Ducati testa nova roda lenticular no Campeonato Mundial Superbike
Uma peça de tecnologia emprestada principalmente do ciclismo, o disco de fibra de carbono fornece uma superfície mais escorregadia para o vento fluir
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Enquanto todas as outras equipes parecem fechar os olhos para a aerodinâmica, a Ducati continua a ser a marca insistindo no assunto com seus projetos. Desta forma, os fãs do Mundial de Superbike (WSBK) podem ter visto no último fim de semana que Chaz Davies estava acelerando sua motocicleta com uma roda traseira única, já que a Ducati Corse continua testando uma configuração de roda lenticular.
Uma peça de tecnologia emprestada principalmente do ciclismo, o disco de fibra de carbono que "tampa a roda" fornece uma superfície mais escorregadia para o vento fluir, do que o caos de uma roda com raios girando em uma motocicleta.
A Ducati já rodou com uma roda lenticular antes, com Michele Pirro exibindo o design na recente temporada de testes do Mundial de MotoGP. Porém, a roda aerodinâmica da Ducati não apareceu novemente no MotoGP - na verdade nenhum outro adereço aerodinâmico surgiu nesta temporada - mas o teste foi retomado neste fim de semana com o time da marca italiana no WSBK.
Ainda não está muito claro quais ganhos houve para a Ducati nesta busca. Davies usou a "tampa da roda" ("wheel cover", como a Ducati está oficialmente chamando) na sua Panigale R durante a Superpole de sábado em Misano.
Acreditamos que se a Ducati estivesse vendo progressos extraordinários nos tempos de volta, implementaria a roda com tampa de fibra de carbono com mais freqüência. No entanto, vê-la na Panigale R neste meio de temporada do Mundial de SBK é de se destacar, especialmente porque a Ducati acaba de começar a dar indícios do desaparecimento da sua plataforma superbike de motor V-Twin.
Claro, a marca italiana ainda corre com a Panigale R no próximo ano - o que sabemos com certeza - embora haja alguma conversa que o próximo modelo V4 fará um foco mais forte na aerodinâmica do que os modelos anteriores de rua, o que poderia ser muito interessante.
Fotos: Divulgação/Ducati Corse/WSBK
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário