Bullet 500 é moto para curtir a viagem sem pressa

Modelo de entrada da Royal Enfield no Brasil conta com 27,5 cavalos de potência e 4,2 kgf.m de torque

Por Alexandre Ciszewski

Há quase um ano no Brasil com operação própria, a Royal Enfield vem se posicionando como uma boa opção para motociclistas, iniciantes ou experientes, que cultuam motocicletas clássicas, com muito estilo, e gostam de encarar uma boa viagem, sem pressa para chegar ao destino final, o que chamam de “Puro Motociclismo”, ou simplesmente “motopurismo”: aproximando cada vez mais o homem da máquina.

Por enquanto, no Brasil, a marca conta com os modelos Classic 500, Continental GT e a moto de entrada, Bullet 500, oferecida com um preço público sugerido de R$ 18.900, apenas em uma versão sem ABS e com três opções de cores – cinza, preta e verde. O modelo, fabricado desde 1932, é um dos mais antigos do mundo ainda em produção. Apesar do visual distindo, tanto quadro quanto o motor são os mesmos presentes na Classic 500. Seu banco, porém, é inteiriço, as tampas laterais são quadradas e o para-lama traseiro é maior.


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Fica evidente, logo que sentamos no banco da Bullet 500, damos a partida e seguimos em frente, que trata-se de uma motocicleta de pilotagem sigular, prazerosa e divertida. o modelo conta com motor monocilíndrico de 499 cilindradas, refrigerado a ar, de 27,2 cavalos de potência a 5.250 giros e torque máximo de 4,2 kgf.m a 4.000 rpm.

Seu desempenho é similar ao da irmã Classic 500, já que ambas contam com o mesmo conjunto motriz, mas têm-se a sensação de mais agilidade em mudanças direção, com uma pegada mais urbana, isso provavelmente por conta da posição mais ereta que vai o piloto. Um ponto que precisa ser melhorado fica na parte dos freios, com disco simples dianteiro e o ultrapassado tambor na traseira.

Testando o modelo na cidade, foi possível observar a praticidade para transitar entre os carros, com torque de sobra para boas saídas nos semáforos. A Bullet 500 mostrou uma média de consumo de combustível de 24,5 km/L na cidade.



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Já na estrada, a velocidade máxima fica na casa dos 135 km/h, porém, o ponto negativo fica por conta da vibração excessiva, que não convida o piloto viajar em velocidades superiores a 110 km/h, isso devido ao incômodo nos braços e pernas por conta da vibração e da instabilidade, causada também pelo vento. Se quiser rodar com conforto, é preciso ser paciente e ficar nos 100 km/h mesmo. Mantendo esta velocidade média na estrada, obtivemos o excelente consumo de combustível de 35,5 km/L.

A filosofia do “motopurismo” da Royal Enfield mostrou que conta com bastante espaço atualmente, com o crescente interesse pela “onda retrô”, atraindo olhares por onde passa.  Estas motocicletas são o mais perto que se pode chegar de uma moto dos anos 1950, porém com componentes modernos. Uma moto zero quilômetro que carrega consigo o som, a sensação e o charme de uma moto antiga.

A Royal Enfield Bullet 500, assim como as outras motos da marca no Brasil, apresenta-se como uma boa opção para quem procura uma moto clássica para passear com calma no fim de semana, mas que aguenta o tranco que é rodar diariamente em uma cidade como São Paulo.

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Ficha Técnica - Royal Enfield Bullet 500
Motor Monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a ar
Capacidade 499 cm³
Diâmetro x curso 84mm x 90mm
Taxa de compressão 8.5:1
Sistema de alimentação Injeção eletrônica de combustível
Potência máxima 27.5 cv a 5250 rpm
Torque máximo 4,2 kgf.m a 4000 rpm
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Câmbio 5 marchas
Lubrificação Carter úmido
Quadro Quadro com estrutura única, com o motor fazendo parte da estrutura
Suspensão dianteira Garfo Telescópico de 35 mm de diâmetro e 130 mm de curso
Suspensão traseira Dois amortecedores a gás, com 5 ajustes na pré-carga da mola e 80 mm de curso
Pneus 90/90-19 (dianteira) / 110/80-18 (traseira)
Freio dianteiro Disco único de 280mm com pinça de 2 pistões}
Freio traseiro Tambor único de 153 mm
DIMENSÕES
Comprim. x Larg. x Alt. 2140 mm x 800 mm x 1080 mm
Distância entre-eixos 1360 mm
Distância do solo 140 mm
Altura do assento não divulgado
Peso em ordem de marcha 195 Kg
Capacidade do tanque 13,5 litros
Cores Cinza, verde e preta
Preço Sugerido: R$ 18.900

Texto e fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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