Honda Pop 110i 2018 é prática e econômica para o dia a dia

Modelo de entrada da fabricante da asa cumpre o que promete, com economia e praticidade em primeiro lugar, para quem quer deixar de usar o transporte público

Por Alexandre Ciszewski

Tem quem não goste, mas para a cidade, a Honda Pop 110i 2018 é uma CUB feita na medida. Equipada com um motor monocilíndrico de 109,1cc, ela entrega 7,9 cavalos de potência máxima a 7.250 rpm e 0,90 kgfm de torque a 5.000 rpm. Ela obviamente não se destaca por conta de sua potência e torque, mas sim pela proposta que a Honda assumiu com esta moto de entrada: enfrentar os grandes centros urbanos com praticidade e economia de combustível. Seu preço sugerido é de R$ 5.570,00.

O modelo tem câmbio de quatro velocidades, com embreagem, e não semi-automático, como é o caso da Honda Biz. Mas, atenção, diferente das motocicletas, a Honda Pop 110i aumenta todas as marchas para baixo e reduz para trás (com o calcanhar). Por isso é preciso estar atento quando começar a pilotar esta CUB para evitar trocas de marcha erradas e alguns "solavancos". 

A Honda Pop 110i é bem leve, pesando apenas 87 kg, e, por isso, podemos observar toda a sua agilidade e facilidade para passar entre os carros no trânsito de São Paulo. Seu torque e potência, citados acima, são mais que suficientes para uma tocada boa na cidade. Ainda mais com limites de velocidade de 50 e 60 km/h. Seu painel é bem simples e de fácil visualização, com velocímetro, hodômetro total, luzes espia e indicadoras de neutro e combustível na reserva. O modelo conta apenas com partida a pedal, mas é algo que não chega a incomodar e é mera questão de costume, diferente da Biz 110i que tem também partida elétrica.

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O grande trunfo da Honda Pop 110i fica para a economia. Durante os testes conferimos um consumo médio de 55 km por litro. Como ela conta com um pequeno tanque de combustível com capacidade para 4,2 litros, com essa média é possível obter cerca de 230 km de autonomia com um tanque. Isso, é claro, depende da tocada e também do peso do piloto (e garupa).

O banco é confortável e não cansa mesmo durante períodos longos rodando pela cidade, tanto para piloto como para garupa, o que é beneficiado pelo conjunto de suspensão da Honda Pop 110i, garfo telescópico convencional com 100 mm de curso na dianteira e balança com dois amortecedores de 83 mm de curso na traseira.

A motocicleta é uma ótima opção, porém existem alguns pontos que podem, e devem, ser melhorados, ainda mais porque dizem respeito à segurança do motociclista. Os pneus, muito finos (60 / 100 – 17 na roda dianteira, e 80 / 100 – 14 na roda traseira, deixam a motocicleta instável e fazem com que o motociclista tenha que redobrar a atenção com os buracos e fendas presentes no asfalto. Os freios, tambor de 110 mm nas duas rodas, passam insegurança em frenagens mais fortes, precisando redobrar a atenção ao frear e abusar do freio-motor.

Para concluir, a Honda Pop 110i cumpre seu papel: é uma boa opção para a proposta indicada. Quem procura economia e praticidade, em primeiro lugar, e quer se livrar do caos que se tornou o transporte público em diversas cidades, acaba optando pela pequena CUB, já que o visual do modelo não chega a ser fator determinante.

Ficha Técnica Completa:
MOTOR
Tipo: OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 109,1cc
Potência máxima: 7,9 cv a 7.250 rpm
Torque máximo: 0,90 kgf.m a 5.000 rpm
Transmissão: 4 velocidades
Sistema de partida: Pedal
Diâmetro x Curso: 50,0 x 55,6 mm
Relação de Compressão: 9,3:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 4 Ah
Farol: 35/35 W
CAPACIDADES
Tanque de combustível/Reserva: 4,2 litros
Óleo do motor: 1,0 litro
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 1843 x 745 x 1033 mm
Distância entre eixos: 1234 mm
Distância mínima do solo: 141 mm
Altura do assento: 749 mm
Peso seco: 87 kg
CHASSI
Tipo: Monobloco
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 100 mm
Suspensão traseira/Curso: Dois amortecedores / 83 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A tambor / 110 mm
Freio traseiro/Diâmetro: A tambor / 110 mm
Pneu dianteiro: 60/100 - 17
Pneu traseiro: 80/100 - 14
Preço público sugerido: R$ 5.570,00

Texto e fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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