Os fluídos da moto são muito importantes! Parte 3

Pontos vitais serão tratados nesse texto, da moto e do piloto!

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

CAPÍTULO 3

O assunto desse capítulo são os fluídos,  que exercem várias  funções em uma motocicleta e são vitais para elas e, para nós! Se bobearmos com o óleo do motor, pode ser que ele quebre. E os fluidos de freio? Bobeou? Pode passar reto na curva, descer mais rápido que o desejado, enfim, líquido  de radiador a mesma coisa, ou seja, exige cuidados. Vamos a algumas dicas:

 

Óleo do motor

Se você usa muito sua moto fora de estrada, em percursos que exigem demais do motor ou em lugares com muita areia, lama ou água, o ideal é fazer a troca do óleo do motor com mais frequência.

Para a troca do óleo do motor da moto o correto é seguir a especificação do fabricante. Existem, no entanto, várias linhas de pensamento; alguns recomendam que se troque o óleo depois de cada trilha ou competição, outros dizem para trocar o óleo após oito a dez horas de uso. 

Eu sempre fiz uso extremo das minhas motos de fora de estrada, e sempre fiz trocas mais frequentes antes do prazo para preservar a vida útil do motor.

Na minha opinião, é mais barato trocar o óleo do que ter que gastar com uma manutenção no motor. Para mim, o óleo do motor é como o sangue que corre em nossas veias; se estiver “contaminado” nada vai funcionar direito e cedo ou tarde a máquina vai parar.

 

Foto: Divulgação - Escorrendo o óleo do motor da moto

 

Fluidos de freio

Verifique o nível do fluido dos freios. Se estiver baixo, complete ou faça a troca. 

Além do desgaste natural, o óleo de freio absorve umidade do ar ao longo do tempo e se torna menos eficaz, por isso é preciso fazer a troca no tempo correto indicado pelo fabricante. 

 

Foto: Divulgação - Reservatório de fluído do freio

 

Freios

As motocicletas fora de estrada normalmente são potentes e atingem velocidade muito rápido, mas algumas vezes também é preciso parar rápido. Os freios sofrem muito com o desgaste do uso extremo e do contato com a terra, lama e areia, por isso devem estar com a manutenção sempre em dia.  

O bom funcionamento dos freios é essencial na pilotagem no fora de estrada.

Além do nível de óleo, verifique sempre a espessura das pastilhas de freio ou, se for o caso, das lonas. Quando estão gastas demais não vão funcionar como deveriam. No caso do disco, ele vai ser danificado, resultando em uma substituição prematura.

Foto: Divulgação - Freio a disco traseiro

 

Fluido de suspensão

Se tem alguém que trabalha incansavelmente, são as suspensões de uma moto de off road, por isso exige cuidados também. Como não é tão simples de visualizar e mexer, normalmente notamos sua existência quando vemos alguma gotas no chão ou o escorrido nas bengalas. Já foi! Os retentores ressecam e o óleo fica velho também, por isso a necessidade de trocar de acordo com o uso que faz de sua motocicleta. 

A suspensão dá sinais de cansaço como por exemplo, ficar mais mole e perder compressão. Fique atento.

Dica: Uma das bengalas vazou por causa do retentor que ressecou por exemplo, não importa, faça manutenção nas duas. Elas trabalham bastante e juntas, por isso  devem receber manutenção juntas.

Foto: Divulgação - Supensões precisam de fluído específico e medida certa.

 

Fluido de arrefecimento do radiador

Nas motos fora de estrada com refrigeração liquida, verifique sempre o nível do líquido de arrefecimento do radiador, mas antes de abrir a tampa tenha a certeza de que a moto está fria, para o líquido não transbordar devido à temperatura, ocasionando queimaduras.

Confira visualmente o nível e complete conforme necessário com o líquido próprio recomendado para radiador. 

Uma dica: programe sempre, pelo menos uma vez por ano, trocando totalmente o líquido de refrigeração. Isso vai prolongar a vida útil de todo o sistema e a melhor refrigeração do motor. 

 

Foto: Divulgação - Existem vários tipos de fluído para radiadores e nível correto de preenchimento.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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