Quer umas dicas de manutenção para sua moto fora de estrada? Parte 1

Quais os cuidados se deve ter com a manutenção preventiva de uma moto fora de estrada antes e depois do uso.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

Por ser um assunto mais complexo e para não ficar um texto enorme, iremos dividir em 5 capítulos, um por dia, ok? Vamos ao primeiro.

 

CAPÍTULO 1

Como diz o ditado: “Um grama de prevenção vale mais do que um quilo de cura”.

Motocicletas de fora de estrada (enduro, cross ou trail) são usadas em condições muito agressivas de terreno, tempo, temperatura e esforço mecânico. O motor, suspensões, relação, pastilhas e outros componentes sofrem um desgaste muito intenso, por isso elas precisam de atenção especial.

A manutenção preventiva vai evitar problemas mecânicos com reparos que podem custar muito caro.  Motos mal cuidadas não são perigosas apenas para o bolso, mas principalmente para a integridade física, além de deixar o sujeito “na mão”, “no meio do nada”, onde não se pode ter socorro mecânico, e ainda por cima estragar o passeio dos amigos que foram junto.

Antes de fazer qualquer inspeção mecânica na sua moto, consulte sempre o manual do modelo, converse com seu mecânico ou pesquise na internet para ter os parâmetros de uma manutenção básica. (se você não tem nenhuma experiência ou habilidade para fazer, leve a moto à uma oficina especializada de sua confiança).

Nota: No texto onde são citados “ajustes” significa que a informação oferece um parâmetro básico de referência, pois alguns ajustes são pessoais e dependem muito do estilo de pilotagem e tipo físico de cada piloto, como por exemplo: folgas de manete e pedal de freio, cabo de acionamento de embreagem, folga da manopla e cabo de acelerador, posição de guidão, pedal de cambio, suspensão e outros.

Foto: Divulgação - Lavagem com máquina de alta pressão facilita

 

Primeira coisa a fazer antes da inspeção: Uma boa lavagem 

Antes de iniciar a manutenção preventiva é recomendado fazer uma limpeza na sua moto, simplesmente usando um balde de água ou uma mangueira e escovas para tirar o barro e a sujeira ou uma máquina de lavar de alta pressão.

Se usar a máquina tome cuidado para desviar o jato de áreas onde a pressão da água pode danificar ou penetrar como diretamente no chicote e componentes elétricos, na injeção e nos adesivos da moto que podem descolar com a força da água. 

Use um plástico para proteger a caixa de filtro de ar e a saída do escapamento, para evitar a entrada de água.

 

Foto: Divulgação - Tampar a saída do escapamento é uma boa idéia.

 

Vazamentos

Certifique-se de que a moto esteja bem limpa e seca antes de fazer a inspeção para verificar e poder visualizar bem possíveis problemas.

Procure por manchas de óleo no chão ou no motor, vazamento de fluido de freio ou água do arrefecimento do radiador.

 

Inspeção e limpeza da corrente de transmissão

Mesmo se depois de a moto lavada e seca a corrente de transmissão ainda estiver com resto de lubrificante contaminando com sujeira, use uma escova de nylon com sabão para remover mais facilmente.  Quando a relação da moto estiver bem limpa, use um lubrificante específico para corrente de boa qualidade ou óleo para essa finalidade.

Foto: Divulgação - Kit corrente , coroa e pinhão

 

Relação coroa, corrente e pinhão

Lembre-se de que a corrente nunca deve estar esticada ou folgada demais, mas é preciso uma folga mínima para compensar o movimento da suspensão e um bom funcionamento da relação secundária (coroa, corrente e pinhão) da moto.

A tensão da corrente deve ser ajustada sempre que for verificada folga ou tensionamento excessivo. O manual da motocicleta especifica a folga ideal, mas como parâmetro de referência, geralmente é entre 15 a 20 mm.

Verifique também o estado da coroa e do pinhão. Se os dentes estiverem gastos ou entortando, a sua relação de transmissão secundária deve ser substituída por completo. 

Se for trocada somente uma das peças, a que foi substituída vai ter um desgaste prematuro. Por isso, o correto é fazer a troca dos três componentes, a coroa, a corrente e o pinhão.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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