BMW F 700 GS é versátil e ótima opção para viagens

Motocicleta da marca alemã agrada tanto no trânsito urbano como na estrada

Por Alexandre Ciszewski

Lançada no Brasil pela BMW Motorrad no final de 2016, a F 700 GS, apesar do nome, tem o mesmo motor bicilíndrico de 798 cm³ da F 800 GS, porém mais manso: são 75 cv de potência máxima a 7.000 rpm, ou seja, ela tem 10 cv a menos por R$ 38.400 (pacote Premium). Com proposta diferente da irmã, a F 800 GS segue sendo comercializada pela marca alemã.

No ambiente urbano, a F 700 GS se mostrou uma boa companhia para o motociclista que precisa andar no trânsito carregado nas grandes cidades. Com uma pilotagem confortável, em função do guidão bem posicionado, da regulagem baixa do assento e pela aceleração bastante linear, sem sobressaltos, o modelo da BMW oferece muito controle para transitar entre os carros, até mesmo pelo baixo peso: são 209 kg.
 
Na estrada, a F 700 GS mostra toda sua disposição para encarar longas viagens, graças ao motor bicilíndrico que apresenta bom equilíbrio de potência e torque, de 7,7 kgf.m a 5.300 rpm, para acelerar forte e atingir altos giros, respondendo prontamente aos comandos do acelerador. Para dias mais frios, ou chuvosos, ela tem como opcional no pacote Premium, aquecedor de manoplas em dois níveis.

Veja o vídeo:

 
Em termos de consumo de combustível, a F 700 GS revelou uma performance satisfatória na faixa de 22 km/l no ambiente rodoviário, mantendo uma velocidade média de acordo com os limites indicados na estrada. Com uma velocidade de 120 km/h, em sexta marcha, a rotação do motor chegou a 4.500 rpm, evidenciando que o motor funciona bem, mesmo com pouco esforço. Levando em conta essa estimativa, é possível rodar até 350 km com um tanque (16 litros).

Veja as motocicletas BMW F 700 GS anunciadas no MOTO.com.br!

A F 700 GS conta com garfo telescópico convencional na dianteira 170 mm de curso. Já na traseira, balança de alumínio monoamortecida, com ajuste na pré-carga da mola de 170 mm de curso. O recado é que as suspensões foram projetadas para enfrentar um fora-de-estrada leve – aquela estradinha de chão batido, por exemplo. Ou seja: ela não foi feita para encarar o off-road pesado.
 
No quesito segurança, ela vem equipada com sistemas projetados para garantir que você não caia ao acelerar demais no piso molhado ou frear bruscamente na parte suja da estrada, para citar duas situações comuns aos motociclistas: freios ABS e controle de tração.

 
FICHA TÉCNICA - BMW F 700 GS
Motor  
Tipo Refrigeração líquida, 4-tempos, dois cilindros em linha, dois eixos de comando suspensos, quatro válvulas por cilindro, lubrificação por cárter seco
Diâmetro/curso 82 mm x 75,6 mm
Cilindrada 798 cc
Potência máxima 55 kW (75 hp) a 7.000 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 77 Nm a 5.300 rpm
Taxa de compressão 12.0 : 1
Preparação do combustível/gestão do motor Injeção do tubo de admissão eletrônica
   
Combustível Premium sem chumbo, taxa mínima de octanagem 95 (RON)
Alternador/Autonomia  
Alternador/Autonomia Alternador trifásico 400 W
Bateria 12 V / 12 Ah, livre de manutenção
Transmissão  
Embreagem Embreagem em múltiplos discos com banho de óleo, operado mecanicamente
Câmbio Carreto de engrenagem constante caixa de 6 marchas integrada ao cárter
Transmissão Corrente
Ciclística/freios  
Quadro Estrutura tubular berço de aço, motor de suporte de carga
Suspensão dianteira Garfo telescópico, Ø 41 mm
Suspensão traseira Fundição de alumínio com dois braços oscilantes, suporte de mola central, pré-carga de mola ajustável hidraulicamente (continuamente variável) na manivela, limitador de amortecimento ajustável
Curso da suspensão dianteira/traseira 170 mm / 170 mm
Distância entre eixos 1.557 mm
Trail 95,3 mm
Ângulo da coluna de direção 64°
Rodas Rodas fundida de alumínio
Roda dianteira 2.50-19 MTH2
Roda traseira 3.50-17 MTH2
Pneu dianteiro 110/80-19
Pneu traseiro 140/80-17
Freio dianteiro Disco de freio duplo, 300 mm de diâmetro, pinças flutuantes de pistões duplos, ABS
Freio traseiro Disco de freio único, 265 mm de diâmetro, pinças flutuantes de pistão único, ABS
ABS BMW Motorrad ABS
Dimensões/pesos  
Comprimento (mm) 2.280 mm
Largura (mm) 880 mm
Altura (mm) 1.215 mm (Para-brisa de série)
Altura do banco (mm) 820 mm
Curvatura das Pernas 1,810 mm
Peso em ordem de marcha 1) 212 kg
Peso total permitido 436 kg
Carga útil (com equipamento de série) 224 kg
Capacidade do tanque de combustível 16 L
Reserva aprox. 2,7 L

Preço sugerido (R$) 38.400,00 (Pacote Premium)

 

Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!


Texto: Alexandre Ciszewski
Fotos e vídeo: Kiko Tokuda e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br