Brabec faz história e quebra domínio da KTM no Dakar
Norte-americano vence competição pela primeira vez e recoloca Honda no topo entre as motos, o que não acontecia desde 1989
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Realizado nesta sexta-feira (17), o 12º e último estágio do Dakar 2020 encerrou não somente a edição deste ano do maior rali do mundo, mas também uma impressionante sequência de vitórias da KTM entre as motos, que acontecia desde 2001.
O responsável pelo feito é Ricky Brabec, da Honda, que teve a regularidade como grande trunfo durante a competição. Na última especial, Brabec controlou a vantagem sobre Pablo Quintanilla, da Husqvarna, e finalizou em segundo para se sagrar campeão do Dakar pela primeira vez e recolocar a fabricante japonesa no topo, o que não acontecia desde 1989, quando Gilles Lalay foi o vencedor.
Quintanilla terminou em segundo, melhor resultado do piloto e da Husqvarna na história do Dakar, enquanto Toby Price, da KTM e campeão da edição anterior, finalizou em terceiro. Antonio Lincoln Berrocal, único brasileiro a disputar a edição deste ano nas motos, completou a prova na 67ª posição.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin encerraram o Dakar 2020 em alta. Se no início a dupla brasileira enfrentou problemas com o sistema de direção e teve até que improvisar um volante com ferramentas, o final foi de vitória no último estágio.
Com o triunfo, Varela e Gugelmin, campeões em 2018, terminaram a edição deste ano com a 9ª posição entre os UTVs. O título ficou com os companheiros de equipe dos brasileiros, Casey Currie e Sean Berriman.
Carlos Sainz e Lucas Cruz precisaram apenas de um sexto lugar no 12º estágio para garantir o título entre os carros. É a terceira conquista de Sainz na competição - as duas anteriores foram em 2010 e 2018. Fernando Alonso, que estreou ao lado de Marc Coma, foi o quarto nesta sexta e finalizou em 13º na classificação geral na estreia no Dakar.
Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Leonov venceram a especial final e conquistaram o título entre os caminhões, enquanto Ignacio Casale administrou a vantagem que tinha em mãos e terminou em quarto para vencer mais uma vez entre os quadriciclos - é o terceiro título do chileno no Dakar.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário