Os fluídos da moto são muito importantes! Parte 3
Pontos vitais serão tratados nesse texto, da moto e do piloto!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
O assunto desse capítulo são os fluídos, que exercem várias funções em uma motocicleta e são vitais para elas e, para nós! Se bobearmos com o óleo do motor, pode ser que ele quebre. E os fluidos de freio? Bobeou? Pode passar reto na curva, descer mais rápido que o desejado, enfim, líquido de radiador a mesma coisa, ou seja, exige cuidados. Vamos a algumas dicas:
Se você usa muito sua moto fora de estrada, em percursos que exigem demais do motor ou em lugares com muita areia, lama ou água, o ideal é fazer a troca do óleo do motor com mais frequência.
Para a troca do óleo do motor da moto o correto é seguir a especificação do fabricante. Existem, no entanto, várias linhas de pensamento; alguns recomendam que se troque o óleo depois de cada trilha ou competição, outros dizem para trocar o óleo após oito a dez horas de uso.
Eu sempre fiz uso extremo das minhas motos de fora de estrada, e sempre fiz trocas mais frequentes antes do prazo para preservar a vida útil do motor.
Na minha opinião, é mais barato trocar o óleo do que ter que gastar com uma manutenção no motor. Para mim, o óleo do motor é como o sangue que corre em nossas veias; se estiver “contaminado” nada vai funcionar direito e cedo ou tarde a máquina vai parar.
Verifique o nível do fluido dos freios. Se estiver baixo, complete ou faça a troca.
Além do desgaste natural, o óleo de freio absorve umidade do ar ao longo do tempo e se torna menos eficaz, por isso é preciso fazer a troca no tempo correto indicado pelo fabricante.
As motocicletas fora de estrada normalmente são potentes e atingem velocidade muito rápido, mas algumas vezes também é preciso parar rápido. Os freios sofrem muito com o desgaste do uso extremo e do contato com a terra, lama e areia, por isso devem estar com a manutenção sempre em dia.
O bom funcionamento dos freios é essencial na pilotagem no fora de estrada.
Além do nível de óleo, verifique sempre a espessura das pastilhas de freio ou, se for o caso, das lonas. Quando estão gastas demais não vão funcionar como deveriam. No caso do disco, ele vai ser danificado, resultando em uma substituição prematura.
Se tem alguém que trabalha incansavelmente, são as suspensões de uma moto de off road, por isso exige cuidados também. Como não é tão simples de visualizar e mexer, normalmente notamos sua existência quando vemos alguma gotas no chão ou o escorrido nas bengalas. Já foi! Os retentores ressecam e o óleo fica velho também, por isso a necessidade de trocar de acordo com o uso que faz de sua motocicleta.
A suspensão dá sinais de cansaço como por exemplo, ficar mais mole e perder compressão. Fique atento.
Dica: Uma das bengalas vazou por causa do retentor que ressecou por exemplo, não importa, faça manutenção nas duas. Elas trabalham bastante e juntas, por isso devem receber manutenção juntas.
Nas motos fora de estrada com refrigeração liquida, verifique sempre o nível do líquido de arrefecimento do radiador, mas antes de abrir a tampa tenha a certeza de que a moto está fria, para o líquido não transbordar devido à temperatura, ocasionando queimaduras.
Confira visualmente o nível e complete conforme necessário com o líquido próprio recomendado para radiador.
Uma dica: programe sempre, pelo menos uma vez por ano, trocando totalmente o líquido de refrigeração. Isso vai prolongar a vida útil de todo o sistema e a melhor refrigeração do motor.
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