Salão Duas Rodas: Entrevista com João Paulo Picolo

Diretor do S2R e das feiras do portfólio automotivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado antecipa atrações da feira

Por Aladim Lopes Gonçalves

Quem é motociclista e fã de motos certamente já esteve ou pretende visitar o Salão Duas Rodas, um dos maiores eventos de duas rodas do mundo e principal na América Latina, que acontece a cada dois anos na cidade de São Paulo. Sempre alternando com o Salão do Automóvel, outra grande feira do setor automotivo, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Para sua 13ª edição, que acontece entre os dias 7 e 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a expectativa do Salão Duas Rodas é grande, em função do crescimento exponencial do mercado de motos, produtos e serviços relacionados ao segmento, sobretudo pela chegada de novas marcas e modelos no Brasil.
 
É no Salão Duas Rodas que novos fabricantes que chegam ao país apresentam seus produtos para o público e tradicionais marcas do mercado nacional fazem o lançamento de novos modelos. Além disso, os visitantes conferem em primeira mão acessórios e equipamentos sendo lançados, novos serviços oferecidos, apresentações badaladas e radicais e muita tecnologia e inovação, que são algumas das grandes referências do evento que cada edição atrai mais público e expositores. Para a edição 2015, o Salão Duas Rodas espera receber mais de 262 mil visitantes e cerca de 20 mil profissionais do setor. Com a presença de 600 marcas de 22 países, distribuídas numa área de 110 mil m², apresentando algo em torno de 600 modelos de motocicletas durante os dias da exposição.
 
Para saber das novidades e atrações que nos esperam na edição 2015 do Salão Duas Rodas, o MOTO.com.br foi conversar com João Paulo Picolo, diretor do Salão Duas Rodas e das feiras do portfólio automotivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável pela organização do maior e mais esperado evento de motos do Brasil. Em um bate-papo descontraído descobrimos algumas das grandes marcas que vão estar presentes e saber mais das ações e atividades que vão acontecer na feira, como o inédio Arena Super Moto, com a presença de pilotos brasileiros e feras internacionais, além dos futuros projetos de melhorias e modernização do Pavilhão do Anhembi, para um espaço de eventos de nível internacional.
 
MOTO.com.br: Parece que renovação vai ser uma das grandes características do Salão Duas Rodas (Salão Internacional de Motocicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios) em 2015. Acredito que podemos dizer isso porque estamos com novas marcas e produtos chegando ao Brasil e isso mostra a força do mercado nacional. Então, como a organização da feira está trabalhando para apresentar todas essas novidades para o público em outubro?
 
João Paulo Picolo: Já temos confirmadas algumas atrações e novidades para essa edição do Salão. Uma que podemos adiantar é a atração inédita Arena Super Moto. A novidade contará com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais do motociclismo Off Road.
 
MOTO.com.br: Quais serão os principais estandes e espaços âncoras, pois são as áreas que, tradicionalmente, chamam mais a atenção dos visitantes e fãs do mundo das duas rodas?
 
João Paulo Picolo: Felizmente, a cada edição do Salão somos surpreendidos com um show por parte das marcas expositoras. Temos sempre muitas novidades e estandes diferenciados de marcas como: Ducati, Suzuki, Harley-Davidson, Yamaha, BMW e Kawasaki. Mas devemos ressaltar que se trata de um evento extremamente completo e com a presença de 600 marcas do setor.
 
MOTO.com.br: A Reed Exhibitions atua na organização de eventos bastante variados e reconhecidos por serem referências. Há muita diferença entre produzir uma grande exposição motociclística, como o Salão Duas Rodas, e uma feira de gastronomia, de náutica ou de carros, por exemplo?
 
João Paulo Picolo: Todo grande evento, independente do setor, envolve muito planejamento e organização prévios. Sendo assim, terminamos uma edição do evento já elaborando e estruturando a do ano seguinte. É durante esse período que conseguimos amadurecer e criar novas possibilidades e formatos para um evento, seja por uma demanda do mercado, ou até mesmo do público presente. A cada edição da feira temos uma equipe totalmente focada em pesquisas com o público presente e em contato com as marcas expositoras, através disso conseguimos identificar melhorias e sugestões para a próxima edição.
 
MOTO.com.br: O Pavilhão de Exposições do Anhembi dispõe de várias facilidades para os expositores e o público, como amplo espaço, localização centralizada, amplo estacionamento, estrutura de hotelaria e transporte, entre outros aspectos, mas anda há críticas por não ser um espaço climatizado e mais modernizado.O Anhembi ainda pode sofrer um novo processo de modernização para ficar ainda melhor e em sintonia com grandes centros de exposição dos Estados Unidos e Europa?
 
João Paulo Picolo: O Pavilhão do Anhembi é, sem dúvida, um importante centro para a promoção de eventos em São Paulo, com uma localização privilegiada e de fácil acesso para o público visitante. Tivemos no mês de maio, durante um outro evento da Reed Exhibitions Alcantara Machado, o anúncio de um novo Anhembi. De acordo com o presidente da SPTURIS e secretario Municipal de Turismo, Wilson Poit, o projeto prevê a ampliação do pavilhão, a construção de um hotel de padrão internacional, a interligação do Centro de Convenções com o metrô Tietê e a criação de uma arena com capacidade para 20 mil pessoas ao lado do sambódromo. O cronograma inclui ainda a construção de novos banheiros e a inclusão de ar condicionado dentro do pavilhão. Acredito que com essas novas melhorias o Anhembi potencializará ainda mais a qualidade da sua infraestrutura para os expositores e o público visitante.
 
MOTO.com.br: O Salão Duas Rodas 2015 acontece entre os dias 7 e 12 de outubro e vem criando muita expectativa entre as empresas expositoras e o público, que espera ansioso para ver de perto as novidades e atrações da feira. Como está sendo trabalhada a divulgação do evento e que ações promocionais estão sendo realizadas para atrair um público ainda maior para essa edição?
 
João Paulo Picolo: Estamos com diversas ações programadas para os meses que antecedem o evento. Já iniciamos, por exemplo, no último dia 15 de maio a venda do primeiro lote de ingressos para o evento – os fãs de duas rodas que anteciparem sua compra, através do site oficial do evento, terão descontos nos ingressos. Também fizemos uma ação no Facebook do Salão Duas Rodas (fb.com/SalaoDuasRodas), quem curtir nossa página pagará apenas meia entrada. Ainda não podemos adiantar todas as novidades, mas podemos garantir que serão surpreendentes.
 
MOTO.com.br: As motos são uma realidade cada vez mais presente na vida do Brasileiro e o mercado reflete bem esse movimento de pessoas deixando o transporte público e o carro pelas inúmeras vantagens das motos. Com mais gente andando de moto é natural uma maior curiosidade pelo Salão Duas Rodas e nas últimas edições da feira tivemos dias com muita lotação. Como a organização está planejando a visitação do público para haver uma melhor distribuição do número de visitantes nos vários dias do salão? Haverá estratégias como promoções de ingressos para os primeiros dias da feira e outras vantagens, como passaportes e kits especiais?
 
João Paulo Picolo: Em um evento do porte do Salão Duas Rodas e que acontece num final de semana e feriado (Dia 12 – Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida), é natural que tenhamos um público maior e corredores mais cheios. Neste ano, iremos incentivar e disponibilizar ao visitante a opção de impressão do ingresso em casa. A iniciativa é uma forma de facilitar o acesso do público ao pavilhão e evitar filas na entrada. Além disso, teremos opções de ingressos mais baratos para os dias de semana para aqueles que quiserem visitar o evento antes ou após o expediente.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br