BMW G 650 GS Sertão: Aventura do dia-a-dia ao fim de semana
Extremamente versátil, modelo da marca alemã garante conforto para o uso diário e prazer nas estradas
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Leandro Lodo
Todo motociclista tem certa queda por uma categoria específica de motocicleta, alguns preferem as customs, outros as nakeds, outro grupo gosta mais das superesportivas e outro grupo prefere as trails. Além disso, ainda há a difícil missão de escolher uma moto que se encaixe em nossas necessidades: ir e voltar do trabalho, do futebol, levar a esposa ao serviço ou se aventurar em uma viagem.
Pensando em tudo isto, a BMW G 650 GS Sertão se encaixa perfeitamente nesse contexto, principalmente no Brasil, onde as vias combinam com motocicletas de proposta On Off Road. Brincadeiras a parte, esta motocicleta que foi prestigiada com o nome de uma região brasileira, se caracteriza por ser uma moto versátil, confortável para uso diário e prazerosa nas estradas, além de ser econômica.
Versatilidade
Extremamente confortável, a BMW G 650 GS Sertão proporciona uma agradável posição de pilotagem. Seu alto guidão permite que passemos por cima da maioria dos carros em meio a um trânsito intenso. O modelo também é equipado com protetores de mão, que além de protegê-las, evitam o acionamento do freio e da embreagem por galhos de árvores, caso tenhamos que enfrentar uma estrada de terra.
Por algumas razões podemos considerar a GS Sertão uma motocicleta versátil. Seu conjunto de suspensão, dianteira e traseira, possui um longo curso, 210 mm, mesmo curso encontrado na suspensão traseira, que possui ajuste de pré-carga manual, ideal em uma transição de terreno. Sua altura de 1,440 mm também trás versatilidade para passar pelas lombadas do dia-a-dia ou as barreiras de uma trilha de terra, mas “dificulta a vida” até mesmo de um piloto com altura na média da população brasileira (1,70 m).
Suas rodas raiadas de 21” na dianteira e 17” na traseira, que originalmente calçados com pneus de uso misto, suportam bem uma estrada de terra batida. Caso necessite submetê-la a uma aventura mais radical, é necessário calçá-la com pneus com uma proposta mais off-road. Porém, esse não é seu habitat natural, já que seu peso de 193kg em ordem de marcha dificulta a pilotagem nesse tipo de terreno.
Na medida
Seu motor de 652cc, quatro tempos, monocilíndrico, com refrigeração líquida, desenvolve a potência máxima de 50 cv á 6.500 rpm com um torque de 6,1 kgf.m à 5.000 rpm, o suficiente para garantir boas respostas nas arrancadas e conforto em uma velocidade de cruzeiro. Porém, devido o seu motor monocilíndrico, a vibração é um pouco superior as motos bicilíndricas, principalmente acima dos 120 km/h.
Na medida também está o sistema de freios, que possui na dianteira disco simples de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões, assim como o freio traseiro, também composto por disco simples, porém de 240 mm com pinça de 1 pistão.
Apesar do seu motor possuir 50 cv e aproximadamente 650 cm3, o consumo de combustível dessa Big Trail se assemelha a de uma moto 250cc. Entre perímetro urbano, rodovias e pequenos trechos de terra, o modelo apresentou a surpreendente marca de 26 Km/L. Porém, não há marcador de combustível, apenas um indicador no painel e uma luz espia que o alertam quando a moto entra na reserva.
Restando quatro litros, logo que a GS Sertão entra na reserva, o hodômetro é zerado e abre contagem para um novo hodômetro, só que progressivo, que logo retorna ao normal quando reabastecemos. Mas como o hodômetro é progressivo, temos que ter noção da sua autonomia para não ficarmos no meio do caminho, a melhor opção é parar no posto mais próximo e reabastecer.
Facilidades e modernidades
A partir de 2016, na Europa, entra em vigor uma medida obrigando todos os fabricantes de motocicletas do continente a fornecerem o sistema de freios ABS de fábrica. Apesar disso, a BMW Motorrad se antecipou e a partir de 2013 vai oferecer todos os seus modelos com ABS de fábrica, inclusive para o Brasil. Entretanto, com a opção de ser desligado, para o uso Off Road, a GS 650 Sertão já possui o eficiente sistema de freios ABS.
O aquecedor de manoplas é outro interessante item dessa Big Trail. Em dois níveis, mais a opção de ser desligado, este item proporciona bastante conforto em dias com baixa temperatura. Porém, o piloto tem que tirar a mão esquerda do guidão para poder acioná-lo, já que ele está localizado a frente do guidão, próximo ao painel.
Como item de série, a GS Sertão também possui suporte de bagageiro, uma boa facilidade para quem precisa de mais espaço, já que basta instalar o acessório. Junto com o suporte de bagageiro, há um pequeno espaço que pode ser utilizado para guardar seus pertences de bolso como chaves, documentos e carteira.
Desfecho
Disponível em apenas uma cor, composta por branco e azul, a BMW G 650 GS Sertão traz um design arrojado com seu conjunto óptico assimétrico e sua dupla ponteira de escapamento abaixo do banco aliada a itens modernos como o aquecedor de manopla e os freios ABS e uma confortável ciclística.
Apesar do motor monocilíndrico, com esse conjunto a GS Sertão se faz uma moto para todo o tipo de motociclista, pois suas características a tornam uma moto versátil, proporcionando conforto e economia para o uso diário e grandes emoções em viagens. Além disso, seu preço público sugerido de R$ 32.800 é muito próximo do preço da sua maior concorrente, a Yamaha XT 660Z Ténéré, que é vendida por R$ 31.110, mas não possui ABS.
Ficha Técnica
Motor Tipo Monocilíndrico a 4 tempos, refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada 652 cc
Potência máxima 50 cv (36,7 KW) a 6.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 6,1 kgf.m (60 Nm) a 5.000 rpm
Taxa de compressão 11,5 : 1
Velocidade máxima 170 km/h
Consumo (90 km/h) 26,3 km/l
Consumo (120 km/h) 19,2 km/l
Câmbio 5 marchas
Transmissão Corrente
Suspensão dianteira Garfo telescópico de 41 mm de diâmetro - 210 mm de curso
Suspensão traseira Balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado – 210 mm de curso
Roda dianteira 1.60 x 21”
Roda traseira 3.00 x 17”
Pneu dianteiro 90/ 90 – 21 54S
Pneu traseiro 130/ 80 - 17 65V
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões
Freio traseiro Disco simples de 240 mm com pinça de 1 pistão
Comprimento (mm) 2.185 mm
Largura (mm) 920 mm
Altura (mm) 1440 mm
Altura do banco (mm) 840 mm
Peso em ordem de marcha 193 kg 177 kg (peso seco)
Tanque de combustível 14 litros (reserva 4 litros)
Cor Branco Áurea
Preço sugerido R$ 32.800
Fotos: Paulo Souza
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