Canal da moto testa Kahena 125 Top

Modelo tem como principal objetivo a durabilidade e não o conforto.

Por Bruno Rocco



Bruno Rocco

O modelo 125 Top da montadora brasileira Kahena foi testado pelo MOTO.com.br, no trânsito da cidade de São Paulo, já que a proposta da moto é ser uma opção barata e duradoura para quem necessita da motocicleta para trabalhar.

A primeira vista o que nos chama mais atenção é a sua beleza, ressaltada por linhas mais arredondadas, rodas diferenciadas e cromos em boa parte da moto. O alarme já de fábrica é um diferencial a mais, pois além de inibir assaltantes, o barulho gerado pelo mesmo quando alguém encosta na moto parada é bastante alto.

No mesmo chaveiro do alarme se encontram os botões para dar a partida e desligar a moto à distancia, que a princípio parecem ser supérfluos, mas quando se é assaltado no trânsito e em questão de segundos levam sua moto, poder desligá-la de longe pode fazer a diferença entre ainda estar ou não com a motocicleta que a tanto custo e suor é paga.

Quando pilotada, a 125 Top da Kahena, deixa um pouco a desejar no conforto, pois por ser uma moto feita para durar, seus componentes são mais 'resistentes'. Seu sistema varetado faz com que a moto vibre bastante, quando pilotada em altas rotações a vibração incomoda muito.

Para se acostumar com a ergonomia do banco é necessário um pouco de tempo, pois o mesmo não é muito macio. A suspensão é um pouco enrijecida, o que favorece ainda mais com que a vibração se espalhe pela moto.  

No manual a velocidade máxima indicada é de 95 km/h. Sozinho ainda é possível atingir essa velocidade depois de certo tempo, mas quando se está com garupa é praticamente impossível atingir 90km/h.

Outra característica interessante neste modelo é o formato do pedal do freio traseiro, que foi desenhado para ficar em cima do escapamento. Além de o formato ser útil para que o pedal não encoste em outras partes da moto, ou mesmo no chão, esteticamente é bem bonito.  

Nas ruas a moto foi bastante elogiada, muitas vezes por motoboys que ficaram impressionados com a beleza da mesma.

A alavanca de embreagem é macia, mas a caixa parece não possuir engates precisos, muitas vezes o câmbio travava ao passar das marchas.
  
Para o trânsito a moto é excelente, pois além de ser maleável seu pouco peso ajuda na execução de manobras mais ariscas, mas nas curvas a 125 Top não é muito estável.

Seu painel completo, além de possuir conta-giros, marcador de gasolina, hodômetro total e parcial, também possui indicador de marchas.

Obs: Os pneus Michelin M/C 60 que estão na moto não vem de fábrica, mas podem ser adquiridos na própria montadora.  

Confira abaixo as especificações técnicas da Kahena 125 Top:

Comprimento Total (mm) – 2010
Largura Total (mm) – 720
Altura Total (mm) – 1090
Distância entre eixos (mm) – 1270
Altura do Solo (mm) – 145
Altura do Assento (mm) – 775
Peso Seco (kg) – 116
Peso Líquido (kg) – 127
Óleo do Motor – 1,1 Lts/SAE 20W-50 API-SF Multiviscoso
Tanque de Combustível – 13 Litros
Reserva do Tanque de Combustível – 1 Litro
Óleo da Suspensão Dianteira – 75.5 cm3
Suspensão Dianteira – Hidráulica
Suspensão Traseira – Braço Oscilante
Cáster/Trail – 23° 30’
Pneu Dianteiro – 3.00-18
Pneu Traseiro – 110/90-16
Freio Dianteiro – Disco
Freio Traseiro – Tambor
Pressão do Freio Dianteiro (Kpa) – 200
Pressão do Freio Traseiro (Kpa) – 225
Lâmpada do Farol (alto e baixo) – 12V-35W/35W
Lâmpada Traseira e Freio – 12V-5W/21W
Lâmpadas das Sinaleiras – 12V-10W(X 4)
Lâmpadas dos Instrumentos – 12V-1.5W
Lâmpada Indicadora do ponto morto – 12V-1.7W
Lâmpada Indicadora das sinaleiras – 12V-3.4W*2
Lâmpada Indicadora do farol alto – 12V-3W
Velocidade Máxima (km/h) – 95
Carga Máxima (kg) – 150
Tipo do Motor – 4-Tempos, 1 cilindro, refrigerado a ar
Potência Máxima – 11cv
Relação de Compressão – 9.0+- 0.1:1
Torque Máximo – 8.5 N.m / 7.500 rpm
Vela de ignição – DP8-EA9
Folga dos Eletrodos – 0,8 – 0,9 mm
Folga das válvulas – 0.10 mm
Rotação de Marcha Lenta – 1500 +- 100 rpm
Deslocamento do Motor – 125 c.c.
Diâmetro x Curso (mm) – 56.5 x 49.5
Sistema de Partida – Elétrica / Pedal
Transmissão – Corrente
Embreagem – Multidisco
Bateria – 12V 7Ah
Sistema de Ignição – C.D.I
Alternador – 68ZYQ001A
Fusível Primário – A:15
Fusível Secundário – A:10
Pressão dos Pneus – (frios) Dianteiro/Traseiro
Somente Piloto – 25 psi / 175 Kpa – 32 psi / 225kpa
Piloto e Passageiro – 25 psi / 175 Kpsa – 36 psi / 280kpa

Considerações do fabricante

- Como a motocicleta estava limitada pela diminuição do giclê do carburador, era preciso pilotar somente com o motor em altas rotações para alcançar acelerações e velocidades. Por isso, houve o desconforto citado na matéria. É norma do fabricante e seus revendedores desbloquear esta limitação após os primeiros 500 km ou na primeira revisão.

- A Kahena 125 Top possui ajustes tanto na suspensão dianteira como na traseira, podendo privilegiar o conforto ou a esportividade.

- Sobre a velocidade máxima, acreditamos que tanto a velocidade a aceleração possam melhorar após a primeira revisão dos 500km.

- Constatou-se na devolução à fábrica que o curso da alavanca de embreagem estava muito baixo, o que certamente provocou a imprecisão das trocas de marchas.

- O preço de tabela do modelo é R$ 5.820,00.

Atualizado em 10/04/2008.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br