Honda VFR 1200F: Seu destino é a estrada

Nova sport touring aposta no crescimento dos consumidores das motos de alta cilindrada

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

A Honda acaba de desembarcar no país com uma nova opção para o consumidor de motocicletas de alta cilindrada. Derivada do conceito V4, apresentado no Intermot Bike Show 2008, na Alemanha, a VFR 1200F oferece um bom pacote de design e tecnologia por R$ 69,9 mil.

A começar pelo motor de construção compacta e leve que permitiu baixar a altura do assento em 815 mm, o sistema de transmissão com dupla embreagem e a carenagem de dupla camada.

O motor que equipa a VRF 1200F é um 4 cilindros em V a 76º, de 1.237 cm³ com potência de  172,7 cavalos a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgfm a 8.250 rpm. Segundo o fabricante, o propulsor entrega cerca de 90% do torque já na faixa dos 4.000 rpm.

A transmissão com dupla embreagem (DCT - Dual Clutch Transmission), semelhante às instaladas nos carros da Honda, permite mudar as marchas nos modos automático (AT) e manual (MT). No modo manual, as trocas seqüenciais são feitas por meio de botões “+” e “-” no punho esquerdo. Não o há manete da embreagem.

O acionamento da transmissão é eletrônico com embreagens independentes para as mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e pares (2ª, 4ª e 6ª). Com isso a marcha seguinte ou anterior está sempre engatada pelo segundo conjunto. O sistema possibilita mudanças mais rápidas e sem trancos.

O motociclista pode escolher três modos de funcionamento, controlados no punho direito: “D” para uma condução econômica, “S” para uma pegada mais esportiva e o modo MT (manual) de seis velocidades.

Esse tipo de transmissão ainda permite ao motociclista modificar o comportamento da moto. Na estrada o modo esportivo aumenta o giro do motor nas trocas de marcha e permite ultrapassagens e retomadas com mais energia e segurança. O modo automático garante um rodar suave, ideal para viagens longas e com estrada livre.

O design da VFR 1200F, além do visual moderno, tem como destaque a carenagem de dupla camada (Dual Layer), que contribui para a aerodinâmica e esconde as fixações. O desenho do tanque, apesar de volumoso, encaixa bem nas pernas e na cintura do motociclista, deixando a pilotagem menos cansativa.

O painel de instrumentos apresenta todas as informações importantes para o piloto com conta-giros analógico, display com velocímetro e indicadores de combustível, temperatura, consumo e de marcha. O escape com desenho triangular e os piscas nos retrovisores também têm o seu apelo.

Se o motor VRF 1200F tem energia de sobra, o sistema de frenagem não fica para trás e mostram eficiência. O freio dianteiro tem discos de 320 mm com pinças de seis pistões. Na traseira atua um conjunto de pistão duplo e disco de 276 mm. O sistema funciona com ABS Combined que controla a distribuição da força de frenagem nas duas rodas.

Para as paradas em aclives e declives um providencial freio de estacionamento também pode ser acionado no punho esquerdo.

A suspensão telescópica dianteira e a traseira monobraço em alumínio têm calibragem adequada para o porte da VRF 1200F. O funcionamento da transmissão por eixo cardã também contribui para um bom acerto entre tecnologia, equilíbrio e segurança.

Para atender aos anseios do consumidor de uma legítima sport touring, a nova estradeira da Honda possui pontos de fixação que permitem a instalação de bauletos laterais (opcionais) e a necessária bag de ferramentas sob o assento pode ser acessada por uma fechadura próxima da lanterna.

FICHA TÉCNICA
Motor
1236,7 cm³, OHC, 4 cilindros em V, refrigeração líquida
Potência máxima 172,7 cv a 10.000 rpm
Torque máximo 13,2 kgfm a 8.750 rpm
Diâmetro X Curso 81,0 x 60,0 mm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão 12,0 : 1
Sistema de partida Elétrico
Transmissão 6 velocidades, engrenadas automaticamente ou manualmente
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Ignição Eletrônica
Capacidade do tanque 18,5 litros (6,4 litros de reserva)
Óleo do motor 4,9 litros (3,6 litros para troca)
Chassi Diamond frame (Alumínio)
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Pro-Link
Freio dianteiro A disco, com 320 mm de diâmetro e pinças de seis pistões
Freio traseiro A disco, com 276 mm de diâmetro e pistão duplo
Pneu dianteiro 120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55ZR 17M/C (75W)
Dimensões (c x l x a) 2244 x 740 x 1222 mm
Distância entre-eixos 1545 mm
Altura mínima do solo 128 mm
Altura do assento 815 mm
Peso seco 264 kg
Cor vermelha metálica e preta metálica
Preço sugerido R$ 69,9 mil


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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