BMW G 650 GS Sertão: Fôlego para o mundo Off Road

Modelo trail da marca alemã chega ao mercado nacional com disposição para encarar qualquer terreno

Por Aladim Lopes Gonçalves

Marcio Viana

Para conferir o potencial da nova motocicleta aventureira da BMW Motorrad, pilotamos a G 650 GS Sertão, nova moto da tradicional família GS, por um trajeto com asfalto e  terra pela Serra da Mantiqueira, em um trecho que liga as cidades de Campos do Jordão (SP) até Monte Verde (MG). A nova moto da BMW proporciona uma boa tocada e nos deu prazer para acelerar e conhecer suas principais qualidades.

Iniciamos na terra com subidas, descidas, curvas e obstáculos que aparecem no caminho para nos desafiar, na qual foi bem exigida o desempenho da suspensão, que esta com um curso maior, passando de 175 mm para 210 mm, deixando o ajuste mais compacto. A roda raiada de 21" na dianteira e 17" na traseira e na distância entre os eixos, que foi ampliada de 1477 mm para 1484 mm, garantindo ainda mais habilidade e dirigibilidade em diferentes terrenos, lembrando a sua irmã mais velhas Dakar, porém com mais tecnologia. 

A BMW G 650 GS Sertão possui características ainda mais esportivas e Off Road. Essa verdadeira máquina de enduro tem um valente motor monocilíndrico de 652 cc que desenvolve 36,7 kW (50 cv) a 6.500 rpm e torque de  60 Nm (6,1 kgf.m) a 5.000 rpm.  No asfalto, a aerodinâmica melhorou com o aumento da para-brisa.

Em 2009, a BMW Motorrad Brasil inaugurava um importante capítulo na sua história: a montagem de seu primeiro modelo da família GS fora da Europa. A BMW G 650 GS montada em regime CKD, em Manaus (AM), é um verdadeiro case de sucesso para a montadora alemã a qual já comercializou entre março de 2010 e o presente momento mais de 4 mil unidades desta motocicleta, convertendo o mercado brasileiro como um dos mais importantes para o modelo na BMW Motorrad em todo o mundo.

O centro de gravidade da G 650 GS Sertão está bem posicionado, com altura de assento de 860 mm ao invés de 800 mm. A moto ainda vem equipada com protetor de motor rígido em alumínio, protetores de mãos, aquecedor de manopla, para-lama dianteiro estendido e freios com sistema ABS. Com preço sugerido de R$ 32.800, a G 650 GS Sertão pode ser encontrada nas concessionárias da marca alemã no início de maio.

O novo modelo da BMW teve o nome escolhido pelos diretores brasileiros e foi bem aceito pela matriz alemã. O lançamento mundial da G 650 GS Sertão aconteceu no Brasil, em outubro de 2011, no Salão Duas Rodas. Com um mercado crescente, a previsão de vendas para o modelo é de cerca de 500 unidades por mês, e com objetivo de continuar fidelizando o cliente da linha GS.

O jornalista usou nos testes jaqueta, calça, luvas e botas Alpinestars. Informações no site www.staracer.com.br

Ficha Técnica
Motor Tipo Monocilíndrico a 4 tempos, refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada 652 cc
Potência máxima 50 cv (36,7 KW) a 6.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 6,1 kgf.m (60 Nm) a 5.000 rpm
Taxa de compressão 11,5 : 1
Velocidade máxima 170 km/h
Consumo (90 km/h) 26,3 km/l
Consumo (120 km/h) 19,2 km/l
Câmbio 5 marchas
Transmissão Corrente
Suspensão dianteira Garfo telescópico de 41 mm de diâmetro - 210 mm de curso
Suspensão traseira Balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado – 210 mm de curso 
Roda dianteira 1.60 x 21” 
Roda traseira 3.00 x 17”
Pneu dianteiro 90/ 90 – 21 54S 
Pneu traseiro 130/ 80 - 17 65V 
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões
Freio traseiro Disco simples de 240 mm com pinça de 1 pistão
Comprimento (mm) 2.185 mm 
Largura (mm) 920 mm  
Altura (mm) 1440 mm
Altura do banco (mm) 840 mm 
Peso em ordem de marcha 193 kg 177 kg (peso seco)
Tanque de combustível 14 litros (reserva 4 litros)
Cor Branco Áurea
Preço sugerido R$ 32.800

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br