Completa e econômica

Opção no segmento de baixa cilindrada, Dafra Speed 150 faz 30 Km/l e custa R$ 4.990.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Com uma grande exposição na mídia, 210 pontos de vendas espalhados pelo país, produtos bem acabados e preços competitivos, a Dafra Motos está deixando a concorrência em estado de alerta.

Nos cinco primeiros meses do ano, a mais nova representante do segmento de duas rodas já vendeu 25 mil unidades de seus quatro modelos montados em Manaus (AM).

Esse número indica que a Dafra já é a quinta força do segmento com 1,19% de market share, segundos dados estatísticos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
 
Neste ritmo, a montadora pertencente ao Grupo Itavema, um dos maiores distribuidores de automóveis do Brasil, deve superar sua previsão inicial de 60 mil motos e encerrar o ano com 80 mil unidades produzidas.

“Carro-chefe” da montadora, a Speed 150 tem recebido maior atenção na linha de produção. O modelo street representa quase 60% das vendas da Dafra e chega ao consumidor final ao preço de R$ 4.990,00.

Além do preço atrativo, que pode ser financiado em 48 parcelas de R$ 179,00, a moto é bastante econômica. Na média das medições, a Speed 150 chegou a rodar 32 Km/l. Uma boa marca para uma moto com proposta estritamente urbana, na qual economia é fundamental.

O motor de origem chinesa da marca Lifan de 149,4 cm³ gera potência máxima declarada de 13,2 cv. Só para comparar, a Yamaha YBR 125 tem 12,5 cv. Com relação ao desempenho falta um pouco de potência e torque, principalmente em baixas rotações.

De mecânica simples, o propulsor monocilíndrico OHV (Over Head Valves) tem melhor desempenho acima dos seis mil giros. O nível de vibração, como em outras motos de origem chinesa, é bastante elevado e, em altas rotações, chega a incomodar.

Ciclística

O desempenho dos freios está bastante compatível com sua proposta. Como a moto testada era “0 KM”, o freio dianteiro a disco se mostrou, inicialmente, bastante “borrachudo”, demorava a responder ao comando do manete. Depois de vários quilômetros e inúmeras frenagens as pastilhas se acomodaram e, assim, a resposta se tornou um pouco mais precisa. Já o traseiro se comportou de forma bastante eficiente.

No conjunto de suspensões, receita tradicional: garfo telescópico e sistema bichoque, cujos amortecedores estão presos a uma balança de seção retangular. Bem acertado, o conjunto absorve com eficiência as irregularidades do piso. Para ajudar neste árduo trabalho, a Dafra optou em utilizar os pneus Pirelli City Demon, que é um dos responsáveis pelo equilíbrio do modelo montado em Manaus (AM).

Comandos

A Speed 150 é um modelo completo: freio a disco, partida elétrica, alças para a garupa emborrachadas, além das rodas de liga-leve, aro 18’’ e suporte das pedaleiras — o popular “bacalhau” — em alumínio.

Em função do desenho do tanque, o piloto encaixa-se bem, porém o banco poderia ter uma espuma de maior densidade. Falando em tanque, o bocal é no melhor estilo aeronáutico. O único se não é o desenho da lanterna traseira. Apesar de oferecer uma grande área e boa visualização, o desenho podia ser mais arrojado.

Outro destaque é o painel de instrumentos: com fundo branco, oferece boa visualização, principalmente à noite. Traz ainda velocímetro, hodômetros (total e parcial), conta-giros, marcadores de marcha e de combustível e luzes-espia. A Dafra Speed 150 conta ainda com lampejador de farol alto, item ausente em outras motos da mesma categoria.

Ficha Técnica

Motor: OHV, quatro tempos, monocilíndrico, com refrigeração a ar
Capacidade cúbica: 149,4 cm³
Potência Máxima: 13,2 cv a 7.700 rpm
Torque Máximo: 1,31 kgf.m a 7.100 rpm
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Quadro: berço semiduplo
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com 120 mm de curso
Suspensão traseira: Bichoque, com 75 mm de curso
Freio dianteiro: Disco simples
Freio traseiro: Tambor
Pneu dianteiro: Pirelli City Demon  2,75 – 18 42 P
Pneu traseiro: Pirelli City Demon 90/90 – 18 75P
Comprimento: 1.980 mm
Largura: 735 mm
Altura: 1112 mm
Distância entre-eixos: 1.320 mm
Distância do solo: 135 mm
Altura do assento: 804 mm
Peso seco: 115 kg
Tanque de combustível: 15 litros
Cores: Vermelho, amarelo, prata e preto
Preço: R$ 4.990,00

Fotos: Renato Durães.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br