BMW G 310 GS é trail compacta, mas gosta mesmo é de asfalto

Modelo lançado oficialmente no Brasil tem preço público sugerido de R$ 24.900

Por Alexandre Ciszewski

Fomos convidados pela BMW Motorrad do Brasil para o lançamento oficial da nova trail compacta alemã: a nova BMW G 310 GS, mostrada pela primeira vez ao público por aqui durante o Salão Duas Rodas, em São Paulo. Com o lançamento da nova BMW G 310 GS no Brasil, com preço sugerido de R$ 24.990, a BMW Motorrad passa a produzir 11 modelos distintos em sua fábrica instalada em Manaus (AM).

Para testarmos a novidade, partimos da sede da BMW em São Paulo, tendo como destino a Fazenda Capoava, Zona Rural da cidade de Itu, interior do estado, passando pela Estrada dos Romeiros. Para sair da capital, percorrendo as ruas da Zona Sul de São Paulo e a Marginal Pinheiros, a BMW G 310 GS se mostrou uma excelente opção para o uso urbano, com boa altura do guidão para transitar entre os carros e respostas rápidas do motor de 313 cm³, o mesmo que equipa sua irmã roadster G 310 R, porém, com o cilindro "invertido". De acordo com os engenheiros alemães, isso possibilitou construir um quadro de aço compacto com uma longa balança de alumínio.

Veja os anúncios das motos BMW G 310 GS no MOTO.com.br!


Seu painel, completamente digital e com computador de bordo, é bem completo, com marcador de combustível, indicador de marcha, relógio e luzes de advertência, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e temperatura do motor. Ou seja, é o mesmo presente na G 310 R. Seu velocímetro é de fácil leitura, enquanto o conta-giros por barras podem não agradar alguns. A luz azul de fundo que se revela durante a noite melhora ainda mais a visualização. O computador de bordo indicou um consumo de 25 km/L, entregando uma autonomia de 275 km por conta do tanque com capacidade para apenas 11 litros.

Seu motor conta com arrefecimento líquido e comando duplo no cabeçote (DOHC) com quatro válvulas, mostrando bom desempenho em giros mais altos, atingindo o pico de potência de 34 cavalos a 9.500 rpm e torque máximo de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm, equipada com um câmbio de seis velocidades. Na cidade, para que a motocicleta fique sempre esperta no trânsito, é importante manter a rotação do motor, e as trocas de marcha, sempre acima dos 6 mil giros.

Vale ressaltar que a BMW G 310 GS conta com freios ABS de série em ambas as rodas, mordidos por pinças ByBre, a já conhecida divisão da Brembo para motocicletas e scooters de cilindradas médias e baixas. Durante o teste pudemos confirmar a efetividade das frenagens com segurança e precisão. Para a prática do fora de estrada recomenda´-se o desligamento do sistema, algo possível de fazer com a G 310 GS.

Confira os equipamentos disponíveis no Shopping.MOTO.com.br!


Saindo de São Paulo, pegamos a Rodovia Castelo Branco. O modelo chega fácil aos 120 km/h, com o motor rodando a 8.000 rpm. Como trata-se de um monocilíndrico, a vibração é inevitável, mas não chega a incomodar. Porém, para acelerar mais, o motor "grita um pouco", chegando a incomodar com a vibração gerada. Foi observada a velocidade de 162 km/h no painel, na descida e "com o vento a favor", no evento de lançamento da motocicleta da BMW.

Durante o teste, ao pegar a Estrada dos Romeiros, foi possível analisar toda a parte ciclística e ergonomia da nova BMW G 310 GS, com todas as curvas que o caminho nos proporciona. O conjunto trail compacta alemã casa com a sua proposta, que é ser uma motocicleta urbana com vocação para viagens. O quadro em treliça conta com o motor como parte da estrutura, enquanto as rodas de liga leve ajudam a deixá-la com apenas 169,5 kg em ordem de marcha. Ponto positivo, com a moto respondendo muito bem nas curvas e também com agilidade no trânsito urbano.

Os mais baixos podem se perguntar sobre o conforto por conta da altura do assento, a 835 mm do solo. Mas não há motivo para preocupação, já que as suspensões são macias, com isso é fácil colocar e apoiar os pés nos chão até mesmo para os motociclistas de 1,70m, como é o meu caso. Já que estamos falando do banco, ele conta com dois níveis, sua espuma é macia o suficiente e oferece bom espaço para piloto e garupa.

Durante o evento de lançamento da BMW G 310 GS rodamos cerca de 300 km, e a posição de pilotagem mais ereta, com os braços abertos e o pequeno para-brisa, para ajudar a desviar o vento, se mostrou confortável e não cansou. Também enfrentamos um pouco de "off-road", com trechos de terra e cascalho. A G 310 GS possui garfo invertido na dianteira e balança de alumínio monoamortecida com regulagem na pré-carga da mola com curso de 180 mm com bom acerto. A pequena trail se mostrou uma boa opção para enfrentar buracos, lombadas e até mesmo uma terra. O ponto negativo fica por conta das rodas de liga-leve e seus pneus, aro 19 na dianteira e 17 na traseira, com a medida de 110 mm, deixando a moto meio instável, escorregando bastante no piso com muito cascalho. O guidão se mostrou muito baixo, ou seja, pilotar em pé, posição tradicional durante percursos off-road, chega a cansar rapidamente na G 310 GS.

Veja o vídeo:

Ficha Técnica BMW G 310 GS

Motor Monocilíndrico, 4 válvulas, comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 313 cm³,
Diâmetro x curso 80 mm x 62,1 mm
Taxa de compressão 10,6:1
Potência máxima 34,47 cv a 9.500 rpm
Torque máximo 2,85 kgf.m a 7.500 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Tubular em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido com 41 mm de diâmetro e 180 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor com 180 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça flutuante de dois pistões e ABS
Rodas e Pneus 110/80 R 19 (Diant.) e 150/70 R 17 (Tras.)
Comprimento 2.075 mm
Largura 880 mm
Altura Não informada
Distância entre-eixos 1.420 mm
Altura do assento 835 mm
Peso em ordem de marcha 169,5 kg
Tanque de combustível 11 litros
Cores Branca, cinza e vermelha
Preço sugerido: R$ 24.900


Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Vídeo: Alexandre Ciszewski e Kiko Tokuda/MOTO.com.br
Fotos> Divulgação/BMW Motorrad/Ebraim Martini


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br