Kawasaki ER-6n, uma ótima opção para a cidade
O modelo Naked da marca japonesa carrega um motor de 649cc bicilíndrico de 72,1 cavalos de potência.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Roberto Brandão Filho
O modelo naked da Kawasaki, a ER-6n, é uma ótima escolha para aqueles motociclistas que desejam uma moto fácil de pilotar, com uma tocada tranqüila, mas ao mesmo tempo com bom desempenho no uso urbano e em viagens. Seu motor compacto de dois cilindros é bem elástico e fácil de comandar, com uma performance bem amigável. Sem despejar muitos cavalos de potência, 72,1 para ser mais exato, essa motocicleta de 649 cilindradas é montada em Manaus (AM) e é a Naked da categoria mais em conta do país. O modelo 2011 pode ser seu por um preço R$ 26.660 na versão Standard e R$ 28.880 com ABS (frete incluso).
Seu motor bicilíndrico DOHC, refrigerado a água, com 8 válvulas e injeção eletrônica oferece uma resposta rápida e muito macia, especialmente nas baixas e médias rotações. A distribuição da potência é bem linear e foi ajustada para permitir uma maior confiança até para os pilotos mais iniciantes, que podem “enrolar o cabo” sem medo de perder o controle da máquina.
A soma da excelente resposta do motor em médias rotações, seu peso de apenas 174 kg a seco e a altura do assento (78,5 cm do solo) transformam essa motocicleta numa ótima companheira para a cidade. Por essas características e seu bom ângulo de esterço, a ER-6n é uma ótima opção para aqueles que estão entrando no mundo das motos “maiores”. Ao girar o manete do acelerador, uma sensação de leveza e força toma o piloto, que confiantemente sente vontade de “sentar a mão” e ver até onde essa moto pode levá-lo.
Além de fácil e gostosa de pilotar, ela é bem confortável. O chassi e seu motor formam um conjunto bem estreito, o que permite ao piloto manter os pés e joelhos bem próximos. A soma dessas características com a relação ideal entre o guidão, assento e pedaleiras resultaram em uma posição natural e confortável para a maioria dos pilotos.
Os dois discos dianteiros de 300 mm e o disco traseiro de 220 mm em formato de pétala garantem uma boa capacidade de frenagem ao modelo, ainda mais o equipado com ABS, que funciona perfeitamente em reações rápidas.
O painel de instrumentos tem design moderno, mas seu velocímetro analógico com conta giros digital dificulta um pouco a leitura do piloto. O contrário seria mais simples, já que com apenas uma olhada de relance o piloto já saberia a que velocidade está. O painel LCD Multifuncional conta com marcador de combustível, relógio e odômetro total e dois parciais.
O conjunto ótico dianteiro é formado por dois faróis dispostos um sobre o outro de forma angulada, o que contribui para o visual arrojado da ER-6n. Na traseira, a fina lanterna com LED´s, a rabeta e o assento formam um desenho único e elegante.
Além de tudo isso, o novo modelo teve a vibração característica dos motores de dois cilindros reduzida, graças à de peças de borracha utilizadas – como os coxins, suportes do guidão e pedaleiras.
Para aqueles que têm a moto como principal meio de transporte, a ER-6n é uma ótima opção, principalmente por seu preço inferior em comparação às suas concorrentes. É um modelo que não oferece tanto desempenho, mas é uma ótima compra para quem visa economia de tempo e de dinheiro.
Ficha Técnica:
Motor: 4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada: 649 cc
Diâmetro x curso: 83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Sistema de válvulas: DOHC, 8 válvulas
Potência máxima: 53 kW (72,1 CV) / 8.500 rpm
Torque máximo: 66 N•m (6,7 kgf•m) / 7.000 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida: Partida elétrica
Sistema de lubrificação: Lubrificação forçada (cárter úmido)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro: Diamond em aço de alta elasticidade
Inclinação / Trail: 24,5° / 102 mm
Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 41 mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor com pré-carga da mola ajustável
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 125 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.): 35° / 35°
Dimensões C x L x A: 2.100 mm x 760 mm x 1.100 mm
Distância entre eixos: 1.405 mm
Distância do solo: 140 mm
Altura do assento: 785 mm
Capacidade do tanque: 15,5 litros
Peso em ordem de marcha: 200 kg
Cores: Pearl Blazing Orange, Ebony, Pearl Stardust White
Preço: R$ 26.660 na versão Standard e R$ 28.880 com ABS (frete incluso).
*Jornalista utilizou Capacete Nexx XR-1 Tricompost, calça Joe Rocket e jaqueta Joc Summer
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