Burgman 400: potência e conforto na dose certa
Maxi-scooter da Suzuki tem grande desenvoltura no trânsito urbano e força suficiente para encarar as estradas
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
Conforme os números de mercado que apontam um crescimento surpreendente na frota nacional de motos nos últimos anos, cada dia mais e mais motociclistas saem às ruas e novos modelos chegam ao mercado para atender os consumidores dos veículos de duas rodas. Nesse sentido, os modelos equipados com transmissões automáticas, como scooters e maxi-scooters, vêm conquistando novos adeptos por oferecem mais conforto e praticidade na pilotagem que uma moto tradicional.
Mas as vantagens não param por aí. Engana-se quem acha que uma scooter ou maxi-scooter não é capaz de oferecer desempenho. Versatilidade no trânsito e boa performance são mais algumas qualidades que podem ser encontradas nesse estilo de moto. A Burgman 400, por exemplo, se encaixa bem nesses requisitos. A maxi-scooter da Suzuki traz um design com linhas atuais, motor com potência que surpreende e sistema de injeção eletrônica que proporciona um melhor desempenho e um nível de consumo reduzido.
Na linha de scooters da Suzuki no Brasil, a Burgman 400 é vendida por R$ 26.900, sendo o modelo intermediário no segmento, ainda há versões de 125i (R$ 5.990) e a top com 650cc (R$ 37.900). Em outros mercados, como da Europa e Ásia, essas motos automáticas têm mercado garantido por oferecerem boas vantagens tanto para quem circula bastante nas grandes cidades quanto para quem precisa fazer pequenas e médias viagens.
Ciclística
Para quem está acostumado a andar de moto custom a Burgman 400 não difere muito no estilo de pilotagem, com exceção, é claro, do câmbio automático CVT (relações de marchas variáveis), que dispensa a troca de marchas manuais como nas motocicletas convencionais. A posição do motociclista sobre o assento macio e largo, com ajuste de cinco posições no encosto, contribui para evitar a fadiga do motociclista. O para-brisa generoso protege o piloto na estrada e também de rajadas de vento em vias movimentadas.
O painel de instrumentos do modelo oferece uma visualização de leitura simples e rápida, sendo composto essencialmente por quatro relógios e alguns indicadores. Os dois relógios maiores são o velocímetro e o conta-giros. Já os mostradores menores, nas extremidades, indicam o nível de combustível e a temperatura do motor. O display digital no centro funciona como computador de bordo.
O conjunto da suspensão da Burgman 400 trabalha de forma eficiente, especialmente na parte traseira que conta com balança articulada monoamortecida e que praticamente absorve todo impacto nos pisos irregulares, assim como na passagem por valetas e lombadas. O sistema de freios com disco duplo na dianteira e disco simples na traseira mostra um nível de eficiência bastante satisfatório, apesar de não contar com ABS.
O nível de estabilidade da Burgman 400 agrada tanto nas acelerações quanto nas frenagens, aspecto que permite o total controle do motociclista nas principais manobras. Além disso, a moto chama muita atenção na rua, principalmente por causa do seu porte mais avantajado e dos faróis com forte luminosidade, mas o fato de ser uma scooter que atrai os olhares dos outros motociclistas e motoristas é positivo, pois a sua grande visibilidade contribui para aumentar a segurança no trânsito.
Nas arrancadas nos semáforos dá para sentir bem a força do motor da Burgman 400 que desenvolve 34 cavalos de potência a 7.300 rpm e torque de 3,70 kgfm a 5.800 rpm. A maxi-scooter da Suzuki sai na frente de praticamente todas as motos. Na estrada é fácil atingir 120 km/h e estabelecer uma velocidade de cruzeiro, com fôlego de sobra para realizar ultrapassagens com maior segurança sobre os carros, caminhões e ônibus. Durante o nosso teste, o consumo médio indicado no painel para o ciclo urbano/rodoviário variou entre 16 km e 18 km por litro.
A Burgman 400 também se destaca por oferecer vários porta-trecos e um espaço generoso para até 62 litros sob o assento, possibilitando levar dois capacetes (dependo do formato) ou uma mochila bem grande. Até quem pretende botar o pé na estrada numa viagem de fim de semana pode dispensar os bauletos, pois certamente vai se surpreender com a capacidade de carga dessa maxi-scooter. O tanque de 13,5 litros também ajuda na hora de pegar a estrada, permitindo uma autonomia superior a 200 quilômetros.
Mercado
A Suzuki oferece no país a Burgman 400 nas cores cinza, preto, vermelho e branco. Ainda sem concorrentes diretos por aqui no seu segmento, pelo menos em relação à motorização, a maxi-scooter japonesa tem boa presença no mercado nacional. Mas boa repectividade do motociclista brasileiro e o grande potencial do mercado para as scooters de médio e grande porte já chamaram a atenção da Dafra, que começou a vender no país a Citycom 300i da marca tailandesa SYM.
Serviço
Cotação de Seguro (*)
R$ 2.082,90 (à vista)
R$ 4.052 (franquia)
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
Fone: (11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
Ficha Técnica
MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, quatro válvulas, OHC, refrigeração líquida, 400 cm³
POTÊNCIA 34 cv a 7.300 rpm
TORQUE 3,7 kgm a 5.800 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
CÂMBIO Automática continuamente variável - CVT
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira 14” e traseira de aro 13”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 120/80 14 M/C 58S, sem câmara; traseiro 150/70 13 M/C 64S, sem câmara
DIMENSÕES Comprimento de 2,27 m; largura de 0,76 m; altura de 1,38 m; entreeixos de 1,59 m; distância do solo de 0,12 m; altura do assento de 0,71 m; peso em ordem de marcha 216 kg
TANQUE 13,5 litros
SUSPENSÃO Dianteira telescópica, de amortecimento hidráulico, mola helicoidal; traseira com balança articulada tipo link de monoamortecimento hidráulico, mola helicoidal, com ajustes de pré-carga da mola
FREIOS Dianteiro Duplo ventilado de 260 mm, mordido por pinça deslizante de dois pistões; traseiro com disco ventilado de 210 mm, mordido por pinça deslizante de um pistão e freio de estacionamento
Cores Cinza, preto, vermelho e branco
PREÇO R$ 26.900
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