Pentacampeonato em Magny-Cours? Difícil, mas não impossível...

Norte-irlandês Jonathan Rea (Kawasaki) pode conquistar seu quinto título mundial consecutivo, neste fim de semana, na França

Por Gian Calabrese

O circuito de Magny-Cours recebe neste fim de semana, a 11° rodada do Mundial de Superbike num dos circuitos mais tradicionais da série WorldSBK, palco de 28 rodadas desde 1988, e de muitos títulos decididos ao longo da história.

Numa temporada imprevisível e eletrizante, equipes e pilotos entram na reta final para as últimas três rodadas. Daqui para o término do campeonato são 186 pontos em jogo e 91 pontos de vantagem para Jonathan Rea (Kawasaki), em relação ao espanhol Álvaro Bautista (Ducati), único com chances matemáticas, apesar de mínimas, de evitar o pentacampeonato do norte-irlandês. 

O pior para Bautista - que não conhece o circuito - é que vencer na França não parece um problema para Rea, que ao lado do japonês Noriyuki Haga é o que mais venceu nesta pista com cinco conquistas, sendo duas duplas vitórias, uma em 2015 e outra ano passado. O que não dá é para esquecer que, Bautista venceu 15 provas nesta temporada de estreia, contra 11 de Rea. No entanto, a regularidade do britânico tem sido sua marca além das vitorias, claro. Das 30 provas disputadas até então, ele só não subiu ao pódio em três, duas foram em 4º lugar, e uma de quinto 

Para o quinto título chegar na França, com duas rodadas de antecipação, Rea precisa somar 34 pontos a mais que Bautista durante o fim de semana, façanha que obviamente não depende só de três vitórias de Rea, mas de uma ou mais falhas importantes de Bautista. Porém, vale lembrar que é fim de temporada e tudo pode acontecer, equipes e pilotos estão no auge de suas performances e com gana de mostrar serviço e sem nada a perder, tanto vd Mark, como Lowes, Razgatlioglu, Laverty, Sykes e até o próprio Davies, são alguns dos caras que podem definir o jogo a favor, ou contra os postulantes ao título.

Para o espanhol Bautista, o lema é: “até que a matemática diga não, você tem que lutar”. O fato é que a matemática mostra que mesmo que Bautista vença todas as nove provas nas três rodadas a partir de agora – o que não é impossível - , Rea poderá chegar todas abaixo de quarto lugar, por exemplo, e isso sim, parece quase impossível acontecer!

 

Classificação do Mundial de Superbike (seis primeiros):

1 - JONATHAN REA KAWASAKI 490

2 - ALVARO BAUTISTA DUCATI 399

3 - ALEX LOWES YAMAHA 249

4 - MICHAEL VAN DER MARK YAMAHA 244

5 - LEON HASLAM KAWASAKI 229

6 - TOPRAK RAZGATLIOGLU KAWASAKI 223


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br