WSBK: Team Brazil surpeende em seu ano de estreia
Pela primeira, uma equipe formada na maior parte por brasileiros, correu toda temporada do Mundial de SuperBike
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Pela primeira vez na história da motovelocidade Brasileira, uma equipe desenvolvida na frança, mas gerenciada e formada na maior parte por brasileiros, correu toda a temporada do Campeonato Mundial de SuperBike (WSBK) e ainda marcou 50 pontos.
A conquista é do Team Brazil, que neste fim de semana, debaixo de chuva no circuito de Magny-Cours na França, conquistou um quarto lugar com Matthieu Lussiana, um décimo terceiro com Heber Pedrosa e em décimo sexto chegou Philippe Thirriet. Foi a última etapa da temporada. Ao todo, o time conquistou dezesseis pontos nesta etapa.
O resultado poderia ser ainda melhor se Thirriet, após uma bela largada, não tivesse caído na segunda volta. Já Heber Pedrosa optou por uma corrida cautelosa e conquistou quatro importantes pontos para o time brasileiro.
“Optamos pela categoria de acesso que é a SuperStock FIM CUP, fizemos as dez etapas e possivelmente iremos continuar nela ano que vem” disse o gerente de comunicação da equipe, Flávio Bergmann, revelando que em 2013 o projeto Team Brazil pode vir incentivado pelo Ministério dos Esportes. “Demos entrada em todo o processo e o Governo Federal irá anunciar em breve os projetos contemplados”.
Sobre a continuação da parceria e base na França com o Team Aspi, além da pretensão de expansão da equipe para campeonatos no Brasil, Bergmann disse que: “ainda não está nada definido se vamos continuar com a base da equipe na França, nem se teremos o braço no Brasil, vamos conversar com os patrocinadores e acredito que só saberemos no início de novembro, após o Salão das Duas Rodas em SP”.
A temporada histórica do Team Brasil teve a participação de 3 pilotos brasileiros, Philippe Thirreit, Heber Pedrosa e Danilo Lewis que substituiu Pedrosa em uma corrida e marcou um ponto. O Francês Matthieu Lussiana, foi quem mais conquistou pontos, ao todo 35 e foi de fundamental para o desenvolvimento da equipe. Dirigentes do Team Brazil analisam a possibilidade de aumentar o intercâmbio entre os pilotos na temporada 2013 e não descartam a presença do Francês nos campeonatos nacionais.
Confira os números Temporada 2012 Team Brazil
Piloto Corridas Pontos Marc. Coloc. Camp.
Matthieu Lussiana 9 35 12º
Phillipe Thiriet 10 10 24º
Heber Pedrosa 7 4 33º
Danilo Lewis 1 1 38º
Fotos: Jaromir Havranek
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário