Arthur Caldeira
Recém-chegada ao Brasil, o modelo 2007 da Harley-Davidson Softail FX traz algumas mudanças: pneu traseiro mais largo (200 mm), nova pintura no motor de maior capacidade cúbica e o câmbio Cruise-Drive com seis marchas.
Todas essas novidades deixaram a moto mais moderna, porém a Harley FX não abandonou suas origens. A mais básica da família Softail — modelos com amortecedores traseiros “escondidos” — manteve sua proposta de ser uma moto feita para a personalização.
Seu visual “clean” permite ao motociclista dar asas à imaginação e justificar a máxima de que “não existe uma Harley igual à outra”. Desde pedaleiras avançadas até o útil sissy-bar (encosto para a garupa) podem ser instalados no modelo, sem risco de enfeitar demais a motocicleta.
São mais de mil itens à venda para dar um toque pessoal e chamar a FX de sua moto. Cotada a R$ 47.900,00, é o modelo Harley mais barato acima das Sportster 883, porém já vem equipada com o novo motor Twin Cam 96B.
Menor consumo
O enorme V2, lançado pela marca neste ano, ganhou um curso maior dos pistões elevando sua capacidade para 1.584 cm³. As melhorias garantiram 17% a mais de torque máximo que o Twin Cam 88, versão anterior do V2 da Harley. Mesclando a tradicional refrigeração a ar com a moderna injeção eletrônica seqüencial e um sistema de exaustão de gases, oferece 11,7 kgf.m já nas 3.200 rpm.
Ajudado pelo câmbio reformulado, que tem a sexta marcha over-drive, o novo motor pode rodar em rotações mais baixas em última marcha (indicada por um número 6 aceso no painel sobre o tanque) — de acordo com a Harley, o propulsor gira 11% menos para manter a mesma velocidade. Em uma moto estradeira como esta, a novidade é bastante útil, pois deve reduzir o consumo e aumentar a autonomia do tanque de 18,9 litros.
A potência máxima não impressiona, 72 cv a 5.250 rpm, mas garante uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h tranqüilamente. Pode-se querer acelerar mais, porém, a posição de pilotagem e o vento dificultam a vida de quem gosta de girar o acelerador e ver as rotações subirem.
Por que pressa?
É bom lembrar que velocidade e pressa para se chegar ao destino não combinam com a filosofia “easy rider” da Harley-Davidson. Ainda mais nessa Softail FX. Sentado no amplo banco “king and queen”, com os pés apoiados nas pedaleiras avançadas e de braços abertos no largo guidão, o motociclista pode passar muitas horas e rodar centenas de quilômetros na estrada. Só curtindo o torque e o ronco do motorzão.
O garfo dianteiro alongado e fino, com um pneu mais estreito e roda raiada, mantém a FX nos trilhos. O pneu traseiro mais largo, além do apelo visual, proporciona bastante estabilidade. As suspensões — telescópica na frente e bichoque atrás — sofrem um pouco nas vias urbanas, mas se sentem “em casa” nas estradas bem pavimentadas.
Essa Softail FX já vem de fábrica pronta para a estrada. Fica a cargo do motociclista apenas deixá-la ao seu gosto: com pedaleiras ainda mais avançadas, alforjes laterais, etc. O limite é a imaginação.
Ficha Técnica
Motor: Dois cilindros em “V”, 1.584 cm³, refrigeração a ar, 2 válvulas por cilindro
Potência máxima: 72 cv a 5.250 rpm
Torque máximo: 11,7 kgf.m a 3.200 rpm
Diâmetro x curso: 95.3 mm x 111.1 mm
Sistema de alimentação: Injeção eletrônica
Relação de compressão: 9,2:1
Sistema de partida: Elétrica
Câmbio: 6 marchas
Transmissão final: por correia dentada
Capacidade do tanque: 18,9 litros
Chassi: Berço duplo em aço tubular
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, tradicional, com 142 mm de curso
Suspensão traseira: Balança com dois amortecedores com curso de 109 mm
Freio dianteiro: Disco simples de 292 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco simples 292 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: Dunlop MH90-21
Pneu traseiro: Dunlop 200/55-17
Dimensões (C X L X A): 2.410 x 915 x 1.230 mm
Distância entre-eixos: 1.700 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Altura do assento: 672 mm com o piloto
Peso seco: 303 Kg
Cores: Preta, vermelha, prata
Preço público sugerido: R$ 47.900,00
Fotos: Mario Villaescusa.
Agência Infomoto
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário