Aqui cuidaremos de segurança, conforto e, nossa coluna! Parte final
Essa manutenção garante como chegaremos ao final do dia, inteiros ou acabados!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Nesse capítulo falaremos sobre o que nos deixa mais seguros e confortáveis durante as trilhas. Com a função de absorver e minimizar impactos, as suspensões são vitais para prolongar a nossa diversão e, porque não, reduzir nossas dores musculares no final do dia. Devido a isso, merecem toda a atenção também! O guidão e mesa fazem parte desse conjunto, afinal, todo impacto recebido na suspensão dianteira vai chegar até nossas mãos, braços, ombros e costas, com mais ou menos intensidade, vai depender da suspensão.
Saber como a suspensão da motocicleta funciona, qual o efeito dos diferentes tipos de ajustes que ela tem e os procedimentos para a manutenção correta e no tempo indicado; tudo isso vai preservar a vida útil do conjunto e facilitar a pilotagem.
Independente da modalidade de fora de estrada que se pratica, ajustar a suspensão para seu peso com equipamento, tipo de pilotagem e tipo de piso é fundamental para sua segurança, além de maior eficiência da motocicleta.
Quem usa motos importadas de fora de estrada, gosta e quer aprender a fazer os ajustes da suspensão, deve pesquisar como fazer a regulagem do SAG (Suspension Adjustments Gap) compressão da mola, ajustes de cliques de retorno de acordo com o tipo de suspensão de cada modelo de motocicleta.
Procure um mecânico para a regulagem correta do SAG se você não tem os parâmetros ou habilidade para fazê-lo.
Com a manutenção em dia e os ajustes corretos e bem acertados da suspensão, a moto vai melhorar drasticamente e a pilotagem vai ficar muito mais fácil e divertida.
Para verificar se há folga no braço oscilante, ponha a moto no cavalete, posicione-se na traseira da moto e puxe a roda de baixo para cima. Em seguida empurre para os lados. Se houver folga, é possível sentir nas mãos e significa que os rolamentos ou buchas estão ruins.
Mesmo que não tenha folga no sistema, os rolamentos e buchas do braço oscilante precisam de limpeza, lubrificação, regulares e a troca se estiverem danificados com prejuízo de comprometer todo o conjunto. Alguns modelos vêm com bicos de lubrificação que permitem o uso de uma pistola de graxa sem desmontagem (senão é preciso um mecânico para realizar este serviço).
O movimento do guidão não pode estar folgado ou apertado demais ou com os rolamentos e guias desgastados, pois estes problemas vão impactar diretamente na pilotagem da moto.
Coloque a moto em um cavalete, mantendo a roda dianteira sem o contato com o piso, gire o guidão lentamente em toda sua extensão da esquerda para a direita e vice-versa.
Para verificar se o conjunto está funcionando bem é preciso tirar a roda dianteira do chão, pois o peso da moto em contato com o piso vai prejudicar a sensibilidade para sentir se o movimento do guidão está pesado, solto de demais, com jogo ou “calos” na guia ou com os rolamentos danificados.
Este movimento deve ser suave e consistente, se houver a sensação de peso ou tiver que fazer força para virar o guidão, a porca da mesa pode estar muito apertada. Neste caso é preciso fazer o reaperto da porca com o torque correto.
Mas, para ter certeza deste diagnóstico, certifique-se de que não tem algum cabo de comando ou, em alguns modelos, parte do chicote elétrico enroscado em algum lugar no seu percurso com esse movimento do guidão.
Outro problema que pode ocorrer são os “calos” (pequenos sulcos nas guias dos rolamentos da mesa por causa de desgaste) dando a sensação de que o guidão vira em partes, como se estivesse levemente se encaixando neste sulco, virando e parando sucessivamente. Neste caso é necessário trocar as guias dos rolamentos em uma oficina especializada.
Mesmo depois de ter feito o reaperto da porca da mesa, e a folga persistir, pode ser que os rolamentos da mesa estejam desgastados. Para verificar pegue os garfos na parte de baixo na direção do eixo da roda dianteira, e com uma mão em cada garfo da suspensão, empurre e puxe ao mesmo tempo suavemente para frente e para trás.
Se os rolamentos estiverem ruins, vai ser possível sentir alguma folga ou um ruído de metal batendo. Neste caso é necessário fazer a troca dos rolamentos. (Deve ser feita em uma oficina especializada, se você não tem o ferramental correto ou habilidade para fazer).
Lembre-se sempre: Se a moto de fora de estrada estiver com a manutenção em dia e com tudo funcionando bem, pode ter certeza que ela vai ficar muito mais fácil e segura de pilotar, além de proteger seu bolso de despesas inesperadas.
Bom divertimento!
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