos semi flutuantes em formato de margarida com 300 mm Monobloco, fixação radial, 4 pistões opostos
Freio traseiro Disco em formato de margarida com 250 mm pistão simples
Comprimento total 2.100 mm
Largura total 790 mm
Altura total 1.185 mm
Entre eixos 1.440 mm
Distância ao solo 130 mm
Altura do assento 815 mm
Peso em ordem de marcha 235 kg
Tanque de combustível 19 litros
 
Texto: Alexandre Ciszewski
Fotos: Kawasaki/Divulgação
Vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br
Agradecimento especial: Star Racer, Alpinestars e Bell Helmets

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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