Rally Dakar confirma rota inédita para edição 2021
43ª edição do principal rali de regularidade do mundo acontece entre os dias 3 e 15 de janeiro
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A edição 2021 do Rally Dakar já havia definido a rota para a edição 2021. No dia 3 de janeiro, os pilotos partem de Jedá, na Arábia Saudita, para percorrer 4.800 km de especiais em 12 estágios pelo território saudita, encerrando a competição no dia 15 de janeiro, quando retornam a Jedá.
O que o Rally Dakar anunciou desta vez é que todas as especiais da 43ª edição da competição contam com trajeto inédito. "Tudo será novo, incluindo cada quilômetro das especiais. Além disso, os setores mais velozes, nos quais a potência faz a diferença, foram reduzidos", disse a organização da prova.
Na edição deste ano, duas mortes foram registradas nas motos: a do português Paulo Gonçalves e a do holandês Edwin Straver, encerrando uma sequência sem mortes nas motos - a última havia acontecido em 2015.
Para 2021, algumas mudanças foram confirmadas nas motos. Os trajes de todos os pilotos deverão contar com airbag interno - nos mesmos moldes do que acontece nos macacões dos pilotos da MotoGP.
Além disso, os pilotos vão receber avisos sonoros nos equipamentos que utilizam nos ouvidos quando se aproximarem de zonas potencialmente perigosas. Nesses trechos, chamados de 'zonas lentas', a velocidade máxima será de 90 km/h.
Ainda com o objetivo de reduzir a velocidade das motos, foram estabelecidas a limitação de número de pneus disponíveis para cada piloto, a proibição de reparos enquanto a moto é reabastecida e a penalização de acréscimo de tempo em caso de troca do segundo pistão - antes, os pilotos só perdiam tempo em caso de troca de todo o motor.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário