Embreagem, Acelerador e outros detalhes para cuidar. Parte 2

Esses exigem mais tempo e paciência, mas não menos atenção.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

CAPÍTULO 2

Aqui entraremos em itens mais detalhados, que exigem mais paciência  para deixar tudo em ordem. Vamos a eles:

Parafusos e porcas

Verifique se todos os parafusos e porcas estão apertados para se certificar de que não se soltaram com a vibração extrema do uso na trilha ou na pista. Consulte o manual da motocicleta ou um mecânico especializado para verificar o torque correto de todos eles, principalmente os do motor e rodas.

 

Acelerador

Verifique a folga da manopla do acelerador, girando-a com a moto desligada. Assim é possível sentir se está muito folgada ou muito justa (o que não pode ocorrer).  A folga deve ser adequada, de modo que, na hora que estiver pilotando, o acelerador não demore para responder ao seu comando ou responda instantaneamente, podendo causar um acidente. Essa folga deve ser progressiva.

Outra maneira de testar a folga ou identificar algum problema na manopla ou no cabo do acelerador é colocando a moto em um cavalete e deixando a roda traseira no ar, ou seja, sem tocar o solo. Depois ligar a moto e em seguida, sem acionar o acelerador, girar o guidão em toda a sua faixa de deslocamento para esquerda e para a direita e ficar atento se ouvir qualquer aumento na rotação do motor.

Se ocorrer um aumento de rotação sem que a manopla do acelerador esteja sendo acionada, será preciso ajustar a folga do cabo ou verificar se ele está enroscando em algum ponto de sua passagem, ou ainda se está dobrado ou desfiando os fios de aço.

Antes de qualquer ajuste ou em caso de substituição, desligue a moto.

Foto: Divulgação - Lubrificar o cabo do acelerador

 

Embreagem com acionamento por cabo

Para verificar a folga embreagem o motor precisa estar frio, pois os discos de embreagem quentes se expandem um pouco e vão prejudicar o ajuste.

Verificar primeiro a folga do manete da embreagem onde o cabo é fixado. Como um parâmetro geral, aproximadamente 3 a 4 mm de folga no movimento inicial do manete até ela acionar o cabo são suficientes.

Se for necessário fazer um ajuste no cabo da embreagem, há dois lugares para fazê-lo: um no próprio cabo onde ele é fixado no manete da embreagem, que tem uma porca para pequenos ajustes, ou para fazer um ajuste maior, deve ser feito nas contra-porcas da extremidade do cabo onde ele entra na carcaça do motor.

Embreagem com acionamento Hidráulico

A embreagem hidráulica tem um reservatório de óleo que é acionado por um manete, que aciona o sistema de embreagem.  Por isso, é preciso verificar sempre o nível de óleo no visor do reservatório e completar se estiver baixo ou fazer a troca se necessário.

Foto: Divulgação 

 

Embreagem

A troca da embreagem não tem um tempo determinado para ser feito, mas é possível perceber quando a embreagem precisa ser substituída. 

Quando a moto está ligada com marcha engatada e ela “patina” para sair ao soltar a manete e a regulagem já está no limite, provavelmente ela está desgastada ou ruim por mau uso. Neste caso é necessária a avaliação final de um mecânico especializado e, se necessário, fazer a troca.

 

Filtro de ar

Mantendo o elemento do filtro de ar limpo (ou troca, se for de papel) você não vai apenas melhorar o desempenho, mas também proteger o motor de sua moto de danos dispendiosos.

A sujeira acumulada no elemento de filtro não permite a entrada correta de ar para fazer a mistura (ar/combustível), prejudicando assim o bom funcionamento do motor, ou se o elemento estiver com muita impureza ou desgastado, vai permitir a entrada de sujeira.

Para limpar o elemento do filtro de ar de espuma pode-se usar querosene, que é menos volátil e não é tão nocivo à espuma do filtro. O ideal são produtos específicos para essa finalidade, como um limpador de filtro de ar em spray de qualidade, disponível no mercado.

Foto: Divulgação

 

Depois de retirada do lubrificante já contaminado pela sujeira mais pesada do filtro, lavar com água e sabão de uso doméstico, e quando a espuma estiver bem seca, cubra-o com óleo específico para filtro de ar, espremendo o elemento com uma luva na mão para tirar o excesso do óleo.

Existe no mercado spray lubrificante específico para filtro de ar sem a necessidade de retirar o excesso após a aplicação.

Se o elemento de filtro for de papel, dependendo do estado de contaminação, um jato de ar pode ser suficiente para fazer uma limpeza, mas se estiver muito contaminado ou já cumpriu o prazo de uso o melhor é fazer a troca.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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