Aqui cuidaremos de segurança, conforto e, nossa coluna! Parte final

Essa manutenção garante como chegaremos ao final do dia, inteiros ou acabados!

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

CAPÍTULO 5

Nesse capítulo falaremos sobre o que nos deixa mais seguros e confortáveis durante as trilhas. Com a função de absorver e minimizar impactos, as suspensões são vitais para prolongar a nossa diversão e, porque não, reduzir nossas dores musculares no final do dia. Devido a isso, merecem toda a atenção também! O guidão e mesa fazem parte desse conjunto, afinal, todo impacto recebido na suspensão dianteira vai chegar até nossas mãos, braços, ombros e costas, com mais ou menos intensidade, vai depender da suspensão.

Foto: Divulgação - Medindo a suspensão traseira para ajustes

 

Suspensão

Saber como a suspensão da motocicleta funciona,  qual o efeito dos diferentes tipos de ajustes que ela tem e os procedimentos para a manutenção correta e no tempo indicado; tudo isso vai preservar a vida útil do conjunto e facilitar a pilotagem.

Independente da modalidade de fora de estrada que se pratica, ajustar a suspensão para seu peso com equipamento, tipo de pilotagem e tipo de piso é fundamental para sua segurança, além de maior eficiência da motocicleta. 

Foto: Divulgação - Medição da suspensão dianteira é importante

 

Quem usa motos importadas de fora de estrada, gosta e quer aprender a fazer os ajustes da suspensão, deve pesquisar como fazer a regulagem do SAG (Suspension Adjustments Gap) compressão da mola, ajustes de cliques de retorno de acordo com o tipo de suspensão de cada modelo de motocicleta. 

Procure um mecânico para a regulagem correta do SAG se você não tem os parâmetros ou habilidade para fazê-lo.

Com a manutenção em dia e os ajustes corretos e bem acertados da suspensão, a moto vai melhorar drasticamente e a pilotagem vai ficar muito mais fácil e divertida.

 

Braço oscilante

Para verificar se há folga no braço oscilante, ponha a moto no cavalete, posicione-se na traseira da moto e puxe a roda de baixo para cima. Em seguida empurre para os lados. Se houver folga, é possível sentir nas mãos e significa que os rolamentos ou buchas estão ruins.

Foto: Divulgação - Moto apoiada para checar se existe folga na suspensão

 

Mesmo que não tenha folga no sistema, os rolamentos e buchas do braço oscilante precisam de limpeza, lubrificação, regulares e a troca se estiverem danificados com prejuízo de comprometer todo o conjunto.  Alguns modelos vêm com bicos de lubrificação que permitem o uso de uma pistola de graxa sem desmontagem (senão é preciso um mecânico para realizar este serviço).

Foto: Divulgação - Kit de rolamento da balança traseira.

 

Verifique a folga dos rolamentos da mesa onde é fixado o guidão

O movimento do guidão não pode estar folgado ou apertado demais ou com os rolamentos e guias desgastados, pois estes problemas vão impactar diretamente na pilotagem da moto.

Coloque a moto em um cavalete, mantendo a roda dianteira sem o contato com o piso, gire o guidão lentamente em toda sua extensão da esquerda para a direita e vice-versa.

Para verificar se o conjunto está funcionando bem é preciso tirar a roda dianteira do chão, pois o peso da moto em contato com o piso vai prejudicar a sensibilidade para sentir se o movimento do guidão está pesado, solto de demais, com jogo ou “calos” na guia ou com os rolamentos danificados.

Este movimento deve ser suave e consistente, se houver a sensação de peso ou tiver que fazer força para virar o guidão, a porca da mesa pode estar muito apertada. Neste caso é preciso fazer o reaperto da porca com o torque correto.

Mas, para ter certeza deste diagnóstico, certifique-se de que não tem algum cabo de comando ou, em alguns modelos, parte do chicote elétrico enroscado em algum lugar no seu percurso com esse movimento do guidão.

Foto: Divulgação - Coluna de direção

 

Outro problema que pode ocorrer são os “calos” (pequenos sulcos nas guias dos rolamentos da mesa por causa de desgaste) dando a sensação de que o guidão vira em partes, como se estivesse levemente se encaixando neste sulco, virando e parando sucessivamente. Neste caso é necessário trocar as guias dos rolamentos em uma oficina especializada.

Mesmo depois de ter feito o reaperto da porca da mesa, e a folga persistir, pode ser que os rolamentos da mesa estejam desgastados. Para verificar pegue os garfos na parte de baixo na direção do eixo da roda dianteira, e com uma mão em cada garfo da suspensão, empurre e puxe ao mesmo tempo suavemente para frente e para trás.  

Foto: Divulgação - Kit Rolamentos da mesa

 

Se os rolamentos estiverem ruins, vai ser possível sentir alguma folga ou um ruído de metal batendo. Neste caso é necessário fazer a troca dos rolamentos. (Deve ser feita em uma oficina especializada, se você não tem o ferramental correto ou habilidade para fazer).

Lembre-se sempre: Se a moto de fora de estrada estiver com a manutenção em dia e com tudo funcionando bem, pode ter certeza que ela vai ficar muito mais fácil e segura de pilotar, além de proteger seu bolso de despesas inesperadas. 

Bom divertimento!

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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