Rally Dakar anuncia rota e mudanças nas motos para 2021
Cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, recebe a largada e a chegada da competição, que acontece entre os dias 3 e 15 de janeiro de 2021
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A edição 2021 do Rally Dakar já tem a rota confirmada. A organização anunciou o trajeto para a próxima edição do maior rali de regularidade do mundo, que deve acontecer entre os dias 3 e 15 de janeiro do ano que vem.
Segundo os organizadores, todos os trechos cronometrados são inéditos. Tanto a largada quanto a chegada tem o mesmo ponto, a cidade de Jeddah, na Arábia Saudita.
As motos passam por mudanças significativas após a edição 2020, quando a categoria registrou duas mortes - a do português Paulo Gonçalves e do holandês Edwin Straver.
Uma das mudanças é que trajes com airbag interno passam a ser obrigatórios para todos os competidores da classe, como acontece nas três classes do Mundial de Motovelocidade (Moto3, Moto2 e MotoGP).
Além disso, os pilotos vão receber avisos sonoros nos equipamentos que utilizam nos ouvidos quando se aproximarem de zonas potencialmente perigosas. Nesses trechos, chamados de 'zonas lentas', a velocidade máxima será de 90 km/h.
Por fim, outras medidas foram anunciadas com o objetivo de reduzir a velocidade das motos: limitação de número de pneus disponíveis para cada piloto, proibição de reparos enquanto a moto é reabastecida e penalização de acréscimo de tempo em caso de troca do segundo pistão - antes, os pilotos só perdiam tempo em caso de troca de todo o motor.
Na edição deste ano, Ricky Brabec, da Honda, foi o primeiro norte-americano a vencer nas motos na história do Dakar.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário