Comet 650 GT: Naked da Kasinski testada por inteira
Motocicleta com design urbano pode ser opção para quem deseja subir de cilindrada
Por Paulo Souza
Por Paulo Souza
Paulo Souza
A Kasinski Comet 650 GT, apresentada no último Salão Duas Rodas, chegou para entrar na briga das 600cc. Visando o público de motocicletas menores que pretendem se aventurar e subir de categoria, fizemos um teste completo com a motocicleta. Andamos na cidade, pegamos estrada e testamos sua potência em um dinamômetro.
Como a opção mais barata entre as concorrentes da categoria, essa naked, equipada com motor de dois cilindros em V de 650 cm³, tem o preço sugerido de R$ 20.990. Seu motor mantém boas respostas em baixa e média rotação, permitindo o desempenho ideal para transitar na cidade.
Entretanto, a motocicleta não é muito versátil em locais com muito congestionamento. O pouco ângulo de esterço atrapalha na hora de cruzar entre os carros no trânsito e dificulta as manobras em pequenos espaços. A troca de marcha constante também dificulta um pouco, deixando a pilotagem incômoda em pouco tempo rodando com a motocicleta.
A posição de pilotagem é confortável, tanto andando dentro do perímetro urbano, quanto acelerando na estrada. Cabe resaltar, como uma moto naked, não existe proteção aerodinâmica, o que atrapalha um pouco rodando em alta velocidade, porém, nada que tire o prazer de pilotar em pequenas e médias viagens.
Para quem anda na garupa a posição do assento não é muito confortável e as alças para apoio ficam muito junto das pernas, o que causa desconforto. Andando em alta rotação a motocicleta mostrou um pouco de vibração do motor, semelhante às motos monocilíndricas.
Para comprovar o seu desempenho e testar a potência do seu motor, aceleramos cerca de 300 km de São Paulo até a cidade de Avaré, no interior paulista, para acompanharmos o Bike Route. Evento realizado pelo Libertáguias MC, em sua 5ª edição. Nas rodovias a Comet 650 GT se saiu bem, apresentou um excelente desempenho com o giro alto no motor. O condutor consegue viajar com tranquilidade acima de 120 km/h.
A Kasinski divulgou a potência máxima da Comet 650 GT com 89,6 cv a 9.250 rpm. O desempenho na estrada foi satisfatório, porém, ela é a única motocicleta bicilíndrica da categoria 600cc com essa potência. Para tirar as dúvidas, levamos a moto para um teste de dinamômetro.
Utilizamos o dinamômetro da marca Dynomet, de rolo, com medições feitas na roda. Os resultados foram 69,8 cv a 9.186 rpm de potência máxima no dinamômetro contra 89,6 cv a 9.250 rpm, divulgado pela Kasinski. O torque marcou 6,4 kgf. m a 7.465 rpm contra 6,9 kgf.m a 7.250 rpm divulgado pelo fabricante. Vale ressaltar que existe uma variação de perda entre 10 a 15%, por atrito na transmissão de potência até a roda. Fazendo os cálculos, os números estão um pouco abaixo dos divulgados pela marca, cerca de 80 cv.
- Confira o gráfico abaixo
O conjunto de suspensões suporta bem os obstáculos do dia a dia. Na dianteira o garfo invertido ajuda a evitar os impactos das imperfeições do asfalto e ainda tem opção de regulagem, assim como na traseira. O conjunto de freios se mostrou eficiente com disco duplo hidráulico na dianteira e um único disco na traseira. As trocas de marcha são macias no câmbio de seis marchas.
Seu design chama bastante atenção nas ruas. A Comet 650 GT é comercializada nas cores vermelha e preta e vem com decoração bicolor no banco da garupa. A iluminação do farol é eficiente e a traseira conta com luzes de LEDs, o que deixa a motocicleta com o visual ainda mais moderno. O painel é completo, com indicações analógicas das rotações por minuto, velocímetro digital e indicador de combustível.
- Confira o vídeo de medição da Comet 650GT no dinamômetro
- Confira o vídeo de apresentação da Comet 650 GT
Gostamos
Sistema de freios
Preço
Design
Não Gostamos
Pouco ângulo de esterço
Vibração do motor
Alças da garupa
O jornalista usou nos testes capacete, jaqueta, calça e luvas Joe Rocket e botas Tutto Moto, que podem ser encontrados nas lojas Nacar Motorcycles e no site www.nacar.com.br
Serviço
Kit Cesta Básica (preço público sugerido)
Filtro de óleo: R$ 32,00
Filtro de ar: R$148,32
Pastilha de freio dianteira: R$124,36
Pastilha de freio traseira: R$55,61
Lâmpada do farol: - R$9,96
Pneu dianteiro original: não disponível
Pneu traseiro original: não disponível
Kit relação (coroa, corrente e pinhão): R$ 661,83
Cotação de Seguro (*)
R$ 2.600 (somente contra roubo)
Sem franquia
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimentos
Drop Bikes
(11) 5041-2003
www.dropbikes.com.br
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
Ficha Técnica
Motor: DOHC, 4 tempos, 2 cilindros em “V”Cilindrada: 649 cc
Diâmetro x curso: 81,0 x 62 mm
Sistema de válvulas: DOHC, 8 válvulas
Potência máxima: 89,6 cv / 9.250 rpm
Torque máximo: 6,9 kgf.m a 7.250 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de partida: Partida elétrica
Sistema de lubrificação: Bomba de óleo
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Suspensão dianteira: Telescópica invertida (U.D.F.) – Ajuste de amortecimento
Suspensão traseira: Balança monochoque ajustável
Pneu dianteiro: 120/70 - 17
Pneu traseiro: 160/60 – 17
Freio dianteiro: Hidráulico a disco (duplo)
Freio traseiro: Hidráulico a disco
Dimensões C x L x A: 2.095 mm x 785 mm x 1.125 mm
Distância entre eixos: 1.445 mm
Distância do solo: 185 mm
Altura do assento: 835 mm
Capacidade do tanque: 17 litros
Peso em ordem de marcha: 193 kg
Cores: Preto e vermelho
Preço: R$ 20.990
Fotos: Paulo Souza/Marcio Viana
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