Corpo nu, alma esportiva

Nova Hornet mantém estilo naked, mas ganha motor mais esportivo e com injeção eletrônica.

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

Depois de muita expectativa, finalmente a nova geração da Honda CB 600F Hornet chega ao Brasil. Incomparavelmente superior à versão anterior em todos os aspectos, a Hornet 2008 mudou de cabo a rabo. Design inédito, novos quadro e balança traseira, suspensões reformuladas e um motor mais esportivo e compacto, alimentado por injeção eletrônica.

Todas essas mudanças na ficha técnica já seriam suficientes para dizer que a naked da Honda é uma moto totalmente nova. Mas algumas voltas na pista de testes, onde o modelo foi apresentado à imprensa, confirmaram que a nova Hornet está ainda melhor.

A começar pelo seu motor de quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas com duplo comando no cabeçote e refrigeração líquida, derivado da superesportiva CBR 600RR.

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Exposto, no melhor estilo naked (nu), o propulsor alimentado por injeção eletrônica oferece 102 cv de potência máxima a 12.000 rpm, contra os 96,2 cv da versão anterior. É atualmente a naked de 600cc mais potente em produção — a Yamaha FZ6N oferece 98 cv, enquanto a Bandit 650, apenas 84 cv.

Apesar de a Honda ter feito um bom trabalho para dar vida ao motor em baixas rotações, ele manteve sua personalidade esportiva e mostra vigor mesmo acima das 8.000 rpm. O torque não aumentou substancialmente — são agora 6,5 kgf.m a 10.500 rpm (na antiga eram 6,43 kgf.m a 9.500). Porém, sua entrega está mais linear, graças à injeção eletrônica que evita os engasgos e “buracos” dos carburadores que equipavam a Hornet anterior.

Mais estável

Envolvendo este potente motor está um quadro mono trave superior, mas agora fundido em alumínio, mais leve e rígido transmitindo segurança ao piloto nas acelerações e nas curvas. Em conjunto com o propulsor mais compacto, gerou uma redução de 8 kg a Hornet pesa agora 173 kg a seco.
 
O novo desenho do sistema de exaustão — 4x2x1 com uma pequena saída mais próxima do centro de gravidade da nova Hornet — contribuiu para que os engenheiros atingissem o objetivo de centralização de massas, oferecendo mais precisão e estabilidade, principalmente em curvas de alta. Na prática, isso pode ser sentido ao “deitar” a nova Hornet e “ralar” as pedaleiras com certa facilidade.

A Hornet 2008 está mais estável também graças ao novo sistema de suspensão — com garfo invertido (upside-down) na dianteira e uma balança monoamortecida cerca de 4,0 cm mais longa. O que sem dúvida contribui para que a roda traseira fique no chão nas reacelerações em curvas. Outra novidade está na posição mais acessível da porca que permite ajustar os sete níveis de regulagem da pré-carga da mola traseira.

A ciclística da nova naked da Honda traz ainda dois discos duplos flutuantes (de 296 mm de diâmetro) com pinça de dois pistões na dianteira; e um disco simples (de 240 mm) com pinça de um pistão na traseira. Para o uso civilizado, os freios dão conta do recado, mas na pista de testes em uma pilotagem mais esportiva demonstraram certa fadiga após algumas voltas.

Outra grande novidade da Hornet 2008 é a versão com sistema de freios ABS (anti-travamento) e CBS (sistema combinado de freios), disponível na Europa e que deve ser comercializada no país a partir de maio.

Finalizando o conjunto estão rodas de alumínio de 17 polegadas calçadas com os excelentes pneus Bridgestone BT-012 radiais sem câmara, nas medidas 120/70, na dianteira, e 180/55, na traseira.

Design inédito

Além de todas as mudanças mecânicas e ciclísticas, a CB 600F Hornet 2008 ganhou um visual radical e agressivo. O design confere ao novo modelo um ar futurista, mas sem perder o caráter minimalista das motos naked: com motor exposto sem carenagem e um conjunto óptico marcante.
 
Salta aos olhos a pequena carenagem que recobre o farol de forma afunilada, que traz ainda o pequeno e completo painel incorporado. O tanque, agora maior com capacidade para 19 litros, traz vincos que acompanham as linhas do novo modelo e permite um melhor encaixe das pernas do piloto.

A traseira segue a tendência minimalista e de lanternas com LEDs. A ausência de roupagem na rabeta e as duas alças para a garupa também são novidades.

Ergonomicamente, a Hornet também mudou. As pedaleiras do piloto estão mais baixas e o banco mais alto, a 804 mm do solo. Além disso, o banco está mais largo e o guidão mais à frente e aberto, proporcionando maior conforto e agilidade na pilotagem na estrada. Talvez o novo guidão dificulte a passagem por entre os carros no uso urbano, porém apenas um teste nas ruas poderia revelar esse “ponto fraco” da nova CB 600F.

Preço competitivo

Como se não bastassem todas as mudanças positivas na Hornet, o novo modelo mantém o mesmo preço sugerido da versão anterior: R$ 30.837,00 para a versão standard e R$ 33.137,00 para a versão com ABS e CBS. Segundo a montadora, o novo modelo com freios convencionais deve chegar às concessionárias já em abril, enquanto o modelo com ABS, apenas em maio. As cores disponíveis serão preta e vermelha.

No entanto, as concessionárias Honda na cidade de São Paulo já estão reservando a Hornet 2008 por um preço superior: R$ 33.800,00 para a versão standard. Em algumas delas, inclusive, o vendedor informou que há fila de espera, confirmando dessa forma a expectativa de sucesso comercial do novo modelo.

Segundo a Honda, neste ano devem ser comercializadas cerca de 6.000 unidades, quase 50% a mais que as 4.200 unidades da versão anterior vendidas no ano passado.

Ficha Técnica

Motor: Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido
Potência máxima: 102 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Diâmetro x curso: 67,0 x 42,5 mm
Alimentação: Injeção Eletrônica de combustível – PGM – FI
Taxa de compressão: 12,0 : 1
Sistema de partida: Elétrica
Capacidade do tanque: 19 litros
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: Corrente com anéis de vedação
Suspensão dianteira: Telescópica invertida, 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecida, 128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola
Freio dianteiro: Discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de dois pistões
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples
Pneu dianteiro: 120/70 – ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro: 180/55 – ZR17 M/C (73W)
Altura do assento: 804 mm
Altura mínima do solo: 135 mm
Quadro: Mono trave superior fundido em alumínio
Dimensões (c x l x a): 2.085 x 760 x 1.090 mm
Entre-eixos: 1.435 mm
Peso seco: 173 kg (versão Standard) 177 kg (versão ABS / CBS)
Cores: Vermelha Metálica e Preta
Preço sugerido: R$ 30.837,00 (versão Standard) e R$ 33.137,00 (versão ABS e CBS) – base estado de São Paulo, sem frete, óleo e seguro.

Fotos: Caio Mattos.

Fonte:
Agência Infomoto

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