WSBK: Chaz Davies tem vitória dupla no GP do Catar
Piloto britânico da equipe Aruba.it Racing - Ducati dominou as disputas na pista de Losail e venceu as duas baterias
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Fortes emoções marcaram a última etapa da temporada 2016 do Campeonato Mundial Superbike com a realização do GP do Catar, em provas noturnas, no último final de semana, dias 29 e 30/10, na pista de Losail International Circuit, que terminaram com nova vitória em dose dupla do piloto britânico Chaz Davies, da equipe Aruba.it Racing - Ducati.
Na primeira bateria, no sábado, o então postulante ao título, o britânico Jonathan Rea, da Kawasaki Racing Team, largou na pole position, mas acabou sendo superado pela Ducati de Chaz Davies que administrou a liderança da corrida até a bandeirada final.
Com a segunda posição, Jonathan Rea garantiu o bicampeonato no Mundial Superbike em 2016, sendo o primeiro a alcançar este feito desde o piloto britânico Carl Fogerty, campeão em 94, 95, 98 e 99, a defender seu título.
A terceira posição na primeira bateria acabou nas mãos do piloto francês Sylvain Guintoli, da Pata Yamaha Official WorldSBK Team. O quarto posto ficou para o britânico Tom Sykes companheiro de Jonathan Rea, que lutava também pelo campeonato, mas com poucas chances.
A segunda bateria, no domingo, prometia mais emoções e disputas, apesar do título em 2016 já estar decidido. Chaz Davies estava na frente com sua Ducati, mas Jonathan Rea logo conseguiu a ultrapassagem para assumir a ponta.
Em busca do resultado, o piloto da equipe italiana aproveitou um descuido de Jonathan Rea que escapou da pista e aproveitou para retomar a liderança. A corrida seguia tranquila para Chaz Davies até que a moto do piloto local Saeed Al-Sulaiti vazar óleo e pegar fogo, fazendo com que a direção de prova desse bandeira vermelha com a interrupção da corrida.
Após a relargada, Chaz Davies teve mais trabalho para garantir a liderança, mas manteve um ritmo forte e venceu de novo. Com mais uma vitória dupla, a sexta na temporada 2016, o britânico conseguiu igualar a marca do piloto australiano Troy Bayliss, em 2006.
O segundo lugar ficou para Tom Sykes, seguido do companheiro na Kawasaki e agora bicampeão do Mundial Superbike, Jonathan Rea. Desta vez, Sylvain Guintoli apenas beliscou o pódio e acabou na quarta posição.
Agora as emoções do Campeonato Mundial Superbike só voltam em 2017 com a promessa de ainda mais disputas e muitos pegas com as principais motos de produção em série.
Fotos: WSBK/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário