Kawasaki lança nova Z900 no Brasil em versão única com ABS

Naked agressiva da fabricante japonesa conta com motor de 948 cm3 e quatro cilindros em linha que entregam 125 cavalos de potência e 10,1 kgfm de torque

Por Alexandre Ciszewski

A Kawasaki anunciou nesta terça-feira, dia 26 de setembro, o lançamento da agressiva naked Kawasaki Z900 no Brasil, em versão única com ABS, disponível nas concessionárias do País a partir do mês de outubro, nas cores preta (fosco), cinza (perolizada) e verde (metálica), com preço público sugerido partindo dos R$ 41.990,00. A motocicleta foi inicialmente apresentada no Salão de Motos de Milão (EICMA), que aconteceu na Itália, em novembro de 2016. O modelo substituirá a consagrada Z800 e coexistirá com a Z1000.

São quatro cilindros em linha e comando duplo de válvulas no motor de 948 cc. Cada cilindro tem quatro válvulas e é alimentado por um injetor de gasolina da marca Kehin, entregando um ótimo desempenho: 125 cv a 9.500 rpm e torque de 10,1 kgfm a 7.700 giros.
 
- Confira o vídeo da nova Kawasaki Z900
 

Rodas em liga leve de 17 polegadas usam pneus Dunlop 120/70 ZR, na frente, e 180/55 ZR atrás. Equipada com sistema de freios ABS, usa disco duplo na dianteira, 300 mm, que são “alicatados” por pinças de quatro pistões. Na traseira o disco único, de 250 mm, usa pinça de um pistão. A suspensão dianteira usa garfos invertidos (upside-down) com regulagem total e curso de 120 mm. Na traseira o sistema também permite a regulagem e oferece 140 mm de curso.



Primeiras impressões:
A naked agressiva da fabricante japonesa conta com um poderoso motor de 948 centímetros cúbicos e quatro cilindros em linha que entregam 125 cavalos de potência a 9.500 rpm e torque máximo de 10,1 quilos a 7.700 giros. É preciso saber dosar bem a mão para não tomar sustos com essa forte motocicleta, que não conta com controle de tração, por exemplo, um item que poderia ajudar na pilotagem da nervosa Kawasaki Z 900. Saídas mais fortes levantam a dianteira com facilidade. Para torná-la ainda mais agressiva, a Z900 vem equipada com câmbio de seis marchas e embreagem deslizante.
 
A suspensão dianteira usa garfos invertidos (upside-down) com regulagem total e curso de 120 mm. Na traseira o sistema também permite a regulagem e oferece 140 mm de curso. Ainda sobre a ciclística, o novo quadro em treliça foi inspirado na H2R e pesa somente 13,5 kg, fazendo com que a motocicleta se comporte muito bem nas curvas.



O banco baixo (a apenas 795 mm) oferece a sensação de segurança para os pilotos de menor estatura, ainda mais por conta do peso reduzido do modelo – de apenas 210 kg em ordem de marcha – e o baixo centro de gravidade. Falando em segurança, os freios cumprem muito bem seu papel, parando com excelência em situações de emergência, com os grandes discos dianteiros de 300 mm e o disco único de 250 mm na traseira.
 
Seu painel é bem simples, mas bonito, e conta com hodômetro total, e dois parciais, e computador de bordo, que mostra tanto o consumo médio ou imediato, e quanto a moto percorrerá com o combustível restante. Por ser todo preto, porém, diversas vezes a visualização acaba ficando prejudicada por conta do reflexo do sol. Com capacidade para 17 litros de combustível, o computador de bordo chegou a registrar um consumo médio de 18 km/l, entregando uma autonomia que ultrapassa os 300 quilômetros. Mas quem quer acelerar uma moto como essa não deve estar muito preocupado com quanto ela vai "beber", certo?

 
 
O estilo agressivo Z supernaked da Z900 combina elementos de design sugomi com um conjunto de carenagens elegantes e contínuas aliado a um motor condensado e compacto. Os elementos chave do design sugomi, como a sua posição de ataque agachada, com a cabeça baixa e com a rabeta levantada, dão à Z900 um silhueta distinta. A Kawasaki pecou, porém, em não colocar LED também no conjunto óptico dianteiro.

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Assista:



Equipamento utilizado durante o teste: Capacete Bell Helmets Star Pace Black Red, Protetor de Coluna Alpinestars Nucleon KR-1 Macacão Alpinestars Motegi V2, Luva Alpinestars SP-8 V2 e Botas Alpinestars SMX-6 V2

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Ficha Técnica - Kawasaki Z900

MOTOR    
Tipo   Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 em linha
Cilindrada   948 cm3
Diâmetro x curso   73,4 x 56,0 mm
Taxa de compressão   11,8 : 1
Sistema de válvulas   DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível   Injeção de combustível: ø36 mm x 4 com válvulas de aceleração
Ignição   Digital
Partida   Elétrica
Lubrificação   Lubrificaçao forçada, cárter úmido
PERFORMANCE    
Potência máxima   92,2 kW (125 CV) a 9.500 rpm
Torque máximo   98,6 N.m (10,1 kgf.m) a 7.700 rpm
     
TRANSMISSÃO    
Transmissão   6 velocidades, retorno
Transmissão final   Por corrente
Relação de redução primária   1,627 (83/51)
Relações de marcha: 1a   2,692 (35/13)
2a   2,059 (35/17)
3a   1,650 (33/20)
4a   1,409 (31/22)
5a   1,222 (33/27)
6a   1,034 (30/29)
Relação de redução final   2,933 (44/15)
Embreagem   Manual, discos múltiplos em banho de óleo
     
QUADRO    
Tipo   Quadro de aço em treliças
Curso da roda: Dianteira   120 mm
Traseira   140 mm
Pneus: Dianteiro   120/70ZR17M/C (58W)
Traseiro   180/55ZR17M/C (73W)
Ângulo de cáster (inclinação)   24,5o
Trail   103 mm
Ângulo de esterçamento (esq/dir)   33o / 33o
     
SUSPENSÃO    
Dianteira   Garfo invertido de ø41 mm com amortecimento
    de retorno e ajuste da pré-carga da
    mola
Traseira   Tipo horizontal Back-link com amortecimento
    de retorno e ajuste da pré-carga da
    mola
     
FREIOS    
Dianteiro: Tipo   Duplo com discos semi-flutuantes de ø300 mm
Pinça   Dupla com 4 pistões opostos
Traseiro: Tipo   Disco de ø250 mm
Pinça   De 1 pistão
     
DIMENSÕES    
Comprimento total   2.065 mm
Largura total   825 mm
Altura total   1.065 mm
Entre eixos   1.450 mm
Distância ao solo   130 mm
Altura do assento   795 mm
Peso em ordem de marcha   210 kg
Capacidade do tanque   17 litros
de combustível  


Fotos: Kiko Tokuda/MOTO.com.br e Divulgação
Vídeo: Kiko Tokuda e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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