Kawasaki Er-6n, uma naked versátil
Perfeita para o uso urbano, este modelo bicilíndrico de 650cc também garante boas emoções em uma viagem
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Leandro Lodo
Para testar o caráter aventureiro da Kawasaki Er-6n, saímos de São Paulo e percorremos aproximadamente 1000 km, entre ida e volta, até a cidade de Barretos (SP), para um dos maiores encontros de motociclistas do Brasil, o Barretos Motorcycle, evento realizado nos dias 27, 28 e 29 de abril.
A Kawasaki Er-6n é um dos modelos montados na fábrica da Kawasaki no Brasil, no Pólo Industrial de Manaus (MA) e, por consequência disso, apresenta um preço bem competitivo, R$ 23.990 para a versão Standard e 25.990 para a versão ABS. O mesmo não acontece com outros modelos, que mantiveram seus preços mesmo após a nacionalização.
Condizente com a sua proposta urbana, seu compacto motor de dois cilindros paralelos de 649cc, é capaz de gerar 72,1 cv a 8.500 rpm e possui boas respostas em baixas e médias rotações, empinando facilmente a roda dianteira se “dermos mão” logo que o semáforo abrir. Em altas rotações, as respostas são mais sutis e o ganho de velocidade é sentido aos poucos.
Entretanto, o dono de uma Kawasaki Er-6n não precisa ficar limitado somente ao perímetro urbano. Quem possui uma naked desta também pode sentir grandes emoções durante uma viagem. Claro que a falta de proteção aerodinâmica atrapalha um pouco em alta velocidade, mas nada que nos tirasse o prazer de pilotagem durante os quase 1000 quilômetros percorridos entre ida e volta de São Paulo até Barretos.
O freio dianteiro desta máquina é composto por disco duplo de 300 mm em formato de margarida, mordido por pinça com pistão duplo. Já o freio traseiro, simples, de 220 mm, também em formato de margarida, é mordido por pinça com pistão simples. Ambos formam um conjunto de freios excepcional, ainda mais na versão com o sistema antibloqueio (ABS).
Seu consumo quase foi de encontro com a capacidade do seu tanque de combustível, 15,5 litros de capacidade do tanque para 15,3 quilômetros percorrido por litro de gasolina. Como seu tanque não tem uma capacidade que permite grande autonomia, fique atento aos postos de combustíveis nas estradas e, se preciso, entre em alguma cidade. De São Paulo a Barretos reabastecemos 3 vezes.
A suspensão traseira tem monoamortecedor com pré-carga da mola ajustável com curso de 125 mm, enquanto a suspensão dianteira é composta por garfo telescópico de 41 mm e curso de 120 mm. Aqui uma ressalva para a suspensão dianteira, que poderia ser do tipo Upside down (invertida), diminuindo as oscilações ao guidão.
O painel de instrumentos tem conta-giros digital e velocímetro analógico - a inversão não deu muito certo. Apesar de o painel agradar pelo seu visual moderno, o velocímetro analógico se confunde com um conta-giros. Ambos, velocímetro e conta-giros, poderiam ser digitais! Outras funções como marcador de combustível, relógio, odômetro total e dois odômetros parciais também podem ser visualizadas no painel.
O design moderno combinado com a facilidade e conforto na pilotagem, principalmente no uso diário, fazem da Kawasaki Er-6n uma excelente opção para aqueles que querem avançar mais um degrau para uma moto de maior porte, já que não temos muitas opções entre as 250cc e as 600cc.
Além disso, seu preço é até bastante adequado para uma moto com estas qualidades e o seguro é de longe menor que os das concorrentes de quatro cilindros. Agora, o que é bom pode ficar ainda melhor, a nova versão já é comercializada na Europa e, apesar de receber basicamente as mesmas especificações técnicas, seu design está surpreendente.
O jornalista usou nos testes capacete, jaqueta, calça e luvas Joe Rocket e botas Tutto Moto, que podem ser encontrados nas lojas Nacar Motorcycles e no site www.nacar.com.br
Serviço
Cotação de Seguro (*)
R$ 2.600 (somente contra roubo)
Sem franquia
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
Fone: (11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
FICHA TÉCNICA:
Motor: 4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada: 649 cc
Diâmetro x curso: 83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Sistema de válvulas: DOHC, 8 válvulas
Potência máxima: 53 kW (72,1 CV) / 8.500 rpm
Torque máximo: 66 N•m (6,7 kgf•m) / 7.000 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida: Partida elétrica
Sistema de lubrificação: Lubrificação forçada (cárter úmido)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro: Diamond em aço de alta elasticidade
Inclinação / Trail: 24,5° / 102 mm
Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 41 mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor com pré-carga da mola ajustável
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 125 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.): 35° / 35°
Dimensões C x L x A: 2.100 mm x 760 mm x 1.100 mm
Distância entre eixos: 1.405 mm
Distância do solo: 140 mm
Altura do assento: 785 mm
Capacidade do tanque: 15,5 litros
Peso em ordem de marcha: 200 kg
Cores: Persimmon Red, Light Green e Metalic Spark Black
Preço: R$ 23.990 na versão Standard e R$ 25.990 com ABS
Fotos: Paulo Souza/ Leandro Lodo
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