Garini GR 250 T3: Quero ser uma HD

A motocicleta é uma cópia em miniatura da Harley-Davidson Heritage Classic e custa R$13.500,00.

Por Roberto Brandão

Aldo Tizzani

Para quem é completamente alheio ao mundo das duas rodas não seria impossível confundir a Garinni GR 250 T3 com a Harley-Davidson Heritage Classic. Já que ambos os modelos apresentam características semelhantes: motor de dois cilindros em “V”, painel de instrumentos sob o tanque, para brisa, faróis auxiliares, bolsas laterais, pedaleiras plataforma e encosto para o garupa. Guardando as devidas proporções, é claro, fica evidente que a custom da Garinni é uma cópia em miniatura da Harley. Mas qual é o problema? Nenhum. Hoje, a centenária marca norte americana é um ícone do segmento de duas rodas justamente por investir todos suas fichas em modelos clássicos.

De origem chinesa, a custom da Garinni foi lançada ano passado e agrada por seu estilo retrô, por sua posição de pilotagem e conforto. Como é de praxe nas custom, o motociclista fica sentado e não montado. Os braços ficam esticados e os pés apoiados em plataformas. Além disso, a moto conta com bancos individuais e até um encosto (sissy-bar) para o garupa, item que transmite maior conforto, principalmente em viagens. O preço sugerido é de R$ 13.500.

Motor e ciclística

A mini-custom da Garinni está equipada com motor OHC (comando simples no cabeçote) de dois cilindros em “V”, quatro tempos, refrigerado a ar e com 247 cm³ de capacidade cúbica. Apesar dos 24 cv a 8000 rpm de potência máxima e 1,60 kgf.m a 6000 rpm de torque máximo, o propulsor não tem o mesmo desempenho e força que sua principal concorrente, a Kasinski Mirage 250 - 30,9 cv e 2,25 kgf.m. Ainda carburada, a GR 250 T3 tem um melhor comportamento na estrada, já que o motor gosta de trabalhar cheio, ou seja, em giros mais altos. Em baixas rotações, a moto da Garinni deixa um pouco a desejar, já que tem a força (torque) de uma moto de 150 cm³. Por isso, seu habitat natural é realmente rodar por rodovias bem pavimentadas em viagens curtas de final de semana. A velocidade de cruzeiro é de 100 km/h.

Na parte ciclística, a moto custom da Garinni tem suspensão macia e freios de acordo com as necessidades do piloto. Na dianteira, o tradicional garfo telescópico e freio de disco simples de 260 mm de diâmetro, acionado por pinça de pistão simples. Na traseira, sistema de amortecimento bichoque com regulagem na pré-carga da mola e disco de freio simples de 120 mm de diâmetro, também com pinça de pistão simples.

O teste com a Garinni GR 250 T3 foi feito em pista fechada, com uma moto zero quilômetro. Desta forma o sistema de freio se mostrou um pouco borrachudo, porém temos que levar em consideração que as pastilhas ainda não tinham “casado” com os discos. Para auxiliar na segurança, equilíbrio e absorção de impactos, a mini-custom da Garinni está calçada com pneus Metzeler Perfect ME 77, com medidas 110/90 dianteira e 130/90 na traseira. Já as rodas, de aro 16 polegadas, são de liga leve.

Segurança e estilo

Para aumentar a segurança, a GR 250 T3 recebeu para brisa, que protege o piloto da vento, da chuva e também de pequenos objetos; faróis auxiliares para um melhor visualização em uma viagem noturna, além de um “mata-cachoro”.

Esbanjando estilo e muitos cromados, a moto da Garinni conta com painel de instrumentos sobre o tanque de combustível e informa velocidade e conta com hodômetros parcial e total. Além disso, os comandos que ficam nos punhos e os manetes são cópias dos usados na linha Harley. A GR 250 T3 também apresenta algumas engenhocas: partida por controle remoto e alarme – itens completamente supérfluos em um uma moto desta categoria.

Em função de sua configuração, motor “V2”, a Garinni GR 230 T3 é concorrente direta da Kasinski Mirage 250 (com preço promocional de R$ 13.400 até 31 de dezembro) e a Sundown V-Blade (R$ 13.629). Detalhe: de janeiro a novembro, a Garinni – empresa do Grupo Itapemirim – emplacou apenas 1.266 unidades, número que representa 0,09% do total do mercado. Para aumentar o volume de vendas, até o final de 2009 a marca quer chegar a 24 concessionárias em todo o Brasil.

Ficha Técnica
Motor: OHC, dois cilindros em “V”, quatro tempos, refrigerado a ar
Cilindrada: 247 cm³
Potência máxima: 24,1 cv a 8000 rpm
Torque máximo: 1,60 kgf.m a 6000 rpm
Ignição: Eletrônica tipo CDI
Partida: Elétrica
Câmbio: 5 velocidade
Transmissão: Corrente
Quadro: Tubular, berço duplo em aço
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico
Suspensão Traseira: Duplo amortecedor, com regulagem na pré-carga da mola
Pneu Dianteiro: 110/90 - aro 16"
Pneu Traseiro: 130/90 - aro 16"
Freio Dianteiro: Disco simples de 260 mm de diâmetro
Freio Traseiro: Disco simples de 120mm de diâmetro
Dimensões CxLxA: 2.160 mm x 750 mm x 1.100 mm
Distância do solo: 150 mm
Capacidade do tanque: 12,9 litros
Capacidade máxima de carga: 185 kg
Peso seco: 140 kg
Cor: Preto/Prata
Preço: R$ 13.500,00

Fotos: Mario Villaescusa


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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