Da pista para as ruas

Husqvarna SM610 i.e. vem disputar sozinha o segmento de supermotard de média cilindrada.

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

Nascida nas pistas de supermotard, a Husqvarna SM 610 i.e. já sai de fábrica com itens dignos de uma moto de competição: garfo invertido Marzocchi, amortecedor Sachs, balança de alumínio e freios Brembo. Mais novo lançamento da marca, representada no país pelo Grupo Izzo, vem disputar sozinha o segmento de “supermotard” de média cilindrada.

Assim como os outros três novos modelos (TE 610 e 510, off-road, e a SM 610), todos montados em Manaus (AM) pela Bramont, a SM 610 i.e. tem número de RENAVAM, homologação para ser emplacada e rodar nas ruas e estradas, apesar de seu caráter de pista. “É uma supermotard de rua, não é uma moto de competição”, alerta Carlãozinho Coachman, coordenador do departamento de competições do Grupo Izzo.

O teste na pista do Kartódromo da Granja Viana (SP) mostrou que a “Husq” 610 é divertida e profissional. A começar pelo visual ousado no melhor estilo “supermotard”. O farol gradeado e o pára-lama alto lembram mesmo as motos de competição.

Seu compacto painel digital com tela de LCD é completo e de fácil visualização. No design, destaque para o cano do escapamento que termina caprichosamente em uma ponteira com o símbolo da marca.

Motor esperto

O monocilíndrico de 576 cm³, quatro tempos, DOHC e com refrigeração líquida, é alimentado por uma moderna injeção eletrônica Mikuni. Por isso, responde rápido a qualquer movimento no acelerador. Em conjunto com o imponente escapamento produz um ronco grave e também 53 cv de potência máxima.

Bastava girar levemente o punho direito nas saídas de curva para que pudesse experimentar a sensação de “sair de traseira”. De início assusta um pouco, porém com o tempo passa-se a ter confiança na ciclística desta Husqvarna.

Além da suspensão invertida na dianteira, conta com balança traseira de alumínio monoamortecida. Completam o conjunto rodas aro 17’’, da grife Excel, calçadas com pneus Pirelli Diablo (120/70, na frente, e 150/60, atrás). Com tudo isso é só aprender a “brincar” de escorregar.

As retomadas da SM 610 i.e. são realmente impressionantes. O motor, como todo monocilíndrico, oferece bastante torque, suficiente para levantar a roda dianteira em alguns momentos. A velocidade final não pôde ser conferida, mas deve girar em torno dos 160 km/h. Entretanto, o divertido mesmo é arrancar rápido e sentir o “soco no estômago”.

Na hora de parar, mais tecnologia de ponta. Formado por um disco simples de 320 mm e pinça de quatro pistões, na dianteira, e disco de 220 mm e pinça simples, na traseira, o sistema de freio da marca Brembo estanca a SM 610. Para aqueles não acostumados com freios tão eficientes, é preciso certo cuidado para não errar na dose.

Proposta

Com banco estreito e posição de pilotagem ereta, a SM 610 não se propõe a oferecer o máximo de conforto. Mesmo porque uma longa viagem não está entre seus objetivos — seu tanque tem apenas 12,5 litros. Com preço de R$ 29.400,00, a nova Husqvarna SM 610 i.e. aparece como opção para quem quer uma moto diferenciada para rodar na cidade.

Surge também para agradar aos fãs do estilo supermotard — motos off-road com rodas e pneus street —, já que as customizações seguindo esta tendência são comuns no Brasil. Até agora, apenas a Sundown disponibilizava uma supermotard de fábrica, a STX Motard, com motor de 200cc. A nova Husq chega, portanto, sozinha para brigar pela preferência de motociclistas mais abonados.

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos, um cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida 
Capacidade cúbica: 576 cm³ 
Potência máxima: 53 cv (rotação não disponível) 
Torque máximo: não divulgado
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: corrente
Alimentação: injeção eletrônica Mikuni
Partida: Elétrica
Quadro: berço duplo em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido Marzocchi com ajustes de compressão e retorno
Suspensão traseira: Balança de alumínio com mono amortecedor Sachs
Freio dianteiro: Disco flutuante de 320 mm de diâmetro e pinça de quatro pistões
Freio traseiro: Disco flutuante com 220 mm de diâmetro e pinça simples
Pneu dianteiro: 120/70 -17
Pneu traseiro: 150/60-17
Comprimento total: 2.080 mm 
Distância entre eixos: 1.485 mm 
Altura do assento: 910 mm
Peso seco: 142,5 kg 
Tanque de combustível: 12,5 litros
Cores: Branca/vermelha
Preço: R$ 29.400,00

Fotos: Renato Duraes.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br