Cuidaremos das partes que levam a moto e nós para trilha. Parte 4

Apesar de resistentes e duradouros, exigem alguns cuidados também!

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

CAPÍTULO 4

 

Estamos em cima de uma máquina e, cada parte tem sua função e responsabilidade mas, umas dependem das outras certamente. Nesse capítulo trataremos das partes que, se não estiverem funcionando bem, todo o resto pode funcionar mas, acabam se tornando inúteis, afinal de que adianta um motor novo se temos uma roda quebrada. 

 

Foto: Divulgação - Jogo de raios para roda

 

Rodas e Pneus

Verificar o estado dos raios se não tem algum quebrado ou com folga. Um simples raio solto ou quebrado pode desequilibrar o alinhamento de toda a roda e forçar os outros raios, que também vão se soltar ou até quebrar, podendo causar perda de controle e, consequentemente, uma queda.

Quanto aos pneus para uso no fora de estrada, para se ter um bom desempenho em pisos como, lama, pedra ou areia, o mercado oferece modelos específicos e muito eficientes, mas que tendem a serem mais caros e, dependo do uso, se desgastam mais rápido. 

Foto: Divulgação - Roda e pneu para off road

 

Existem também tipos de pneus para um uso mais “geral” que vão bem para todas as condições de terreno com desempenho satisfatório e um pouco mais duráveis.

Quanto à calibragem que se deve usar no fora de estrada, vai depender muito do tipo de piso, potência, peso da moto e do piloto e o estilo de pilotagem.

Se a calibragem estiver muito abaixo do recomendado, o pneu vai ter mais área de contato com o solo, consequentemente mais aderência mas a dirigibilidade da moto vai ficar comprometida, além do risco de cortar o pneu, furar a câmara de ar ou até entortar o aro em um impacto mais forte em algum obstáculo como, pedras, troncos ou um buraco inesperado.

Foto: Divulgação - Ao trocar o pneu, verifique se a fita que está no aro, se encontra em boas condições.

 

Verifique os rolamentos das rodas dianteiras e traseiras

Rolamentos de roda gastos ou danificados causarão oscilações nas rodas como se fosse a sensação de um pneu furado, causando desequilíbrio na moto e, eventualmente resultando em um acidente. Por isso é preciso verificar os rolamentos das rodas regularmente. 

Primeiro coloque a moto em um cavalete, de modo que as rodas fiquem fora do chão.

Foto: Divulgação - Kit de rolamentos para roda traseira

 

Segure o pneu, colocando as mãos à cerca de 180 graus uma da outra, em seguida empurre com uma das mãos e puxe com a outra levemente. Se houver folga vai ser possível sentir a roda se mover na sua direção. Neste caso os rolamentos do cubo da roda provavelmente podem estar danificados e precisam ser substituídos. 

Faça esse movimento na roda dianteira e traseira.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br